CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Quais são os custos logísticos no transporte rodoviário?

Quais são os custos logísticos no transporte rodoviário?

Artigos

Quais-são-os-custos-logísticos-no-transporte-rodoviário

Escrito por Ana Beatriz

Data: 20/09/2017

O transporte rodoviário é o principal modal no Brasil e já não é novidade dizer que os custos logísticos envolvidos nessa operação são bastante elevados e que eles impactam muito o setor financeiro das empresas. No entanto, é válido apontar que esses custos podem ser otimizados.

De acordo com o Plano de Transporte e Logística da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgado pelo Correio Braziliense, os custos com a logística nesse modal alcançam 11,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Nos Estados Unidos, o resultado é de 8,7%.

Essa situação implica aumento do preço final das mercadorias, o que significa que, se os custos não forem bem gerenciados, o caixa da sua empresa vai sofrer os impactos negativos.

É por isso que este artigo mostrará os principais valores relacionados à logística no transporte rodoviário e algumas sugestões para otimizá-los por meio de processos e recursos facilitadores. Então, vamos lá?

Os principais custos logísticos no transporte rodoviário

Há diversos custos que impactam esse processo. Confira os mais importantes:

Custos de coleta, transferência e entrega

São divididos em fixos e variáveis. Os primeiros não sofrem variação de acordo com a distância percorrida. Eles existem mesmo que o veículo fique parado e são calculados todos os meses. Alguns exemplos de custos fixos são: salário do motorista, licenciamento, reposição do veículo, seguro e remuneração do capital empatado.

Já os custos variáveis são aqueles que alteram conforme a quilometragem rodada. É o caso, por exemplo, dos acessórios, das peças de manutenção, dos lubrificantes, do combustível, das recauchutagens e dos pneus. O estado das rodovias também influencia nesse valor, como você pode ver no nosso infográfico.

Despesas indiretas

São as despesas administrativas indiretamente relacionadas à operação do veículo. Variam de acordo com o volume de carga movimentada. Dividem-se em:

  • encargos e salários de colaboradores que não estão envolvidos diretamente com a produção: setores de vendas, administrativo e comercial, por exemplo;
  • despesas necessárias para o funcionamento empresarial, como é o caso de impostos, aluguel, entre outros.

Custos relacionados ao valor

Referem-se à gestão do risco de avarias, acidentes e roubos. Dividem-se em dois grupos:

  • gerenciamento do risco de acidentes e avarias: é o chamado frete valor, que agrega uma quantia para o transporte de mercadorias e é composto por diferentes elementos, como administração de seguros, segurança interna, indenização por extravios, danos, perdas e riscos não cobertos por seguro;
  • custos de gerenciamento de risco de roubos (GRIS): estão relacionados à segurança da carga e incluem seguro facultativo, salários, investimentos (por exemplo: reposição de equipamentos e sistemas de rastreamento) e gastos operacionais (como escoltas e bilhetagem).

Outros custos

Relacionam-se às despesas que não estão ligadas ao volume ou ao peso da carga. Entre eles estão:

  • custo de permanência da carga: incide com a necessidade de armazenagem depois do quinto dia útil;
  • custo de cubagem: ocorre com cargas de baixo peso e lotam o veículo antes de atingir o limite máximo;
  • custo de devolução de mercadorias: é cobrado quando a mercadoria é devolvida ao destinatário;
  • reentrega, segunda e terceira entregas: são custos que incidem a cada nova tentativa de repasse ao comprador;
  • custo de estadia do veículo: são gerados quando o caminhão fica parado por tempo maior que o esperado;
  • custo de administração da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz): são invisíveis e gerados devido aos procedimentos adotados. Os transportadores são ressarcidos pela Taxa de Administração da Sefaz (TAS);
  • custo de dificuldade de entrega: incidem quando o repasse ao consumidor é difícil;
  • custos de restrições ao trânsito: ocorrem quando há limitações à circulação dos veículos ou às atividades de carga e descarga.

O impacto dos custos logísticos no setor financeiro empresarial

A logística é um dos grandes desafios existentes no Brasil. Um estudo da Fundação Dom Cabral indica que 85,6% das empresas no Brasil têm alto nível de dependência das rodovias. O transporte de longa distância é o fator mais representativo, com 44% de influência.

É importante citar que o modal rodoviário é o mais utilizado no país, com 81,7% de preferência. Por isso, 40% dos representantes de empresas entrevistados na pesquisa acreditam que a melhoria das estradas é relevante para reduzir os impactos logísticos.

Mesmo assim, 69,1% dos entrevistados acreditam que as rodovias brasileiras são ruins. Além disso, os impostos, a corrupção e a infraestrutura inadequada são os principais elementos que reduzem a competitividade da logística no Brasil.

Além disso, a mão de obra trouxe impactos significativos para a composição do custo logístico. Para 62,4% das empresas, essa questão ocasiona um aumento extra para seus setores financeiros.

É importante deixar claro que o custo com a logística impacta de maneira mais significativa as empresas que dependem apenas do transporte rodoviário. Um dos motivos disso é a elevação do valor do óleo diesel.

A otimização dos custos logísticos

O conhecimento sobre esse contexto evidencia a necessidade de pensar sobre a otimização dos custos relativos à logística. A ideia é reduzi-los e criar um plano de ação que possibilite aprimorar as diferentes etapas da cadeia de suprimentos.

Veja algumas ideias do que você pode fazer:

Mapeie os processos

As rotinas produtivas devem ser padronizadas para que todos realizem o trabalho da mesma forma. Ao mapear os processos é possível analisar as sequências operacionais e adotar práticas eficientes, que evitem restrições e gargalos.

Essa avaliação ainda possibilita o redesenho do layout produtivo a fim de reduzir o tempo das atividades e otimizar o uso dos recursos. Lembre-se de revisar o planejamento com frequência, de buscar métodos para melhorar as tarefas e de incorporar as boas práticas à rotina.

Automatize as tarefas

A execução manual das tarefas pode ocasionar retrabalho e erros que levam ao aumento de gastos. Isso significa que as tarefas burocráticas e repetitivas impactam o preço final dos produtos, o que diminui a lucratividade e a competitividade da sua empresa.

A ideia da automatização é usar sistemas que executem as tarefas manuais com mais eficiência. Com isso, a equipe pode focar atividades estratégicas.

Use sistemas integrados

Os softwares logísticos são bons aliados dos processos, pois concentram um grande volume de dados e permitem um monitoramento em tempo real. A consequência é uma informação mais qualificada e atualizada, que permite que o gestor tome decisões de modo mais preciso.

O sistema integrado evita que os dados fiquem duplicados e que haja perdas, desencontros e erros. Ele também aumenta a visibilidade e a eficiência das tarefas, por exemplo, facilita o controle de estoques, a previsão de demandas, o monitoramento de indicativos de performance e o estudo das melhores rotas de distribuição.

Tenha um bom relacionamento com os fornecedores

Esses parceiros são fundamentais para que a empresa possa comercializar seus produtos com eficiência. Eles devem ter qualidade e garantir a entrega dos produtos no prazo e com o melhor custo-benefício.

Usar um sistema de e-procurement ajuda a realizar cotações, automatizar o fechamento de contratos e aprimorar as negociações. O bom relacionamento com os fornecedores também permite a conquista de outros benefícios — como descontos, melhores condições de pagamento e envios mais rápidos.

Adote boas estratégias de armazenagem, distribuição e controle de estoques

A empresa deve equilibrar os itens disponíveis em estoque com a falta de materiais, que pode ocasionar a perda de vendas. Isso pode ser feito por meio da tecnologia e do monitoramento de indicadores — estes ajudarão a traçar as estratégias mais adequadas.

Com o cross docking, por exemplo, a empresa consegue trabalhar com o estoque mínimo, dispensando a necessidade de armazenagem. O resultado é a redução de custos e a implementação de um fluxo contínuo de produção.

Como você pôde perceber, as empresas sofrem com o impacto dos custos logísticos, mas é possível diminuí-los. Veja este infográfico e continue aprendendo a reduzir os gastos com esse setor. Não perca!

Frase do banner: "Reduza de uma vez por todas os custos com transporte de cargas!"

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

Três funcionários em um estoque logístico fazendo a gestão com o slotting. + Mais detalhes

O que ninguém te contou sobre slotting

Slotting é uma estratégia de otimização do seu estoque. Com ela, a distribuição fica organizada, há o aumento da produtividade, acelerando todo o processo de recebimento e reposição de produtos, além de agilizar a separação dos pedidos. Quer descobrir todos os detalhes da prática, os critérios utilizados e as vantagens proporcionadas por ela em seu […]

Diversos tipos de embalagem na logística. com formatos e materiais distintos. + Mais detalhes

Qual é o papel da embalagem na logística?

A importância estratégica da embalagem na logística é muito grande. Ela está presente em todo o processo produtivo, o que inclui a confecção, o armazenamento, o transporte, a distribuição e a venda do material produzido. A escolha desse item deve ser feita com bastante critério e cuidado. Afinal, ele mantém relação estreita com o impacto […]

Mulher entrega caixa de pedido ao cliente como parte da estratégia pick up points. + Mais detalhes

Pick up points: você sabe o que são?

Em tradução livre, pick up points significa pontos de retirada. Se, por acaso, você se deparar com a expressão click and collect, saiba que é um sinônimo do termo. Contar com esses locais pode ser muito útil para a estratégia logística da sua empresa. Você já vai descobrir o porquê ao longo deste texto, bem […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

O que ninguém te contou sobre slotting

O que ninguém te contou sobre slotting

20/05/2021 - 05:56 am

O transporte rodoviário é o principal modal no Brasil ...

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

20/05/2021 - 05:56 am

O transporte rodoviário é o principal modal no Brasil ...

Qual é o papel da embalagem na logística?

Qual é o papel da embalagem na logística?

20/05/2021 - 05:56 am

O transporte rodoviário é o principal modal no Brasil ...

Pick up points: você sabe o que são?

Pick up points: você sabe o que são?

20/05/2021 - 05:56 am

O transporte rodoviário é o principal modal no Brasil ...

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

20/05/2021 - 05:56 am

O transporte rodoviário é o principal modal no Brasil ...

POSTS RELACIONADOS

Três funcionários em um estoque logístico fazendo a gestão com o slotting. + Mais detalhes

O que ninguém te contou sobre slotting

Slotting é uma estratégia de otimização do seu estoque. Com ela, a distribuição fica organizada, há o aumento da produtividade, acelerando todo o processo de recebimento e reposição de produtos, além de agilizar a separação dos pedidos. Quer descobrir todos os detalhes da prática, os critérios utilizados e as vantagens proporcionadas por ela em seu […]

Diversos tipos de embalagem na logística. com formatos e materiais distintos. + Mais detalhes

Qual é o papel da embalagem na logística?

A importância estratégica da embalagem na logística é muito grande. Ela está presente em todo o processo produtivo, o que inclui a confecção, o armazenamento, o transporte, a distribuição e a venda do material produzido. A escolha desse item deve ser feita com bastante critério e cuidado. Afinal, ele mantém relação estreita com o impacto […]

Mulher entrega caixa de pedido ao cliente como parte da estratégia pick up points. + Mais detalhes

Pick up points: você sabe o que são?

Em tradução livre, pick up points significa pontos de retirada. Se, por acaso, você se deparar com a expressão click and collect, saiba que é um sinônimo do termo. Contar com esses locais pode ser muito útil para a estratégia logística da sua empresa. Você já vai descobrir o porquê ao longo deste texto, bem […]

CargoX
Icone R. Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de seg a sex das 9h ás 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2021 Cargo X. Todos os direitos reservados.