Quais as vantagens do Business Intelligence na gestão de supply chain?

| 26/03/2020 - 02:03
Compartilhe:

As empresas estão sentindo a necessidade de encontrar ferramentas que acelerem os seus processos, mas, ao mesmo tempo, ofereçam mais precisão e agreguem valor ao negócio, fazendo com que o cliente enxergue a empresa com maior credibilidade e confiança.

A aplicação do Business Intelligence na gestão de supply chain é uma das tendências que mais vêm trazendo resultados satisfatórios para gestores da área. Essa ferramenta permite o trabalho com um volume grande de dados que fazem toda diferença na atuação estratégica do setor logístico.

Diante de tantas informações relevantes, torna-se possível visualizar melhorias e otimizações, além dos insights que podem ser obtidos a partir de dados esclarecedores. Entender as vantagens do Business Intelligence é fundamental para negócios que desejam criar um diferencial no mercado.

Este post vai mostrar melhor como o BI pode ser uma importante ferramenta quando utilizado no setor de logística. Confira!

Saiba o que é Business Intelligence (BI)

A gestão estratégica de empresas é uma necessidade que cresce a cada dia. Metas e objetivos são sempre planejados em torno da proposta de desenvolvimento do negócio, obtendo resultados satisfatórios em curto, médio e longo prazo. Entretanto, para conseguir isso, é importante valer-se de alguns mecanismos que contribuam para essa proposta.

O Business Intelligence (BI) é um processo que trabalha com dados em grandes volumes, sempre trazendo informações precisas sobre a atividade da empresa. O que torna o BI relevante é que esses dados colhidos são estratégicos, passando por estudos que ajudaram a entender melhor o que eles significam, sendo assim transmitidos a todos os setores da empresa.

As informações que o departamento de BI colhe e analisa são de todos os tipos, avaliando questões como a atuação da empresa no mercado, os hábitos de consumo dos clientes e o desempenho de todos os setores.

Diante dessas informações precisas, a equipe de BI consegue fazer uma leitura mais detalhada, indicando o que aqueles dados podem representar. Com esse conteúdo em mãos, os diversos segmentos do negócio podem trabalhar em melhorias e otimizações das práticas de trabalho.

Entenda melhor a relação de supply chain e logística

Fundamental, a logística é o processo mais amplo e responsável por todas as etapas de trabalho com produtos e suprimentos, desde a compra, passando pelo armazenamento, até a distribuição. Todos esses processos fazem parte do planejamento logístico e estão sob responsabilidade dos gestores e de suas equipes.

É possível dizer que o supply chain, apesar de ser um conceito mais específico, está compreendido dentro da logística. Ele nada mais é, na tradução literal do inglês, que a cadeia de suprimentos, ou seja, todo o caminho percorrido por esses produtos.

Essa cadeia só funciona adequadamente se cada um dos membros envolvidos, ou seja, as empresas, atuarem com organização, buscando otimizar as etapas e gerir de forma adequada as suas respectivas obrigações, sempre guiados pelo gestor. Assim, essa logística em que cada um depende do outro para um negócio funcionar acontece de forma adequada.

Conheça as vantagens do Business Intelligence na gestão de supply chain

Para que o supply chain funcione adequadamente, é necessário que haja recursos modernos e técnicas de trabalho que busquem a otimização de cada uma das etapas do processo.

O uso do Business Intelligence na gestão de supply chain é uma forma de conseguir isso, trabalhando para que a cadeia consiga ter um desempenho ainda melhor, dinamizando e melhorando essa comunicação entre os seus membros, reforçando métodos interessantes e obtendo boas ideias sobre novas práticas que venham a agregar nesse trabalho.

A seguir, entenda melhor as principais vantagens do Business Intelligence na gestão de supply chain e como a aplicação correta dessa ferramenta pode trazer melhorias para a operação como um todo.

Facilita a tomada de decisões

Dentro da gestão estratégica, é importante dar cada passo com muita responsabilidade e segurança, o que pode ser realizado com dados e informações que reforcem ideias e esclareçam pontos importantes. A atuação de BI é de grande importância nesse sentido, oferecendo informações analisadas a partir de um grande volume de dados.

Com uma leitura detalhada e feita por meio de processos modernos, os gestores obtêm uma base muito segura e relevante para implementar novas práticas, realizar investimentos e dar qualquer passo que exija certeza.

O BI é fundamental para que membros de altos cargos dentro da empresa tomem decisões respaldadas por dados confiáveis e que passaram por estudos sérios.

Oferece relatórios detalhados

Por mais que muitas vezes sejam trabalhosos e complexos, os relatórios são parte fundamental do trabalho de todos os departamentos da empresa e, tratando-se de tomada de decisões, eles são ainda mais importantes. Logo, dá para entender como os relatórios são ferramentas imprescindíveis ao BI.

O trabalho de supply chain depende da análise dos dados colhidos. Otimizar as atividades só será possível diante de informações precisas sobre como as demandas estão sendo realizadas, a agilidade aplicada nessas demandas, os investimentos e todos os fatores que são importantes dentro do processo.

Com relatórios detalhados e personalizados, é possível identificar todo o esforço feito, por meio de números e informações precisas sobre o sucesso das estratégias aplicadas na gestão de supply chain.

Esses documentos serão sempre uma importante fonte de informação para otimização e identificação de processos que precisam de melhorias para serem realizados de maneira eficaz e eficiente.

Permite insights

Melhorar é sempre uma necessidade dentro da logística. Otimizar processos, reduzir custos, agilizar tarefas e tornar tudo melhor depende de analisar o que está sendo feito atualmente.

Os dados colhidos e estudados podem ajudar a descobrir gaps e necessidades específicas, estimulando o trabalho dos gestores para tomarem decisões mais arrojadas e inovadoras.

A aplicação de Business Intelligence na gestão de supply chain permite sair na frente, com novos métodos de trabalho que vão virar tendência no futuro. Pode ser muito interessante estar na vanguarda de processos que vão agregar ao mercado, não é mesmo?

Colabora para o controle financeiro

Quando a gestão de supply chain faz uso de BI, também é possível ter acesso a dados amplos e vastos em relação às finanças da empresa, entendendo melhor as despesas e os custos do processo de cadeia de suprimentos.

Naturalmente, diante dessas informações, será sempre possível identificar oportunidades de reduzir custos, sem que isso signifique uma perda da eficiência dos processos. Direcionar melhor os investimentos em prol de resultados, e até mesmo maiores margens de lucros, são outras possibilidades que o BI oferece aos gestores logísticos.

Dashboard em tempo real

Quanto mais clareza existir no momento de se comunicar, melhor será a recepção da informação, e, consequentemente, melhores serão os resultados a serem alcançados. Uma das vantagens do Business Intelligence que ainda podemos citar é proporcionar a melhor compreensão dos dados gerados para a operação.

Isso é possível por meio da aplicação de um dashboard que fornece as informações em tempo real. Os dados são reunidos e projetados de uma maneira resumida e focadas nas informações de maior relevância que vão influenciar na melhoria da atividade da equipe.

Um bom exemplo é o acompanhamento de um indicador de giro de produtos, por exemplo, que mostrará, por meio de gráficos, quantos produtos foram vendidos no dia, quais variantes e qual é o nível de estoque atual.

Com isso, as pessoas responsáveis pela compra de componentes ou do produto em si e pela produção do material sabem o que deve ser reposto e em quanto tempo. Todas essas informações podem ser incluídas no KPI para serem acompanhadas também em tempo real.

Erros são detectados mais rapidamente

Cada processo manual que a empresa tem dentro de sua operação significa risco de erros. Afinal, pode acontecer por falta de atenção, falhas nos treinamentos dos colaboradores, entre outros. A questão é: como detectar esses erros de forma mais precisa, para que as consequências não cheguem ao cliente final?

Quando as atividades repetitivas são reduzidas e o volume de dados para as análises é alto, tanto os erros tornam-se menos frequentes quanto a detecção das falhas acontece de forma mais rápida: tudo a partir do BI.

O monitoramento torna-se mais preciso com as informações em tempo real. Então, qualquer gap será evidenciado rapidamente, permitindo que os gestores identifiquem e corrijam qualquer incidente fora do planejamento da empresa antes que ele chegue ao cliente.

Controle maior dos processos

Devido às vantagens do Business Intelligence que citamos acima, o controle geral dos processos se faz mais robusto, visto que cada detalhe da operação será acompanhado por meio de uma base de dados que comporta altos volumes de informação.

O mapeamento das atividades e o acompanhamento contínuo de cada processo por meio dos KPIs faz com que os gestores saibam da taxa de eficiência de cada etapa do supply chain e entendam cada gargalo que pode tornar a operação menos produtiva.

Definitivamente, trabalhar com o BI na gestão de supply chain é uma maneira eficiente de tornar as etapas da cadeia mais produtivas, rápidas e precisas, otimizando a atuação e trazendo resultados mais satisfatórios em longo prazo.

As vantagens do Business Intelligence podem englobar toda a operação, contanto que seja bem aplicada e que os gestores incentivem a equipe a fazer a utilização inteligente da ferramenta, para que todos os resultados esperados possam ser alcançados e para que o negócio possa se desenvolver.

Foi importante saber mais sobre esse tema, não é mesmo? Que tal receber mais posts como este direto na sua timeline? É só seguir a Cargo X nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram!

Tags:
Redação Cargo X
26/03/2020 - 02:03

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...