Qual a importância da cultura organizacional no setor de logística?

| 14/02/2018 - 02:02
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A implementação da cultura organizacional no setor de logística é fundamental para o sucesso e a perenidade da empresa no mercado. Isso se dá pelo fato de os processos do setor exercerem influência direta na satisfação dos clientes.

Pensando nessa importância, resolvemos elaborar o artigo de hoje e explicar o conceito, como a cultura pode ser adotada e quais são os impactos positivos gerados por ela. Continue acompanhando a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a cultura de uma empresa?

De maneira geral, podemos dizer que a cultura organizacional é um sistema em que os valores, a missão e a visão são divulgados

entre os membros, desde os níveis mais operacionais até os mais estratégicos.

Em outras palavras, trata-se de um conjunto de características inerentes à empresa e que são compartilhados por ela, de forma a alcançar os objetivos, criar uma imagem positiva no mercado e contribuir para a permanência e a competitividade no segmento.

Todas as empresas, independentemente do porte ou da área de atuação, têm cultura organizacional. A principal diferença entre elas é que pode (ou não) haver a formalização dessa identidade — que pode ser mais conservadora ou inovadora, flexível ou rígida, entre outras características.

Como implementar a cultura organizacional no setor de logística?

A implementação da cultura organizacional no setor de logística é tão importante quanto a definição dela para a empresa. Para que isso se torne possível, é preciso contar com alguns passos essenciais. Veja nossas dicas!

Contrate colaboradores com um perfil compatível com a cultura

Tudo começa no momento da contratação. O ideal é que os colaboradores tenham um perfil compatível com os valores que a empresa prega. Negligenciar esse aspecto é aumentar o risco de manter profissionais que não se identificam com a cultura e, consequentemente, não transmitem a conduta ideal que o negócio deseja transmitir.

Invista em treinamentos

Os treinamentos têm como objetivo conscientizar e orientar os colaboradores a respeito das ideias que a organização deseja transmitir. Nesse caso, é preciso repassar os valores que a empresa quer passar para os clientes, a imagem que ela deseja mostrar para o mercado, a conduta ideal dos funcionários, entre outros aspectos.

Portanto, além de investir em treinamentos técnicos, deve-se desenvolver os profissionais para absorverem a cultura empresarial.

Conte com uma liderança participativa

Os líderes e gestores são os profissionais que fazem a ligação entre os objetivos elaborados pela alta gestão e os colaboradores que ocupam cargos mais operacionais. Se eles alcançaram esse posto é sinal de que, além das habilidades técnicas, eles têm identificação com a cultura organizacional.

Nesses casos, eles também podem atuar pontuando algumas questões que precisam ser resolvidas, quais mudanças devem ser feitas no setor, entre outros aspectos que vão contribuir ativamente para a implementação da cultura organizacional no setor de logística.

Otimize a comunicação interna

A comunicação interna exerce um papel fundamental na redução de ruídos e boatos que podem prejudicar a produtividade e a motivação dos colaboradores. Sendo assim, mantenha-os informados a respeito de qualquer mudança que ocorrerá na empresa.

Além disso, vale a pena tornar o processo uma via de mão dupla, abrindo os canais para que os profissionais também possam oferecer opiniões sobre as medidas adotadas. Assim, eles perceberão que suas ideias e percepções têm valor para a organização.

Quais são os benefícios da implementação?

Com uma implementação bem-sucedida, o setor — e a empresa, de modo geral — consegue alcançar alguns benefícios que são essenciais para levar a organização ao sucesso no mercado. Confira os principais.

Aumento do engajamento dos colaboradores

Quando as pessoas se identificam com os valores e a missão de um negócio, a tendência é a de que elas se tornem mais envolvidas com o trabalho e mais engajadas (alcançando um desempenho superior). O mesmo não ocorre quando a única motivação está relacionada aos salários e benefícios, por exemplo.

Diminuição de conflitos

A implementação da cultura organizacional — aliada à melhoria na comunicação interna — transmite a sensação de pertencimento, de modo que os colaboradores se identificam com os valores e sentem-se parte da empresa. Isso melhora o clima empresarial e cria um ambiente confortável e mais amigável para as pessoas.

Elevação da produtividade com foco nos objetivos

Outra grande vantagem da adoção da cultura organizacional no setor de logística é que, com pessoas mais felizes e engajadas, a produtividade aumenta — sem que, para isso, seja necessário contar com horas extras na jornada ou sem que o risco de erros seja maior.

A partir daí, pode-se perceber um ganho em eficiência que, por sua vez, proporciona ganhos na lucratividade e na rentabilidade da empresa. Ou seja, os benefícios também são financeiros (e não apenas operacionais).

Redução do turnover

O índice de turnover é motivo de atenção em muitas empresas. Além do custo elevado que a alta rotatividade acarreta, isso é um sinal de que existe algo errado com o clima organizacional — fazendo com que as pessoas não queiram (ou não consigam) ficar muito tempo no emprego.

Por outro lado, ao implementar a cultura organizacional, alinha-se o perfil dos colaboradores ao perfil das empresas, além de considerar as habilidades técnicas. Essa questão, aliada ao aumento da felicidade e do engajamento, garante que a quantidade de pessoas desligadas em determinado período diminua consideravelmente.

Reconhecimento dos clientes

Parte do processo da implementação da cultura envolve garantir que os colaboradores absorvam e coloquem em prática os valores organizacionais. Isso é especialmente importante quando se trata do relacionamento com os clientes — como é o caso da logística, que participa ativamente do atendimento e influencia no grau de satisfação, de acordo com o serviço prestado.

Isso significa que esse trabalho de divulgação e adoção das questões culturais na rotina contribui para que os colaboradores tenham mais consciência a respeito do impacto do trabalho realizado e como isso afeta os clientes.

Ao implementar a cultura organizacional no setor de logística, é possível perceber ganhos que envolvem a postura que a empresa transmite para o mercado, o grau de confiabilidade e credibilidade, a melhoria no relacionamento com o público, o aumento da qualidade dos produtos e serviços oferecidos e o aprimoramento no desempenho financeiro, por exemplo.

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Redação Cargo X
14/02/2018 - 02:02

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