A armazenagem nas operações logísticas adquire cada vez mais importância dentro do setor. Isso porque tal prática envolve decisões-chave para definir a estrutura de serviços essenciais a uma empresa.
A atividade serve para melhorar o equilíbrio entre demanda e oferta. Além disso, a redução dos custos de armazenamento resulta diretamente em um aumento nos lucros da companhia e benefícios para o consumidor final.
Quando um mercado é estável, as organizações até podem sobreviver sem gerenciar seus ativos com eficiência. Mas a crescente instabilidade nacional e internacional traz inúmeras oportunidades e ameaças para as empresas, que precisam ser mais produtivas se quiserem se manter competitivas.
Por isso, apresentaremos a importância da armazenagem na otimização dos processos logísticos a seguir. Acompanhe!
O que é um processo de armazenagem?
Trata-se do ato de armazenar diferentes tipos de mercadorias da melhor forma possível. A otimização da ação ocorre com base no peso, na estrutura, na validade e em outros fatores relevantes do produto.
Para garantir o aproveitamento correto de todas as mercadorias, evitando que fiquem obsoletas ou sofram constantes avarias, é implementada a política de inventário no processo de armazenagem.
Essa função controla fisicamente e mantém todos os itens inventariados. Ao projetar a estratégia de armazenagem, o sistema de administração de depósito e o modelo de armazenamento devem ser definidos de maneira coordenada.
Confira, abaixo, como funciona e qual a importância do sistema de gerenciamento de armazém para esse processo logístico.
Sistema de gerenciamento de armazém
Trata-se do sistema que determina os critérios para selecionar o material que deve sair do armazém para atender a uma solicitação específica. O correto gerenciamento afeta diretamente o período de permanência dos produtos no local.
Uma das práticas mais difundidas nesse sistema é o First In, First Out (FIFO), no qual o primeiro produto que chega ao armazém tem prioridade para sair. Além disso, tal gerenciamento tem a função de dirigir a administração do local, bem como de colocar em prática o que foi decidido na gestão da produção.
Veja o exemplo: o depósito abrigará o que foi pedido em relação à compra e/ou será fabricado após o planejamento de lançamento, mantendo a armazenagem alinhada às instruções do controle de qualidade. Isso permitirá as saídas de acordo com a fabricação ou o serviço comercial.
Quais são os principais desafios da área?
Independentemente de qualquer decisão de armazenamento adotada, existem regras gerais e princípios que devem ser respeitados ou levados em consideração. Veja, a seguir, alguns deles.
Isolamento do setor
O armazenamento não é uma entidade isolada e independente do restante das funções da empresa. Consequentemente, seu planejamento deve seguir as políticas gerais e ser inserido no plano corporativo, para constar nos objetivos do negócio.
Cálculo de quantidade
As quantidades armazenadas serão calculadas para que os custos originados sejam mínimos — desde que os níveis de serviços desejados possam ser mantidos.
Disposição do armazém
A disposição do armazém deve possibilitar o menor esforço para seu funcionamento. Para que isso aconteça, precisam ser minimizados:
- o espaço utilizado, aproveitando ao máximo o volume de armazenamento disponível;
- o tráfego interno, que depende das distâncias a percorrer e da frequência com que os movimentos ocorrem;
- os riscos — deve-se considerar que boas condições ambientais e de segurança aumentam a produtividade do pessoal significativamente;
- inflexibilidade (um armazém deve ser o mais flexível possível em termos de estrutura e implementação, para que possa se adaptar às necessidades de evolução ao longo do tempo).
Quais os benefícios da armazenagem nas operações logísticas?
Manter os custos operacionais em um valor mínimo é uma prioridade para a maioria das empresas, pois se trata de algo essencial para atingir as almejadas margens de lucro. O processo de armazenagem permite que sejam conquistados este e outros objetivos.
Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de se trabalhar corretamente a armazenagem em uma empresa.
Localização centralizada
Por meio do processo de armazenagem, a companhia consegue definir locais para a movimentação de mercadorias, otimizando todo o fluxo. Isso é muito importante para as operações do negócio.
Os locais centralizados facilitam o recebimento, a preparação e o envio de produtos aos consumidores. Para uma empresa, ter um depósito próximo da saída e chegada de veículos, como rodovias e portos, é imprescindível para o recebimento de mercadorias de fornecedores e o envio aos clientes.
Eficácia do serviço
Quando os compradores fazem um pedido, eles não estão preocupados com possíveis problemas de atendimento. Tudo o que querem é que o produto chegue no prazo estipulado.
E a armazenagem garante que você possa fazer isso com maior segurança. Ter um estoque suficiente para lidar com as necessidades normais de suprimento, mês a mês, significa que a organização consegue atender aos pedidos mesmo que seus fornecedores estejam atrasados.
Ainda será preciso resolver o problema com o fornecimento, mas não à custa de perder uma venda ou um cliente a longo prazo por não ter conseguido cumprir o serviço.
Melhoria na experiência do cliente
A manutenção do estoque no depósito agrega valor à experiência do consumidor. A equipe do armazém pode verificar os itens estocados e informar aos clientes ou a outros departamentos sobre aquilo que realmente está disponível.
Se os pedidos contiverem componentes que exijam montagem de remessa, o processo será muito mais rápido quando houver estoque. Isso fará com que o cliente receba os produtos com maior rapidez.
Trata-se de um grande benefício para a empresa. Imagine uma loja de artigos para casa que não tenha um estoque adequado de materiais. Naturalmente, tal empreendimento perderá clientes para o concorrente com estoque.
Redução de custos
O armazenamento permite economias de escala (ou seja: o negócio pode escalonar as operações sem um aumento significativo nos custos). Os proprietários das companhias têm a chance de monitorar as tendências dos compradores e estocar produtos para determinados ciclos de compra.
A capacidade de otimizar as operações conforme necessário, sem aumentar consideravelmente os gastos, permite que a empresa aproveite os ciclos e as oportunidades em novos mercados. Isso resulta diretamente no tão desejado aumento da margem de lucro.
Em suma, a armazenagem nas operações logísticas é um fator primordial para o sucesso de qualquer negócio. Diferentemente do que muitos pensam, não se trata de algo simples, mas, se trabalhado corretamente, pode não envolver grandes problemas e trazer resultados consideráveis.
Nosso conteúdo foi útil para você? Não deixe de assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades!
[rock-convert-cta id="7197"]