Profissionais que fazem a gestão de estabelecimentos sabem que tão importante quanto garantir que o produto chegue nas mãos do cliente nos prazos ajustados é saber que essa mercadoria estará em perfeito estado. A integridade e a segurança, frente ao valor dos objetos transportados, são de alta relevância.
Pensando nisso, muitos empreendimentos optam por contratar um seguro de cargas.
Apesar da popularidade, não é todo mundo que sabe mesmo como esse benefício funciona. Você sabe como é feito um seguro de cargas? Quer saber como contratá-lo? Então leia o texto abaixo!
O que é o seguro de cargas?
Se o cliente compra uma mercadoria pela internet, ou a loja tem uma rede de distribuição ampla, a próxima etapa para o estabelecimento é entregar os itens. Para tanto, utilizam-se meios rodoviários, hidroviários, aéreos e ferroviários.
Imagine se essas mercadorias chegassem danificadas ao consumidor? É exatamente por isso que surgiu a ideia de fazer um seguro de cargas. As soluções, basicamente, garantem que, se determinado produto não chegue no tempo estipulado, de sorte a causar danos ao comprador, ou tenha avarias, a empresa não tenha que arcar com os prejuízos relacionados à questão.
Na grande maioria dos casos as seguradoras proporcionam ressarcimentos e indenizações para as transportadoras com que fecharam negócios. Dependendo do tipo de cobertura, é possível garantir o reembolso em casos de furtos e acidentes, além de desaparecimento de cargas e outros sinistros.
Quais as vantagens de contratar um seguro de cargas?
Ter algum tipo de seguro pode trazer diversas conveniências para um negócio que vende a longa distância. Saiba quais são os principais aqui:
Dá credibilidade ao negócio
Uma empresa que entrega seus produtos no período estipulado e em perfeito estado causa uma ótima impressão em seus clientes. Mas, se ocorre algum sinistro, é importante também apresentar soluções rápidas para satisfazer os clientes.
Um seguro, com seus ressarcimentos e indenizações, permite a solução mais célere de um eventual sinistro, de sorte que a empresa poderá potencializar o atendimento ao cliente. Os compradores, assim, estarão mais inclinados a comprar novamente no seu estabelecimento e indicá-lo para outras pessoas.
Tem mais segurança
A segurança do transporte é um dos principais quesitos para quem contrata um seguro de cargas.
Garantindo que a empresa terá um reembolso do valor da carga, caso haja um imprevisto com as entregas, o gerente de logística ou gestor ficará mais tranquilo em relação aos itens que serão trasladados para um determinado destino.
Evita prejuízos de grande monta
Quem tem um negócio com maior distribuição de itens sabe todo o incrível esforço logístico que precisa ser feito para que tudo ocorra eficientemente.
As empresas que optam por seguros de cargas têm como atenuar as chances de lidar com prejuízos decorrentes de sua rede de distribuição ou de ocasionais sinistros com entregas para os clientes.
Quais são os tipos de seguro de cargas?
Existem vários tipos de seguros de cargas no mercado. Para saber qual escolher, observe um resumo sobre os principais deles a seguir.
Seguro de Riscos Rodoviários
Este é um dos tipos de seguro de cargas mais popular no mercado, especialmente devido ao grande número de entregas via sistema rodoviário.
Nele, há a cobertura de riscos causados por acidentes ou outros imprevistos que atrasem a entrega da mercadoria.
Seguro de Transporte Nacional
É o tipo que garante o transporte das mercadorias em território brasileiro. Essa modalidade cobre danos causados pelo transporte via qualquer meio, além de acidentes, explosões e incêndios.
Para contratá-lo, o estabelecimento pode optar por apólices avulsas (uma para cada viagem de entrega) ou uma apólice aberta, usada normalmente por empresas que fazem muitas entregas de longa distância.
É importante lembrar que, na grande maioria dos casos, esse seguro é obrigatório e poderá ser feito tanto por empresas de direito privado quanto de direito público.
Seguro de Transporte Internacional
O seguro de transporte internacional cobre, como o nome já diz, a entrega de produtos para endereços fora do Brasil. Por essa razão, é usado por empresas que lidam com o comércio exterior.
Além de cobrir aqueles danos causados por acidentes, também reembolsa o valor de fretes, impostos e outros tributos pagos pelo cliente na hora do envio.
Como escolher um bom seguro?
Para saber qual é o melhor seguro para o estabelecimento em que trabalha, é conveniente saber, antes de qualquer coisa, o perfil de seus clientes. Eles moram em território nacional ou também há uma alta demanda de aquisições fora do país? Qual é o meio de transporte mais utilizado para fazer as entregas?
Sabendo as respostas para esses questionamentos, já é possível efetivar uma seleção mais criteriosa do tipo de serviço ideal para a sua loja ou empresa.
Em seguida, é preciso fazer um bom levantamento de planos de cada seguradora. Além dos preços cobrados, leve em consideração quais são os riscos cobertos por cada orçamento, a fim de saber qual trará melhor custo-benefício.
Um dos quesitos mais importantes do seguro é a sua cobertura. Fique atento ao tipo de cobertura oferecido pela seguradora. Via de regra, existem três tipos: o Ampla A, o Restrita B e o Restrita C.
O Ampla A é a cobertura que garante o reembolso da mercadoria por conta de qualquer dano causado a ela, uma lista que vai desde colisões até assaltos e extravios.
Em contrapartida, a cobertura restrita B cobre o ressarcimento em alguns casos específicos, como acidentes e terremotos. Porém, caso o imprevisto na distribuição tenha sido causado pelo cliente ou algum de seus funcionários, o dinheiro não será reembolsado.
A cobertura restrita C, por outro lado, cobre as mesmas situações que a restrita B, porém com a exclusão de roubos e desaparecimentos de cargas. Assim, o segurado deve pensar muito antes de fechar contrato com essa modalidade de cobertura. Em diversas ocasiões, o segurado pode escolher o tipo de cobertura a partir do pedido de compra já realizado.
Após escolher o seguro ideal, entre em contato com a seguradora para acertar os últimos detalhes. Dentre eles, especifique qual o tipo de mercadoria, veículo, endereços de origem e destinatário. Em seguida, lembre-se de que o pagamento do serviço e das tarifas deverá ser feito antes do despacho da mercadoria.
Existem seguros obrigatórios?
Além de garantir um serviço privado de seguro de cargas, é importante saber que existem alguns seguros que são obrigatórios para todas as empresas.
Entre eles, estão o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas (que cobre prejuízos causados por acidentes rodoviários), o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Cargas (via aérea) e o Seguro de Responsabilidade Civil Armador (referente ao transporte aquaviário). Outro bom exemplo é o Seguro de Responsabilidade Civil Facultativo por Desaparecimento de Cargas.
O seguro de cargas é um serviço essencial para quem deseja ter tranquilidade na hora de entregar suas mercadorias. Você tem interesse nesses tipos de serviço? Entre em contato com a CargoX e saiba mais detalhes!