A recepção de mercadorias na sua empresa é uma tarefa complexa, mesmo que, em primeiro momento, não pareça. Os profissionais responsáveis precisam estar atentos a uma série de detalhes para que o processo não comprometa a produção ou gere prejuízos futuros. Nesse contexto, é preciso garantir a qualidade do que chega e gerenciar quantidades. Quer aprender a fazer isso com maestria? Continue a leitura!
Por trás de todo projeto de sucesso existe um trabalho de planejamento. Sem direcionamento, é impossível conquistar resultados positivos. Na tarefa de recepção de mercadorias a lógica é a mesma. Portanto, a primeira dica é entender bem o processo, como ele acontece, qual é o objetivo dele e quais são as melhorias aplicáveis.
Descreva o passo a passo de tudo. Dedique-se a entender como a chegada de insumos dos fornecedores impacta a operação de sua empresa. Pronto. A etapa seguinte é montar um checklist, já com as sugestões de aperfeiçoamento, e testá-lo. Segue uma sugestão:
Não adianta ter o detalhamento do processo de recepção de mercadorias e o checklist perfeito se a sua equipe não sabe como segui-lo. Por isso, recomendamos que converse com o seu time, explique detalhadamente cada etapa, faça exercícios e mantenha o grupo alinhado. Uma pessoa capacitada age com estratégia e com capacidade de análise. Invista nesse aspecto. Como resultado, haverá o aumento da produtividade com qualidade.
Você, profissional de logística, precisa administrar bem o espaço de armazenamento de itens na sua empresa. Para que a estocagem funcione perfeitamente, é necessário criar um cronograma de recepção de mercadorias. Assim, você consegue gerenciar os insumos que chegam dos fornecedores, considerando o que já está armazenado.
Nada de exagerar na compra de um mesmo artigo (representa prejuízo) ou deixar faltar algo importante (interfere na cadeia produtiva). Com o agendamento, você pode realizar entregas programadas em períodos específicos de acordo com a demanda do negócio. Então, basta conferir o estoque de tempos em tempos, observando se o que foi planejado corresponde ao que está sendo gasto/vendido.
A integração entre os setores da empresa é a solução não somente para a eficiência da recepção de mercadorias. Muitos outros desafios são superados a partir do momento que a comunicação funciona de maneira global no negócio. A logística une vários pontos, criando interface com o transporte, as compras e as vendas.
É preciso saber, por exemplo, quando algo interrompe a produção, bem como se o gasto de um insumo subiu ou diminuiu. Ao conhecer a realidade da organização, o gestor poderá tomar decisões acertadas. A tecnologia auxilia bastante nesse sentido com softwares de controle de estoque, de planejamento de recursos (ERP) e de gestão da empresa como um todo. Existem diversas opções no mercado. Temos outro artigo, aqui, com muitos detalhes sobre o assunto.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Siga as recomendações e pare de cometer falhas durante a recepção de mercadorias. Aproveite, também, e baixe a nossa planilha de controle de estoque. Ela vai te ajudar muito no processo!