redução de custos logísticos
Custos e processos logísticos

Redução de custos logísticos: a tecnologia como aliada para maior produtividade

Com a o passar do tempo e a evolução da logística no Brasil, vimos a tecnologia se tornar um fator primordial para a produtividade de seu setor de logística e isso se tornou a base para redução de custos logísticos. Entretanto, muitos ainda não seguem essa linha de atuação, aumentando as chances de prejuízos e prejudicando os resultados de sua equipe.

Saber como a tecnologia pode potencializar seu setor de logística é muito importante para superar os desafios do setor e crescer de forma sustentável. Os pilares do uso dela são a diminuição da ociosidade de carga, leitores de código de barra, Sistema WMS e otimização de carga e descarga, mas mais do que simplesmente conhece-los, é necessário saber como eles podem te ajudar e como implementa-los.

Área de carga e descarga é ponto de partida para redução de custos logísticos

Um dos corações da área de logística é carga e descarga. Nela é aonde acontecem as chegadas e saídas de mercadorias e caminhões, por isso, ter essa área completamente alinhada e otimizada pode fazer você ganhar muito em tempo, economia de custos e segurança.

Nós já falamos aqui no blog sobre esse setor e como deve-se olhar com bastante atenção para ele. Possuir um controle especial sobre essa área faz com que a chegada e saída de caminhões esteja sempre na sua mão. O uso da tecnologia é importante, pois te ajudará a controlar o fluxo.

Ter um painel digital que controle as saídas, entradas e todos os processos, pode ajudar a manter o controle de tudo.

Lembre-se que seus resultados dependem de como você controla essa sua área e isso pode pesar na hora de crescer ou ter prejuízos. Quanto mais orquestrado for, melhores serão os seus relacionamentos com clientes, fornecedores e toda a cadeia.

Quanto mais otimizado for seu processo mais você economiza e mais ganha, pois o volume de transportes aumenta e os custos se mantem baixos, pois não há desperdícios.

Códigos de barra: redução de custos e segurança ao seu setor logístico

Esse já uma forma tecnológica bastante conhecida. Claro que as etiquetas que você irá aplicar em seus produtos e ou lotes não são a tecnologia em si. O destaque tecnológico é nas leitoras e em como elas mantem seus produtos sempre “visíveis”.

A automação e a padronização de procedimentos proporcionadas pelos os códigos de barra dão suporte ao combate das inúmeras irregularidades. Esse processo se torna muito eficaz quando temos o uso da tecnologia e auxilia na redução de custos logísticos.

Com a palavra “automação”, estamos nos referindo a qualquer processo que substitua a ação humana. Tendo como objetivo tornar atividade mais rápida, segura, barata e eficiente

Manter essa identificação adequada faz com que existe uma redução de custos logísticos, já que não existirão transtornos ou falhas. Mas fique atento! Grandes empresas podem realizar isso com mais facilidade, as PMEs podem possuir dificuldades nessa implementação, então podem buscar alternativas.

Controle via WMS auxilia na redução de custos logísticos

Esse é um software interessante para todas as empresas possuírem. Ele auxilia no controle desde recebimento, armazenagem, separação e expedição das mercadorias. Utilizando esse sistema sua empresa tem a localização exata das mercadorias que estão armazenadas.

Para obter um alto padrão de controle do inventário, sua empresa pode usar o WMS junto com outras tecnologias como códigos de barras, etiquetas de RFID e robôs de separação automática de pedidos.

Empresas de qualquer porte podem ter acesso ao sistema de WMS, pois existem soluções para o controle de um simples armazém convencional, até o controle de um aeroporto.

Algumas vantagens desse sistema são:

  • Aumento significativo da produtividade do armazém;
  • Diminuição do número de movimentações;
  • Controle das localizações;
  • Gerenciamento da preparação dos pedidos;
  • Aumento da produtividade dos operadores de armazém;
  • Diminuição nos erros de expedição;
  • Ganho de velocidade e agilidade na preparação dos pedidos;
  • Agilidade no carregamento dos veículos;
  • Redução de perdas por causas desconhecidas;
  • Sua empresa fica mais rentável.

Esse sistema é um grande aliado para a redução de custos logísticos, pois integrará todos os lados de seu setor, fazendo com que seja mais forte e otimizado.

Otimizar a ociosidade é indispensável para redução de custos logísticos

Nada mais nocivo para o setor logístico do que a ociosidade de seus caminhões. Isso não se aplica somente as transportadoras, pois o custo do frete impacta diretamente embarcadores, consumidores e os próprios motoristas.

Desta forma, otimizar a ociosidade da frota brasileira é de suma importância para conquistar a redução de custos logísticos. Existem algumas formas muito interessantes e já aplicadas no Brasil. Eles mesclam a atuação a tecnologia e a diminuição do espaço vago dos caminhões.

Muitas dessas ações são baseadas em dados e conexão de informações. Aqui na CargoX nós cruzamos informações como demanda, localização e rotas dos caminhoneiros, safras e outros. Sempre visando possibilitar que nossos caminhoneiros rodem com cargas. Isso permite uma negociação diferenciada e um preço mais competitivo.

Esse valor melhor negociado faz com que exista uma redução de custos logísticos importante, pois os caminhoneiros são melhores remunerados e a economia é repassada para todas as etapas da cadeia logística.

Possuir um painel de controle que ajude a monitorar todas essas informações é importante, pois será necessário um trabalho intenso com elas.

Você usa alguma outra tecnologia que te ajudar na redução de custos? Conte para nós nos comentários.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
história da logística

A história da logística: a evolução até o atual momento

É difícil pensar em logística e não imaginar as tecnologias que envolvem o segmento atualmente. Essa se tornou uma etapa […]

Categoria: Curiosidades
Mais
custo de entrega

Segurança e aspectos antifraude influenciam no custo de entrega

A segurança no transporte de cargas é uma preocupação frequente de todos os envolvidos no processo logístico: transportadoras, caminhoneiros e […]

Categoria: Custos e processos logísticos
Mais
Quais-são-os-custos-logísticos-no-transporte-rodoviário

Quais são os custos logísticos no transporte rodoviário?

O transporte rodoviário é o principal modal no Brasil e já não é novidade dizer que os custos logísticos envolvidos […]

Categoria: Custos e processos logísticos
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também