Qual a importância dos KPIs em logística?

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KPIs em logística

Escrito por Ana Beatriz

Data: 02/05/2018

Dentro da área de logística, apresentar resultados contundentes é necessário para desenvolver uma produção de qualidade dentro do âmbito empresarial. Para que os números se mostrem de forma precisa, os KPIs em logística são fundamentais para averiguar essas funções, principalmente ao considerarmos os gastos elevados que esse setor gera à organização.

Com a política de redução de custos sendo uma tendência no mercado mundial, as empresas precisam trabalhar formas de manter a qualidade do serviço sem pesar grandes valores no caixa. Utilizar os KPIs pode ser uma das respostas para esse dilema.

Continue lendo o post e descubra a importância dos KPIs em logística. Boa leitura!

O que são KPis?

KPI (Key Performance Indicator) é um sistema que analisa o desempenho da empresa e gera informações e dados logísticos resultantes desse processo. Esses dados são essenciais para alcançar metas e cumprir objetivos.

Os KPIs são importantes não apenas na logística, como também podem ser utilizados em outras ocasiões nas quais é preciso avaliar o resultado de empenho ligado a outros setores, objetivando desenvolver um processo mais organizado e um desempenho mais eficaz.

Afinal, os KPIs são imprescindíveis não apenas para a vida empresarial, bem como dispõem de metodologias que podem ser utilizadas para metas e objetivos pessoais.

Qual a importância dos KPIs em logística?

A respeito dos KPIs em logística, o mesmo processo também se aplica ao Suply Chain: que consiste no processamento de cadeias produtivas que vão desde a matéria-prima até a entrega do produto manufaturado ao consumidor.

Esse termo é ligado ao campo industrial. No entanto, os KPIs exercem uma função determinante na hora de adquirir metas e objetivos no processo exercido pelo Supply Chain. Afinal, essa ferramenta apresenta atividades econômicas e lucrativas dentro da indústria.

É importante estar ciente de como esse recurso pode potencializar as finanças de uma empresa e gerar resultados positivos.

Em quais áreas da logística os KPIs podem ser aplicados?

A logística apresenta diferentes vertentes no seu funcionamento como um todo. Assim, os KPIs podem ser úteis não apenas em atividades específicas, mas em variados processos e setores. Veja, abaixo, onde aplicar e quais os benefícios dos KPIs em setores logísticos.

Atendimento de pedidos

Esse recurso facilita na hora de averiguar quantos pedidos foram feitos, e quais foram atendidos. Diante do estoque de artefatos a serem consumidos, esse mecanismo analisa quantas solicitações foram feitas de acordo com a demanda do produto.

Ou seja, quanto maior o nível de pedidos em relação ao estoque, mais potente e eficaz a sua empresa estará diante dos resultados e no posicionamento de mercado. Vale ressaltar que essa ferramenta disponibiliza funções essenciais para organizar e compreender de forma mais clara o número preciso de solicitações e quais são os objetivos atribuídos a essa demanda.

Segurança

Estar convicto de que os resultados gerados pela demanda de mercado não apresentam nenhuma vulnerabilidade que possa influenciar o empenho do seu negócio é essencial para manter a segurança e proteção das suas metas e objetivos.

Outro aspecto importante é o controle dos lucros aferidos pela empresa. Ter controle das contas e da parte financeira é essencial para evitar qualquer transtorno e, consequentemente, prejudicar a segurança do seu negócio.

Satisfação do consumidor

Oferecer os melhores serviços que satisfaçam o seu cliente é imprescindível. Por meio do controle de estoque, de lucros, e de outros recursos disponibilizados pelos KPIs, o aumento pela demanda de produtos disponíveis e pelo interesse sobre a sua empresa acontece naturalmente.

Afinal, o cliente é um elemento fundamental para trazer mais visibilidade e confiança à sua organização. Saber oferecer, disciplinar e gerar bons objetivos aumenta o interesse e o desempenho do seu trabalho.

Acuracidade de inventário

Esse recurso analisa o desempenho de estoque. O objetivo desse sistema é analisar e contabilizar quantos produtos foram vendidos e quantos itens precisam entrar no estoque para melhorar o nível de consumo. Dessa forma, é feita uma avaliação sistemática onde é possível encontrar falhas ou resultados positivos sobre o balanço de vendas.

Sendo assim, é possível obter uma organização mais segura e controlada sobre os gastos e os itens necessários para direcionar as vendas.

Lead time da solicitação de pedido

O lead time verifica e analisa o tempo que o pedido do cliente foi aferido, desde o pagamento até a entrega do produto. Para evitar atrasos dessas demandas, ou qualquer problema, os KPIs trabalham de forma objetiva para não deixar que ocorra eventualidades técnicas no sistema que possam interferir no tempo para que o produto seja entregue.

Esse recurso também é primordial para obter um comprometimento com seus clientes e gerar melhores resultados.

Análise de custos

Analisar e ajustar os seus gastos é uma tarefa importante. Dentro do campo de custos logísticos, podemos citar 6 tipos de gastos que precisam de cuidado e controle;

  • custo de frete em relação às vendas;
  • pedidos de frete;
  • avarias e extravios;
  • reentregas;
  • devoluções;
  • perdas de estoque;

Todos esses custos, ao serem monitorados pelas ferramentas dos KPIs, evitam prejudicar a qualidade no processo de gastos, trazendo novas soluções e dinamismo para resolver os dividendos exigidos por sua empresa. Inclusive, esse fator melhora a organização de pagamentos, buscando um melhor investimento e percepção perante os seus gastos.

Atendimento ao cliente

Optar por fazer um melhor atendimento fica mais fácil com os recursos KPIs, tornando o rendimento do atendimento mais desenvolvido e controlado. Dessa forma, é possível alcançar diferentes perfis de clientes, dinamizando o contato direto com o consumidor e tornando sua empresa mais acessível e estruturada dentro do setor.

Tomada de decisões

Outro ponto relevante no indicador de desempenho dos KPIs é com relação a tomada de decisões: perante os resultados precisos, fica mais fácil e compreensível a escolha por objetivos e direções que podem gerar bons resultados.

Em relação a logística, os KPIs possuem dados numéricos e informações que ajudam a transformar o ambiente de trabalho mais compatível com reuniões e congregações que serão importantes para o futuro do seu negócio.

Sendo assim, essa vantagem beneficia não apenas o cenário interno da sua empresa, como prepara todas as ferramentas necessárias para o mercado externo e seu posicionamento.

Controle de qualidade

Dentro dos recursos dos KPIs, se encontra os gargalos de qualidade que verificam a qualidade de entrega de produto por meio de um controle sobre o número de pedidos, por exemplo: se é possível atender todos os clientes e quais são os melhores recursos para controlá-los.

Em suma, perante as informações apresentadas no artigo, podemos dizer que os KPIs em logística são essenciais para melhorar a sua gestão e tomar decisões certas com base em dados mais acessíveis, claros e coesos. Basta você dar o pontapé inicial e escolher a melhor maneira de implementar os KPIs na sua empresa.

Então, acredita que os KPIs podem ajudar a melhorar o seu negócio? Não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar atualizado com todos os nossos posts!

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