carga lotação
Transporte

Quais as vantagens da carga lotação e como escolher a transportadora?

Conhecer as vantagens da carga lotação é essencial para se manter em um mercado cada vez mais competitivo. Afinal, a política de redução de custos impera no mundo corporativo, fazendo com que as empresas precisem buscar saídas mais inteligentes.

Para gerar uma satisfação real, é necessário que o consumidor perceba de forma clara o valor adicional que o seu fornecedor está gerando, ou seja, ter um motivo para permanecer fiel e repetir a compra.

Na área de logística, isso é possível quando o gestor consegue aliar otimização do tempo das operações com um controle claro de gastos. A carga lotação é uma das alternativas que facilita esse objetivo.

Continue lendo o post e conheça os pontos mais importantes e as vantagens da carga  lotação. Boa leitura!

O que é carga lotação?

Essa modalidade, também conhecida como carga fechada, acontece quando a mercadoria a ser transportada ocupa todo o compartimento de carga do caminhão. Além disso, nos casos em que a mercadoria precisa ser colocada separada das demais, também acontece a carga lotação.

Quais as vantagens da carga lotação?

O envio de mercadorias não é um dos processos mais baratos para as empresas. Somado a isso, muitos gestores desconhecem as várias modalidades dessa área e acabam limitando-se as mais populares, como a carga fracionada.

A carga de lotação, porém, é uma das alternativas mais seguras para empresas que trabalham com grandes volumes, além de trazer uma considerável diminuição de gastos. Vejamos, abaixo, as principais vantagens da carga lotação.

Facilidade de negociação

Para que um serviço de entrega seja fechado, muitas etapas burocráticas precisam ser finalizadas. Se a escolha for por compartilhamento de carga, esse processo pode ser ainda mais cansativo.

Por outro lado, quando o serviço é de entrega única, tudo se torna mais prático. Para que não aconteçam divergências, basta que haja um acerto entre o contratante e a transportadora sobre os horários de retirada e/ou entrega da mercadoria.

Melhor economia

Quando falamos de carga lotação, estamos falando de uma negociação exclusiva. Isso não acontece em outras modalidades de extração e entrega de mercadoria.

Por exemplo, na carga fracionada, a empresa precisa submeter o seu produto a diferentes situações, como passar por diferentes depósitos e pontos de entrega. Todo esse trâmite acaba onerando o serviço para o contratante.

Se você tem um contrato para entrega única, a carga não precisará passar por diferentes depósitos ou veículos com a carga lotação, sendo determinante para uma contenção de custos.

Maior segurança

Logicamente, toda transportadora precisa focar na segurança das mercadorias. As condições da carga no momento da entrega é um dos fatores determinantes para a reputação de qualquer empresa do setor.

O serviço de carga lotação amplia a taxa de segurança de maneira considerável. Nessa modalidade, a mercadoria é colocada em um único veículo, muitas vezes sem a presença de outros itens e a carga só é retirada do veículo quando chega ao seu destino. Esse processo fechado ajuda a prevenir várias situações que podem prejudicar a mercadoria, como furtos, avarias e erros na entrega.

Pontualidade

Outra grande dificuldade que empresas e clientes costumam enfrentar com transportes de mercadorias é a pontualidade do serviço. Ou seja, nem sempre o problema é a entrega fora do prazo combinado, já que, muitas vezes, é o fato da mercadoria ser entregue em períodos diferentes.

Por exemplo, imagine que você precise de uma quantidade de matéria-prima para a fabricação de roupas, mas o trabalho só pode ser desenvolvido quando todo o material estiver à disposição.

No contrato com a transportadora, você optou por carga fracionada. No dia da entrega, a primeira remessa chega no horário combinado, mas as outras só serão efetuadas com atraso de alguns dias. Isso, com certeza, comprometeria toda a sua produtividade, não é?

É nesse ponto que a opção por carga lotação se torna mais viável. A pontualidade dessa modalidade é muito maior, e a certeza de que a mercadoria será entregue toda de uma vez é garantida.

Como escolher a transportadora certa?

Todas as vantagens da carga lotação apresentadas anteriormente apenas são possíveis se a transportadora escolhida cumprir com os resultados esperados. Por isso, tão importante quanto optar pela carga lotação é escolher uma transportadora eficaz.

Abaixo, apresentaremos dicas de como fazer a escolha certa.

Custo, qualidade e tempo

O preço é um fator determinante na escolha de uma transportadora e normalmente está entre as primeiras consultas nas empresas do ramo. Mas também é importante considerar dois aspectos: a qualidade e o tempo de entrega.

Como contratante, você precisa identificar as necessidades da sua empresa e os fatores que considera essenciais. Se a escolha for simplesmente pela transportadora mais barata, você pode estar sacrificando a qualidade e o tempo de entrega.

Manter esses pontos em mente ao avaliar as opções reduzirá o risco de erros e prejuízos futuros. É essencial um estudo sobre as suas carências antes de buscar por uma operadora de transportes.

Confiabilidade

O seu negócio certamente depende da chegada das cargas ao destinos nas datas planejadas. Uma transportadora confiável pode ajudar a construir uma reputação positiva para sua empresa e, consequentemente, atender às expectativas dos seus clientes.

Imagine fechar negócio com uma transportadora que tenha um custo baixo, mas que nunca entrega a sua mercadoria no período estabelecido, fazendo com que o seu produto não chegue ao mercado a tempo.

Você pode até economizar dinheiro em curto prazo, mas essa transportadora vai acabar representando grandes prejuízos com cargas atrasadas ou danificadas, além de manchar a reputação da sua marca.

Escolher uma transportadora que tenha uma comunicação transparente sobre a sua remessa é importante, pois ela apresenta um serviço adequado e mantém você informado sobre o status da mercadoria.

Segurança e tecnologia

O que a segurança significa para você como contratante? Imagine duas transportadoras: uma têm preços mais baixos, mas é conhecida por não cumprir os prazos estabelecidos, e tem taxas de acidentes superiores à média do setor.

A outra transportadora têm preços ligeiramente mais altos, mas usa dispositivos de registro eletrônico para rastreamento e todo um aparato tecnológico em diferentes etapas dos processos. Qual empresa você escolheria?

Assim como a segurança é essencial para o seu negócio, é igualmente importante para seus clientes o envio com uma transportadora que prioriza a segurança e a tecnologia, melhorando a imagem da sua empresa no mercado e aumentando o número de vendas.

Hoje, a tecnologia já é um diferencial de escolha para os consumidores. Ter a comodidade de acompanhar o trajeto da carga é, com certeza, um grande chamariz no setor logístico.

Portanto, as vantagens da carga lotação são excelentes para empresas que trabalham com grandes volumes e lidam com clientes mais exigentes. Esses benefícios ajudam a aumentar a taxa de satisfação dos clientes em relação ao serviço logístico das organizações!

Gostou das vantagens da carga lotação? Entre em contato conosco e escolha a melhor opção para o seu negócio!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
tipos de cargas

Os 6 tipos de cargas mais frequentes nas rodovias brasileiras

O transporte rodoviário é um dos mais relevantes para a economia brasileira e, diariamente, vários tipos de cargas circulam por […]

Categoria: Transporte
Mais
carga lotação

Afinal, o que é carga lotação?

Entre os desafios diários do transporte de cargas, é preciso entender o que é carga lotação e quais os benefícios […]

Categoria: Transporte
Mais
terceirizar a frota

Quais são as vantagens de se terceirizar a frota?

Preocupado em assegurar mais agilidade e eficiência aos processos logísticos em sua empresa? Então, terceirizar a frota pode ser uma […]

Categoria: Transporte
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também