Por que a gestão de pessoas na atividade logística é importante?

Artigos

gestão de pessoas na atividade logística

Escrito por Ana Beatriz

Data: 03/10/2018

A atividade logística depende de uma série de fatores para que ocorra em sua melhor forma. Estamos falando de aparatos tecnológicos, de maquinário adequado, de espaço físico suficiente, de veículos de qualidade, dentre tantas outras questões.

Mas todo gestor da área deve ter em mente que nada disso é suficiente se a equipe da empresa não tem conhecimento e motivação em seu trabalho. É justamente por isso que a gestão de pessoas na atividade logística é fundamental.

Afinal, por trás de cada etapa do processo logístico existem pessoas que são responsáveis pelas decisões e pela execução de tarefas. E se os objetivos delas não estão alinhados aos da empresa, se elas não receberam o treinamento e a capacitação adequados ou, ainda, se sentem desmotivadas em seu trabalho, toda a atuação da empresa está comprometida.

Neste artigo, vamos entender os impactos positivos da gestão de pessoas para a atividade logística. Acompanhe a leitura e saiba como otimizar ainda mais os seus resultados!

Um grande desafio

A gestão de pessoas é a área de administração que cuida de todos os elementos relacionados ao fator humano dentro da empresa. É a responsável pelas contratações, pela gestão de carreiras, pelos treinamentos e muito mais, consolidando-se como uma área extremamente estratégica para o sucesso da organização.

A atividade logística é caracterizada pelo ritmo acelerado e intenso dos processos e pela necessidade de agilidade na tomada de decisões e na execução de tarefas do dia a dia. Justamente por isso, implantar uma gestão de pessoas eficiente e bem estruturada pode ser bastante desafiador.

Mas é preciso compreender que reservar tempo e recursos para conhecer as demandas da equipe, trabalhar na motivação do time e oferecer capacitação constante é uma forma de investir nos resultados da empresa. Cabe ao gestor, então, a percepção de que a gestão de pessoas só tem vantagens a oferecer.

Não deixe que a empresa caia no modo automático e trate sempre de refletir sobre as necessidades da sua equipe. Sem dúvidas, isso faz toda a diferença.

Os maiores benefícios

A gestão de pessoas traz grandes benefícios para o desempenho da organização. Além das vantagens diretas para os colaboradores, como o acesso ao conhecimento e às condições ideais de trabalho, a empresa também só tem a ganhar: a gestão de pessoas realizada de forma adequada otimiza os processos, torna a equipe cada vez mais eficiente e permite que a organização se posicione de forma competitiva no mercado.

Vamos apresentar alguns dos grandes benefícios da gestão de pessoas. Acompanhe!

Consolidação da cultura da empresa

cultura de uma empresa é um de seus maiores ativos intangíveis. Estamos falando do conjunto de objetivos, da visão de mundo, da forma de trabalhar e lidar com os obstáculos do mercado.

Esses conhecimentos e percepções são determinantes no modo de agir dos gestores e dos colaboradores da empresa. Claro, só é possível que toda a equipe os conheça e possa manter as expectativas sempre alinhadas a partir de uma gestão de pessoas bastante eficiente.

Garantir que toda a equipe conheça os objetivos da empresa e trabalhe de forma harmoniosa é um dos maiores benefícios alcançados a partir da gestão de pessoas.

Aumento na produtividade

A gestão de pessoas tem, também, impacto direto na produtividade da empresa. Isso ocorre porque, a partir do conhecimento das habilidades, pontos fortes e eventuais fraquezas de cada colaborador, é possível organizar os processos de forma a obter os melhores resultados de cada um.

Existem vários tipos de profissionais e, no contexto de um mercado cada vez mais desafiador e competitivo, é muito importante aprender a lidar com seres humanos. A boa gestão parte de conhecer o time da empresa e descobrir as melhores formas de manter todos satisfeitos e trabalhando com eficiência e assertividade.

Qualidade dos processos

A gestão de pessoas deve cuidar, também, da organização e da padronização dos processos. Faz parte das responsabilidades de um gestor de Recursos Humanos a estruturação de treinamentos e de outras atividades de capacitação, de forma a garantir que os colaboradores da empresa tenham acesso aos recursos necessários para a melhor execução de suas tarefas.

Além disso, quando a empresa entende a melhor forma de lidar com o seu time, fica muito mais fácil definir os processos fundamentais de logística, possibilitando que eles sejam executados de forma padronizada e cada vez mais eficiente.

Desenvolvimento das habilidades e retenção de talentos

Uma gestão voltada para os recursos humanos da empresa tem grande impacto no desenvolvimento das habilidades de cada um dos seus colaboradores. Isso, no setor de logística, é fundamental.

Ao conhecer melhor a equipe de colaboradores e entender como treinar cada um e quais são as tarefas que determinado profissional executa com mais qualidade, o gestor acaba incentivando o seu crescimento, tornando-o cada vez mais valioso para a empresa.

Ao mesmo tempo, cada colaborador percebe o seu valor dentro dos processos logísticos e sente-se parte importante do sucesso. Isso é fundamental para a retenção de talentos, dando origem a um time forte, eficiente e muito satisfeito.

Motivação da equipe

Equipes motivadas são muito mais produtivas. E só é possível trabalhar a motivação do time a partir de estratégias de recursos humanos. A gestão de pessoas na atividade logística passa, então, pela adoção de estratégias fundamentais para o engajamento dos colaboradores.

São várias as possibilidades: reuniões de feedback, celebração das conquistas, planos de cargos e salários, ações de integração, entre tantas outras atitudes que contribuem para que o colaborador se sinta motivado com o seu trabalho. Os resultados são os melhores para ambas as partes: um colaborador motivado, reconhecido e engajado significa mais produtividade e melhores resultados.

A gestão de pessoas na atividade logística é de extrema importância para o sucesso da organização. É preciso ter em mente que metas, prazos, velocidade, otimização do tempo e do espaço e tudo mais que envolve a boa execução da atividade logística só podem ocorrer em um ambiente em que os profissionais são bem preparados e estão completamente alinhados com os objetivos da empresa.

Assim, investir na satisfação e no crescimento dos colaboradores é, também, investir no crescimento da empresa. É impossível dissociar as duas coisas e os resultados das operações logísticas da organização vão ser melhores na medida em que os recursos humanos recebem atenção e todos os cuidados necessários.

Gostou da leitura? Para ficar por dentro de outras tendências e informações essenciais do mercado, assine a nossa newsletter e receba conteúdo atualizado e de qualidade!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: