O armazenamento de produtos em estoque é um custo alto para as empresas. Por isso, é importante adotar estratégias de logística para aprimorar os processos e garantir uma entrega rápida e menos dispendiosa para a organização. É aí que entram as vantagens do cross docking.
A ideia é deixar as mercadorias estocadas pelo fornecedor, não pela sua empresa. Assim que um pedido é feito, a solicitação é enviada ao parceiro e o produto, liberado. Quando executada de maneira eficiente, essa estratégia ajuda a melhorar sua vantagem competitiva e acelerar os processos logísticos.
A questão é: em que situações é válido fazer o cross docking? É o que vamos responder neste artigo. Então, que tal saber mais? Acompanhe!
Essa é uma prática especialmente adotada pelos e-commerces que consiste que o armazenamento dos produtos seja feito com o fornecedor, não em um centro de distribuição. Esse parceiro recebe a solicitação de compra quando há pedido e envia os itens ao lojista.
Esse método simplifica e agiliza os processos internos, porque as mercadorias já foram comercializadas. Na chegada dos itens, o lojista precisa apenas fazer a conferência para identificar divergências. Depois é só fazer a separação conforme os pedidos e encaminhar ao cliente.
Como consequência há a redução de custos operacionais e do risco do estoque. Por isso, essa metodologia é bastante interessante na questão de gastos, porque os valores empregados em logística e estrutura próprias são baixos ou praticamente nulos.
O cross docking é uma técnica bastante relevante e que consegue atender às demandas principalmente do comércio eletrônico. No entanto, a metodologia só pode ser adotada se você e o fornecedor estabelecerem uma forte integração.
Essa característica exige modificações no gerenciamento dos produtos e sistemas de compra e venda. Ou seja, é preciso desenvolver um bom planejamento das operações para eliminar riscos que podem prejudicar toda a estratégia.
Para saber se esse método é uma alternativa para o seu negócio, responda a três questionamentos:
A partir dessas respostas, você pode definir o que é necessário para estabelecer um processo eficiente. Por exemplo: se o prazo de entrega é fundamental, é necessário ter grande proximidade e alinhamento com o fornecedor para ser eficiente.
Além disso, existem algumas dicas que aumentam a chance de o cross docking dar certo no seu negócio. Veja algumas recomendações:
A ideia é identificar os itens e os fornecedores em potencial que podem entrar nesse formato logístico. Assim, se optar por produtos da curva A, a economia tende a ser mais alta, mas é necessário um cuidado maior, porque a representatividade das vendas ultrapassa os 70%.
O objetivo é diversificar entre os envios econômico, normal e expresso. Quando o cliente optar pela primeira modalidade, vale mais a pena adotar o cross docking, porque o tempo de entrega é maior.
Os parceiros devem ter um bom controle de estoque e é preciso estabelecer um nível de proximidade no relacionamento. Assim, se algum problema ocorrer, é possível buscar uma solução rápida em conjunto.
Os procedimentos devem ser analisados para passar por ajustes que ajudem a colocar o cross docking em prática. Tenha em mente que toda a operação deve ser feita de modo sinérgico.
Os principais benefícios dessa prática são:
A maioria dos produtos fica estocado no fornecedor, o que significa que você pode deixar um pequeno espaço do seu negócio reservado para as operações de conferência, embalagem e envio das mercadorias. Como consequência, consegue-se reduzir consideravelmente os custos.
Essa é uma situação que representa alto custo para o negócio, mas é eliminada com o cross docking. Afinal, os itens só são utilizados quando vendidos.
A mercadoria vem diretamente do fornecedor e sua equipe precisa apenas fazer a conferência para verificar se o pedido está correto. Nessa análise também se identifica possíveis danos causados no transporte, o que aumenta a satisfação do consumidor.
Os processos executados pelo cross docking são mais eficientes e reduzem esses gastos. A economia pode ser repassada ao consumidor, o que possibilita elevar a possibilidade de fidelização — essencial para a vantagem competitiva da sua empresa.
A característica de que sua empresa deixa os produtos com o fornecedor até que haja pedidos diminui a possibilidade de danos às mercadorias, o que evita gastos extras com essa situação.
Essa característica é derivada da possibilidade de os fornecedores estarem localizados em áreas geográficas próximas à região de entrega. O resultado é a eliminação de transportes desnecessários.
Essa vantagem procede da anterior, mas também é devido ao fato de se poder usar rotas otimizadas, menor desperdício de quilometragem, diminuição de uso de combustível e gastos associados ao serviço com veículos.
O giro é menor porque você compra somente os produtos que a sua loja vender. Com isso, consegue elevar a geração de receitas para o seu negócio.
Existem outros benefícios na adoção do cross docking. No entanto, todas chegam a uma conclusão: oportunidade de economizar, aprimorar a eficiência e atender de maneira mais adequada aos seus clientes.
O cuidado que você deve ter é com o planejamento para que os processos executados sejam realmente eficazes. Por isso, lembre-se de se questionar sobre os 3 pontos que apresentamos anteriormente e revisar os procedimentos. Assim, o resultado será o sucesso!
Agora que você já conhece as vantagens do cross docking, que tal implementar essa prática? Aproveite para conhecer outros métodos e sugestões relevantes curtindo nossa página no Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.