Por-que-investir-em-empresas-que-qualificam-seus-motoristas
Transporte

Por que investir em empresas que qualificam seus motoristas?

Independentemente de qual seja o segmento em que a empresa atua, é importante contar com bons profissionais, que sejam devidamente qualificados para exercer suas atividades.

No ramo de transporte de cargas, a situação é a mesma. Os motoristas devem ser qualificados para exercer seu trabalho. Por esse motivo, na hora de contratar os serviços de uma empresa logística, verifique se ela investe na qualificação de motoristas!

Leia o post e entenda melhor sobre o assunto.

Como é feita a qualificação dos motoristas

Para efetuar a devida qualificação de motoristas, a empresa deve investir em atualizações regulares para ter certeza de que os profissionais dirigirão sempre dentro da lei.

O motorista, na verdade, necessita de uma série de qualificações para poder conduzir um caminhão de uma empresa por rodovias perigosas, sempre se mantendo na velocidade requerida, sabendo como agir diante de dificuldades imprevistas e tomando o máximo cuidado com a carga que leva.

Um dos maiores perigos a que um motorista de carga está sujeito é o de assaltos, que podem mesmo ameaçar não somente a segurança das mercadorias, mas sua própria integridade e vida.

As certificações de segurança, meio ambiente e saúde

Essa capacitação tem como objetivo treinar o motorista para que ele esteja apto a prevenir acidentes que ocasionam danos à carga, ao meio ambiente e à vida — seja a sua ou de terceiros.

A responsabilidade civil de uma empresa de transporte envolve a integridade e a vida de terceiros que possam ser afetados por atitudes irresponsáveis ou pelo despreparo dos motoristas.

Há políticas de segurança relacionadas à profissão e outras mais específicas, associadas à empresa em que o motorista trabalha. Ele deve estar apto para seguir as duas.

As situações de emergência

Outro ponto importante na qualificação de motoristas é prepará-los para agir oportunamente diante de determinadas situações.

O melhor é evitar essas situações, mas no caso de não ser possível fazer isso, o jeito é lidar com o problema da melhor maneira possível.

O motorista precisa passar por simulações para saber como se comportar diante dos imprevistos, especialmente os acidentes. Ele precisa se manter sob controle e procurar minimizar os danos, já que não foi possível evitá-los.

Essas situações de emergência podem ser causadas pelo motorista ou não, mas ele sempre estará envolvido.

O curso de direção defensiva

Esse curso é destinado a motoristas de transporte de passageiros e de carga, buscando modificar hábitos considerados nocivos e implementar hábitos saudáveis.

Essa etapa da qualificação de motoristas envolve aulas teóricas e práticas. O profissional deve passar ainda por avaliações para que fique confirmada a aplicação efetiva dos conceitos de direção defensiva.

É preciso ter certeza que o motorista se libertou dos vícios ao volante e que a carga entregue aos seus cuidados está realmente protegida.

O treinamento operacional em simuladores

Com o desenvolvimento tecnológico, a qualificação de motoristas torna-se mais eficaz. O uso de simuladores permite que o motorista desenvolva suas habilidades na direção de um veículo de carga.

A vantagem dessa simulação é que não existem riscos reais, mas a possibilidade de lidar com todas as situações e perigos como se elas realmente estivessem acontecendo.

O motorista deve saber guiar seu principal instrumento de trabalho, o caminhão. Deve saber conduzi-lo com eficiência e segurança do ponto de origem ao ponto de chegada, contribuindo assim para aumentar a produtividade da empresa.

A certificação SASSMAQ

A qualificação de motoristas é responsabilidade da empresa de logística da qual eles são funcionários ou agregados, como uma transportadora. Porém, a empresa que vai buscar seus serviços pode solicitar a apresentação das devidas certificações do motorista, inteirando-se da periodicidade com que são feitas as capacitações e atualizações.

A certificação SASSMAQ só é concedida por meio de treinamento e avaliação. Ela certifica que o motorista tem as aptidões necessárias para dirigir e conduzir o transporte de carga com total segurança.

Essa certificação é ainda mais importante quando a carga a ser transportada é feita de produtos químicos e/ou perigosos. Para conduzir esse tipo de carga, o motorista precisa de um preparo ainda maior.

O motorista precisa da habilitação nas normas Transqualit

Consiste em sistema de gestão de qualificações de motoristas para transportadoras. Com essa capacitação, o motorista fica ciente dos seus deveres e direitos perante a empresa na qual trabalha ou que contratou seus serviços.

Esse curso é importante porque ensina o motorista sobre os aspectos jurídicos de sua profissão.

Os cursos MOPP

Esses cursos são oferecidos em parceria com o DETRAN e qualificam os motoristas a guiarem seu veículo de carga com total segurança.

Os cursos de MOPP devem ser refeitos a cada cinco anos, de acordo com o tipo de habilitação que o profissional tiver para carga perigosa.

O curso sobre a resolução 168

Esse curso representa um diferencial competitivo importante para o profissional que deseja se destacar no mercado de transporte de carga e obter um trabalho mais efetivo.

Trata-se de uma reciclagem para o motorista, considerando as normas e regulamentos em vigência no segmento de transporte.

O gerenciamento de riscos

Muitos ainda julgam que cabe somente ao gestor de frotas gerenciar riscos no transporte de cargas, mas esse é um engano. O motorista precisa ter um conjunto de conhecimentos específicos para compreender a quais riscos está sujeito e como geri-los, seja evitando-os ou lidando com eles.

Essa especialização valoriza o profissional e ele poderá até tornar-se um especialista na segurança de trabalho.

A necessidade da ética e da responsabilidade do motorista

A qualificação de motoristas não envolve apenas aspectos técnicos de seu trabalho, mas aspectos éticos e morais. A conduta do profissional deve ser mensurada conforme o comportamento que ele apresenta em sua vida social e pessoal.

O motorista precisa se engajar com sua atividade, ser responsável e digno de confiança. Um mau profissional perde, pouco a pouco, espaço no mercado de trabalho e sua má reputação poderá acompanhá-lo inclusive em outras atividades que venha a desempenhar.

Por esse motivo, a empresa que busca os serviços de transporte de cargas deve se inteirar sobre a idoneidade dos motoristas em geral e, mais especificamente, sobre aquele que vai levar a sua carga.

Informações podem obtidas por meios dos colegas de trabalho do profissional e do próprio gestor. Caso o gestor mantenha funcionários de índole duvidosa trabalhando na empresa, deve-se desconfiar da idoneidade do próprio gestor.

Quando vai procurar os serviços de uma empresa de logística considera esses pontos, informa-se sobre a qualificação de motoristas? Se gostou do post, não deixe de assinar a newsletter para receber mais posts informativos e esclarecedores diretamente no seu e-mail!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Panorama Geral do Transporte do BrasilPowered by Rock Convert

Artigos relacionados

Mais
terceirização do transporte

Como a terceirização do transporte pode reduzir custos operacionais

O transporte de cargas já foi visto apenas como uma despesa a mais para as empresas. No entanto, esse panorama […]

Categoria: Transporte
Mais
terceirizar a frota

Quais são as vantagens de se terceirizar a frota?

Preocupado em assegurar mais agilidade e eficiência aos processos logísticos em sua empresa? Então, terceirizar a frota pode ser uma […]

Categoria: Transporte
Mais
carga lotação

Quais as vantagens da carga lotação e como escolher a transportadora?

Conhecer as vantagens da carga lotação é essencial para se manter em um mercado cada vez mais competitivo. Afinal, a política […]

Categoria: Transporte
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também