Quais são os melhores MBAs em logística no Brasil?

| 12/03/2020 - 11:03
Compartilhe:

O setor de logística no Brasil tornou-se um campo de atuação muito competitivo para diferentes profissionais. Temos engenheiros, administradores e tecnólogos disponíveis no mercado. Por esse motivo, fazer cursos profissionalizantes, bem como especializações, é fundamental para o profissional que pretende crescer na área.

Esse é o seu caso? Se você já tem uma graduação na área, uma excelente estratégia para se diferenciar no mercado e agregar valor ao seu currículo é conseguir um certificado de MBA. Você sabia que já existem diversos MBAs em logística disponíveis e específicos para a área?

Neste post, mostraremos os melhores MBAs em logística no Brasil e quais são as vantagens desse tipo de especialização no seu currículo. Quer potencializar a sua carreira? Então, continue lendo para saber mais!

Quais são os melhores MBAs em logística do Brasil?

Assim como nas graduações, existem certas instituições que oferecem maior qualidade de ensino. O investimento é alto e, por esse motivo, a escolha deve ser feita de forma cautelosa.

Para escolher os melhores MBAs em logística, o interessado deve conferir a capacitação dos professores, as certificações e parcerias que as instituições de ensino oferecem, além da estrutura e grade curricular do curso.

De acordo com esses aspectos e unindo à percepção de mercado, selecionamos alguns das melhores instituições e MBAs disponíveis hoje no Brasil. Confira!

ESAD (Escola de Administração e Negócios)

Desde o ano de 1998, a ESAD vem oferecendo cursos de MBA. No que se refere ao MBA em logística, pode ser citado o curso de Logística Empresarial. O curso tem carga horária de 360 horas de aulas presenciais e 90 horas de aulas a distância — a duração é de 18 meses.

A metodologia do curso se baseia em uma estrutura modular. O módulo 1 é presencial e oferece uma visão sistêmica e generalizada das organizações, sendo idêntico para todos os alunos.

O módulo 2 é específico e desenvolvido a distância. Ele é composto por matérias relacionadas ao curso escolhido pelo aluno, capacitando-o a ocupar cargos de liderança no setor de logística.

Cada um dos módulos engloba temas estratégicos em gestão logística. No MBA em Logística da ESAD, o estudante deve elaborar um Projeto Empresarial, abordando um tema que, preferencialmente, possa ser aplicado à sua própria organização (prioritariamente, um tema sobre gestão estratégica).

A Escola de Administração e Negócios está localizada em Brasília, no Distrito Federal. Apesar de ser nacional, a escola apresenta convênios e associações com a Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha (UAB), Universidade de Richmond (Virgínia, EUA) e a Universidad a Distancia de Madrid (UDIMA).

Também oferece convênios com a Brazilian Business School, em São Paulo (BBS), e a ETalent, situada no Rio de Janeiro. Ela integra a Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação (ABIPG).

COPPEAD (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Certificado pelo European Quality Improvement System (EQUIS) e pela European Foundation for Management Development (EFMD), o MBA Executivo do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da UFRJ é formado por dois programas diferentes.

O primeiro faz uma abordagem mais generalizada, enquanto o segundo se concentra em diferentes áreas de negócios — como gestão em logística e estratégia. Esse curso também oferece a possibilidade de realizar um módulo internacional, que consiste em uma semana de estudos em outro país, em uma escola parceira.

Grupo Tiradentes

O MBA em Logística do Grupo Tiradentes, sediado em Aracaju, prepara o estudante para desenvolver projetos logísticos consistentes, muito alinhados com os objetivos das empresas modernas.

Ele também orienta sobre como usar adequadamente os indicadores de desempenho dos processos logísticos, de forma que o aluno desenvolva uma visão de negócios mais precisa.

O curso é sustentado por um grupo de competências fundamentais para o executivo: visão sistêmica, liderança, comportamento empreendedor, trabalho em equipe, liderança, comunicação, planejamento e orientação para resultados, criatividade e inovação.

O curso é destinado a todos os graduandos da área de Administração, Engenharia, Economia e outras áreas relacionadas à logística. A metodologia usada difere conforme o professor, mas são sugeridas diferentes estratégias pedagógicas nos Planos de Ensino.

Entre elas podemos destacar: conferências, jogos e simulações, estudos de casos, seminários, aulas expositivas, trabalhos em grupo, estudos dirigidos, aulas práticas realizadas em laboratórios, leitura de textos específicos, debates e intercâmbios de experiências.

O Grupo Tiradentes tem universidades espalhadas por estados do Nordeste. Além de Sergipe, existem instituições na Bahia, em Alagoas, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Integram esse grupo a Unit, Unit Alagoas, a Facipe e a Faculdade São Luís de França.

EAD Laureate (International Universities)

A EAD Laureate, apesar de estrangeira, tem polos no Brasil e oferece MBA em logística e Supply Chain. A instituição oferece uma moderna metodologia em educação a distância com a finalidade preparar melhor empresários, gerentes, diretores e profissionais graduados, que já atuam ou desejam atuar nos setores referentes à logística empresarial.

O curso dura um ano (dois semestres) e é ideal para os profissionais que procuram estratégias mais competitivas, aptas a atender às novas demandas por qualidade e eficiência.

O MBA em Logística da EAD Laureate se propõe a acompanhar as mudanças rápidas do atual cenário mundial, levando em conta fatores especiais como o aumento da concorrência no mercado logístico e a globalização.

Para elaborar o curso, a instituição considerou os rumos que a economia mundial inovadora tem tomado. Esses rumos são definidos, em parte, pela avançada tecnologia disponível.

Para garantir a sua sobrevivência, é necessário que as empresas se ajustem aos novos padrões, atualizando-se em relação às mudanças que acontecem no mercado. O curso da Laureate permite aos profissionais da área desenvolver os seus conhecimentos e buscar novas oportunidades de negócios.

No primeiro semestre, o tema é “Aspectos Tributários da Logística”. A grade curricular do curso é composta por: custos logísticos, gestão de serviços, logística ambiental e economia empresarial.

No semestre seguinte, é abordado o tema “Negociação Aplicada à Gestão da Cadeia de Suprimentos”. As disciplinas são: transporte e distribuição, logística do varejo, metodologia científica; administração estratégica, sistemas integrados de gestão e negócios eletrônicos.

Os profissionais interessados devem consultar os editais dos cursos nos sites das universidades Anhembi Morumbi, Unifacs, UnP e FMU.

Ibmec

O MBA em Logística do Ibmec, situado na capital do Rio de Janeiro, oferece ao profissional a chance de compreender melhor o que significa a logística e a cadeia de suprimentos. Elas são apresentadas como ferramentas fundamentais para integrar recursos e processos na realização da estratégia corporativa.

O curso foca na construção de um conhecimento coletivo, preparando o aluno para formar equipes de alta performance e com visão integral das organizações. Assim, é possível desenvolver uma visão pragmática das técnicas mais importantes e dos principais instrumentos que devem ser aplicados à logística das empresas.

O MBA em Logística do Ibmec destina-se aos profissionais com formação em áreas diversas, incluindo economistas, engenheiros, vendedores, contabilistas, administradores e pessoas interessadas no assunto.

Destina-se, de modo especial, aos profissionais que estão se organizando para ocupar cargos gerenciais. Empreendedores que estão buscando desenvolver o seu próprio negócio também são potenciais alunos do curso.

Por que fazer um MBA em logística?

Os cursos de Master in Business Administration (MBA) tendem a se popularizar ainda mais em um futuro próximo. Eles estão atraindo aqueles profissionais que pretendem unir teoria e prática e, ao mesmo tempo, criar fortes ligações com o mercado de trabalho.

Se você ainda está em dúvida sobre as vantagens que uma formação como essa trará para a sua carreira, confira o que esse diploma pode proporcionar na sua vida profissional.

Atualização do conhecimento

O mercado muda constantemente, ele é dinâmico, e os métodos e ferramentas são atualizados com a mesma velocidade. Se você se formou nos anos 1990, por exemplo, toda a teoria da indústria 4.0 não estava na sua grade curricular, e hoje em dia é um dos assuntos mais relevantes quando falamos em logística.

Esses cursos apresentam uma tendência a serem mais diretos e focados para as necessidades do dia a dia das empresas, facilitando a aplicação da teoria em situações reais.

Novas oportunidades de crescimento na carreira

Uma graduação e conhecimentos avançados em inglês já não são o bastante para proporcionar crescimento em uma empresa. O mercado está saturado de profissionais com essas qualidades. Por isso, se você deseja crescer, é preciso se diferenciar.

Um MBA traz como bagagem o aperfeiçoamento do conhecimento, proporcionando à empresa maior suporte técnico, mas, principalmente, um potencial maior de pensamento estratégico relacionado à área, elemento vital para qualquer empresa nos dias de hoje.

Network

Para o crescimento profissional, o conhecimento técnico e a competência prática são parte importante do desenvolvimento profissional, mas a rede de contatos também tem parte relevante no processo de crescimento dentro da empresa.

Uma sala de aula de um MBA é completamente diferente de uma de graduação. Nela encontra-se diversos profissionais com as mais variadas experiências, que, ao longo do curso, serão compartilhadas. Isso faz com que você aprenda também com as outras pessoas, não apenas com o conteúdo.

Conhecer pessoas diferentes é uma excelente forma de abrir portas para outras oportunidades fora do seu círculo de trabalho.

Desenvolver novas competências

O MBA tem uma característica de foco gerencial, fator que não existe na grade curricular de cursos mais técnicos, como alguns de engenharia, por exemplo.

Se o desejo é alcançar um alto nível gerencial na empresa, independentemente da sua formação, conhecer os aspectos técnicos gerenciais é um fator fundamental que pode ser resolvido com um MBA.

Dessa forma, além atualizar os conhecimentos já existentes, o profissional ainda pode desenvolver novas competências que são indispensáveis para cargos superiores.

Os profissionais mais procurados são aqueles que conseguem adequar o conhecimento teórico com a prática, que têm facilidade em resolver problemas e buscam constante crescimento, saindo fora de sua zona de conforto para encontrar soluções inovadoras.

Os MBAs em logística vão ajudar você a ser esse profissional, mas os benefícios só serão alcançados se houver esforço pessoal e vontade real de crescer. Um curso para colocar no currículo não fará diferença que você não mostrar que está aprendendo e conseguindo aplicar esse conhecimento, proporcionando melhores resultados para a empresa na qual trabalha.

Você já tem algum MBA em logística? Quer saber mais informações sobre o setor? Que tal receber mais conteúdos como este direto na sua caixa de e-mail? Assine a nossa newsletter e potencialize o seu conhecimento!

Tags: , , ,
Redação Cargo X
12/03/2020 - 11:03

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...