O planejamento de distribuição (DRP) vem do inglês distribution requirements planning. Em logística, quando nos referimos ao conceito, estamos falando da ferramenta tecnológica utilizada para mapear e processar dados. Ela é aplicável à venda de produtos de segmentos diversos, desde o varejo até a indústria.
Muito mais que um simples registro, o recurso poderá transformar toda a sua operação com a gestão eficiente de mercadorias. Afinal, suas decisões poderão ser tomadas com base em informações confiáveis relacionadas à distribuição previsível. Ao longo deste artigo, vamos mostrar como o método funciona e por que apostar nele para melhorar seus resultados. Acompanhe!
O método de planejamento e distribuição é essencial para que os itens não faltem em um ponto de venda e sobrem no estoque. Sem a análise inicial e sem o transporte de itens no tempo correto, há o prejuízo com a concentração de mercadorias longe do consumidor. Portanto, talvez seja uma boa ideia você começar a pensar em maneiras de garantir a previsão da demanda da sua produção.
A situação em que, por outro lado, acontece o acúmulo de produtos nas prateleiras tampouco é desejável. O seu desafio é atingir o equilíbrio entre a oferta e a demanda. Definitivamente, isso não é tarefa fácil. Ainda bem que existem recursos tecnológicos como o planejamento e distribuição DRP para auxiliar nesse sentido.
Podemos dizer que fazer o planejamento de distribuição envolve controlar bem de perto o número de sua produção, a quantidade adquirida pelos pontos de venda e o que é efetivamente consumido pela pessoa física. Tudo isso impacta na redução de custos, na otimização de rotas com o direcionamento de itens aos locais que realmente precisam deles e no acompanhamento macro de todo o processo da empresa.
Basicamente, o método funciona em três estágios. Vamos apresentá-los na sequência. Confira!
Representa o mapeamento de todos os itens que estão em estoque, no centro de distribuição e, finalmente, nos pontos de venda. Tome nota de tudo e registre no seu sistema de gestão. Somente essa contagem simples já aponta indicadores importantíssimos. Em posse deles, você consegue saber:
A própria ferramenta, devido à inteligência artificial, é capaz de gerar relatórios completos. Basta que você dedique um tempo de análise para começar a criar estratégias de otimização. Será possível identificar, por exemplo, qual material tem a maior saída, bem como as áreas em que o consumo dele é destacado.
Entre as vantagens alcançadas com o planejamento e distribuição, o setor de suprimentos da sua empresa poderá trabalhar de forma mais acertada em relação ao provisionamento do estoque. O transporte também sofrerá impacto ao lidar com cargas na quantidade adequada, inclusive em períodos de oscilação de consumo.
A última etapa do processo de planejamento e distribuição consiste na análise do gasto com os fornecedores no momento atual versus o que é realmente necessário em termos de recursos. Com certeza você quer economizar com a adequação do volume de produção, certo? Além disso, sua estratégia poderá ser ampliada como conhecimento das demandas futuras.
Dependendo do software escolhido, ele mesmo apontará as ações indicadas ao desenvolvimento da organização. Em outras palavras, a metodologia contribui para o controle da disponibilidade de mercadorias, considerando a relação de oferta e demanda.
Gostou deste conteúdo sobre o planejamento de distribuição (DRP)? Esperamos que ele tenha despertado em você a curiosidade de buscar mais informações sobre o método. Assim, ele poderá impulsionar uma valiosa melhoria em sua empresa. Por falar nisso, recomendamos que acesse nosso outro material com 9 dicas para reduzir seus custos operacionais!