Você sabe como será o profissional de logística do futuro? Neste artigo, separamos as 5 habilidades essenciais que serão cada vez mais cobradas aos atuantes da área. Aproveite a oportunidade para aprimorar o seu currículo com as competências certeiras que te colocarão em uma jornada de sucesso. Boa leitura!
1. Resiliência
Ser resiliente é muito mais que ter uma boa adaptabilidade. Trata-se de continuar produtivo, com inteligência emocional, mesmo em cenários totalmente adversos. O profissional de logística do futuro tem que ser flexível. Afinal, o mundo muda o tempo todo. Alterações tecnológicas, financeiras, políticas e processuais podem transformar o trabalho sem aviso.
Com isso, a atitude positiva, que permite pensar em novas soluções e minimizar prejuízos, fará com que você sobreviva no mercado. Recomendamos que fortaleça seu lado emocional e entenda que nem tudo está sob o nosso controle — mas o que fará com o novo cenário apresentado está nas suas mãos.
2. Inovação
Essa habilidade é complementar à primeira. Atualmente, observamos softwares e outros recursos tecnológicos ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Aí vai um spoiler: isso vai continuar! Cabe a você aprender e dominar as inovações antes que elas te dominem. Mais que isso, será exigido que o profissional de logística do futuro seja capaz de pensar e propor novas soluções aos problemas que se apresentarem, com sua visão sistêmica. Pensar fora da caixa também será imprescindível.
Entre os requisitos que serão exigidos pelos recrutadores, vale mencionar a capacidade de ler, escrever e interpretar dados no contexto a fim de tomar decisões estratégicas. Nesse contexto, aplicar a inteligência artificial e o aprendizado de máquina na cadeia de suprimentos garantirá o seu sucesso profissional.
3. Visão do todo
A logística faz interface com praticamente todas as áreas da empresa. Portanto, o profissional de sucesso é aquele que compreende a gestão de ponta a ponta. Ele consegue praticar a colaboração com sinergia, ou seja, aproveita as diferentes habilidades dos colegas para criar um ambiente mais produtivo.
A visão do todo envolve ter consciência do próprio trabalho, além de saber como ele afeta os processos da organização. Ao mapear riscos, você conseguirá agir com eficiência, garantindo a satisfação do cliente. Vá muito além de sua rotina!
4. Raciocínio lógico para resolução de problemas complexos
O profissional de logística do futuro sabe identificar problemas rapidamente, antes que eles causem danos desastrosos. Somado a isso, ele aplica, entre as variadas opções, a ação corretiva mais acertada à situação. Ele não pode ter medo de assumir riscos e de se arriscar com base no seu raciocínio lógico. Para isso, é necessário organizar as informações operacionais de forma clara e saber utilizá-las no momento adequado.
5. Conexão com a cultura ESG
O termo ESG vem do inglês Enviromental, Social and Governance. Em tradução livre, entendemos o conceito como o meio ambiente, o social e a governança corporativa. Para aplicá-lo, as organizações estão investindo em uma série de práticas empresariais e de investimento, além de critérios de conduta, que mantenham estreita relação com a sustentabilidade.
A lógica é que as instituições pensem nos impactos gerados pelo negócio no meio ambiente e nas pessoas. Em seguida, com essa consciência, elas devem tomar atitudes que deixem marcas positivas no mercado. É necessário integrar o princípio ESG à estratégia, a fim de melhorar a eficiência logística, sem prejudicar o planeta, o público interno e externo.
Como você deve ter percebido, a cultura ESG mantém relação com todas as áreas do negócio. O profissional de logística do futuro precisa aplicar ações que diminuam a poluição emitida pelos veículos utilizados no transporte. Também deve contar com recursos que favoreçam a ergonomia e a integridade dos trabalhadores nos armazéns, por exemplo.
Somado ao escopo, destacamos as habilidades de cumprir as diretrizes de compliance do negócio e manter uma rotina de melhoria contínua. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada. Ela aponta falhas, otimiza processos, além de gerar dados que impulsionam aprimoramentos.
Na Cargo X, por exemplo, o match digital entre cargas e caminhões possibilita, diariamente, que caminhoneiros viagem menos tempo sem carga. Eles aproveitam a ida e a volta de um frete. A cultura ESG já está acontecendo.
Gostou de conhecer as 5 habilidades essenciais do profissional de logística do futuro? Elas poderão nortear os seus próximos passos de qualificação. Aproveitando o assunto, sugerimos que baixe o nosso guia de logística e otimização de negócios. Chegou a hora de vivenciar a transformação na sua carreira!