Por que as empresas estão buscando softwares de otimização da logística?

Artigos

Escrito por Ana Beatriz

Data: 16/03/2018

A tecnologia pode ser uma das maiores aliadas de um gestor empresarial. Uma empresa que goza de pouca tecnologia ou de tecnologia ultrapassada termina perdendo potencial competitivo e, não raro, tem prejuízos.

No campo da logística, a falta de administração eficiente resulta em graves perdas para a empresa, na forma de desperdícios, compras mal feitas, entregas atrasadas, danos aos produtos estocados e dezenas de outros problemas.

Leia o post e veja os motivos que estão levando as empresas a buscar um software de otimização da logística!

As etapas da logística

Conforme a Associação Brasileira de Logística (ASLOG), existem diferentes níveis de conceituação logística, acompanhando a atualização tecnológica e as necessidades de aplicação. De acordo com a associação, existem 5 etapas na logística:

  • movimentação, armazenamento e transporte;
  • distribuição física (estoques, depósitos, filiais);
  • integração entre os diferentes departamentos (setor de produção, vendas, marketing, setor que controla as finanças, fornecedores, clientes);
  • administração da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management);
  • etapa avançada da logística para o mercado (a cadeia atua em conjunto a fim de proporcionar benefícios ao cliente, com custos mais baixos e serviços menores, pois as empresas trabalham integradas).

Existe uma relação entre produção e preço final. Assim, quanto menos uma empresa gastar no ciclo de produção, ela poderá oferecer mercadorias a preços mais acessíveis para o consumidor final. Por esse motivo, é que o gestor precisa investir em processos logísticos mais eficientes que assegurem custos mais baixos, mais produtividade e melhor qualidade final.

A importância de automação dos processos

Automatizar os processos é uma forma de obter os melhores resultados em logística. A automação ajuda a conquistar processos mais bem organizados, melhor monitoramento das operações (especialmente de armazenagem e entrega), melhor controle de custos e melhor planejamento.

O software de otimização da logística oferece funcionalidades que otimizarão as atividades operacionais da empresa. Dessa forma, será possível melhorar as compras, as vendas, a estocagem, a expedição de mercadorias, as comissões, o faturamento e assim por diante.

Veja a seguir os principais benefícios que o software de otimização da logística oferece às empresas.

A redução das falhas operacionais

Muitas operações que, anteriormente, eram efetuadas manualmente poderão ser processadas de forma automática — fato que contribui para diminuir os erros.

Os tributos, por exemplo, serão apurados conforme informações padronizadas, que seguem um parâmetro para servir a legislação. Devido ao cadastro prévio dos tributos no sistema automatizado, eles serão apurados sem erros.

O apoio adequado para a tomada de decisões

O software de otimização da logística possui potencial para integração de dados e geração rápida de relatórios detalhados. Desta maneira, o software age como um banco de dados seguro para que o gestor adote as melhores soluções, só tome decisões ponderadas, baseada em dados confiáveis.

Uma boa dica é conferir diariamente o fluxo de caixa associado à etapa de transporte, pois essa ação ajuda a tomar decisões melhores sobre investimentos e outras coisas.

O aumento da produtividade

Na medida em que as operações são realizadas de forma automática, os profissionais que são responsáveis por executá-los podem acumular mais atividades sem ficar com sobrecarga de trabalho.

Com a automação das operações mais repetitivas e prolongadas, os profissionais gozam de mais tempo para destinar à atividade principal da empresa, ao planejamento estratégico.

Dessa forma, são propostos aprimoramentos de processos e novos indicadores de produtividade e de logística.

A adequação à legislação

O software de otimização da logística, por ser um sistema informatizado, é parametrizado para atender as peculiaridades de cada negócio.

Por exemplo, cada estado possui sua própria alíquota de ICMS e é preciso que o sistema automatizado esteja adequado à forma como esse tributo é cobrado.

No Brasil, a legislação tributária muda constantemente e o software precisa se atualizar nesse sentido para manter a empresa sempre dentro da lei.

A otimização no fluxo de informações

O software ajuda a padronizar as informações de logística e de transporte, o que permite que os diferentes setores e filiais da empresa tenham os mesmos dados ao mesmo tempo e em tempo real.

Isso contribui para reduzir custos com telefonemas para passar informações de um a outro ponto ou de um a outro profissional. As informações transitam com segurança através do sistema, sem o perigo de serem perdidas ou distorcidas.

A administração mais eficiente nos custos de transporte

As informações mais bem estruturadas permitem a gestão de custos em geral, principalmente aqueles relacionados ao frete, já que as cotações são realizadas com mais precisão.

Para o gestor de frotas, o software ajuda a manter controle sobre os gastos com combustível, a depreciação do veículo, os custos com manutenção e pneus e outras coisas.

A gestão minuciosa das despesas com transporte possibilita uma visão sistêmica e em tempo real. O controle de gastos ajuda a manter uma margem de contribuição satisfatória.

O rastreamento, a roteirização, o monitoramento

Um sistema automatizado permite ainda monitorar todo o processo de entrega, acompanhando o trajeto da carga em sua rota em tempo real. O rastreamento e o monitoramento reduzem as probabilidades de assaltos e atrasos, já que é possível manter a comunicação com o motorista e coibir a ação de quadrilhas que atacam nas rodovias.

Com um sistema automatizado também é possível traçar rotas inteligentes, considerando a menor distância, os pontos de abastecimento, a presença de hospedagens, a segurança e outros fatores relevantes.

Com um bom software de otimização da logística, é possível até escolher a melhor transportadora ou transportador autônomo, aquele que atende de forma efetiva as suas necessidades, o que resulta em custos menores de frete. Para o caminhoneiro, por exemplo, pode ser vantajoso porque ele evita um retorno sem carga, fato que envolve prejuízos.

A vantagem competitiva

Certamente, o uso de um software de otimização da logística ajudará a empresa a desenvolver maior potencial competitivo. E sabe-se o quanto é importante para a empresa da atualidade manter bons diferenciais competitivos.

Essa vantagem vem em função da melhor tomada de decisões, da redução de erros, da otimização dos processos, do respeito à legislação, da gestão de custos, do fornecimento em tempo real de informações estratégicas, da integração entre diferentes setores e filiais, do atendimento de boa qualidade ao cliente e outros pontos relevantes.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler outros posts sobre tecnologia e logística em nosso blog!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: