picking
Ferramentas e tecnologia

Picking: descubra como aumentar a eficiência logística da empresa

Você sabe o que é picking e como ele pode impactar diretamente no desempenho logístico da sua empresa? O picking, ou Order Picking, nada mais é do que a seleção de pedidos de um armazém, que determina a etapa de separação ou preparação de pedidos para despacho. Em resumo, seu conceito consiste em quatro etapas: localização do produto, coleta, movimentação e documentação do processo.

Essa atividade dita o ritmo de entrega de um produto e é uma das etapas de maior custo do processo de expedição, compondo entre 50% e 60% do custo operacional. Isso porque é necessária uma grande utilização de recursos humanos, equipamentos e tecnologia.

Por isso, perdas de produtividade nessa fase podem trazer aumento de custos e colocar sua companhia em risco, já que tais custos serão transferidos para o gasto final da empresa.

Neste texto, demonstraremos como o picking pode aumentar a eficiência do processo logístico do seu negócio, tornando sua operação mais produtiva e assertiva. Vamos lá?

Conheça os tipos de picking

Para cada tipo de negócio é necessário uma diferente estratégia e, consequentemente, diferentes tipos de picking, que vão depender das peculiaridades de cada operação, do número de produtos por pedido e dos intervalos de tempo entre as coletas. Apresentamos aqui os principais tipos.

Discreto ou por pedido

Esse procedimento é o mais simples. Nele, os produtos estão sobre prateleiras estáticas ou racks de pallet, com um único operador responsável por todo o processo de recolhimento. Além disso, os produtos são coletados um de cada vez, sendo um por pedido, o que reduz as chances de erros e oferece vantagem na segurança do processo, pois há apenas um documento para cada ordem de separação de pedido.

Porém, esse tipo de picking pode ser menos eficaz se confrontado com outros procedimentos, pois exige mais etapas e deslocamentos, apresentando, assim, diversos riscos, como maior tempo de conclusão (quando o volume de pedidos é grande).

Assim, o picking discreto ou por pedido pode funcionar bem em empresas com baixa quantidade de pedidos e grande número de produtos em cada um deles. Já em operações com poucos itens por requerimento, o método pode acumular muitos colaboradores no mesmo local, congestionando a operação e gerando perda de eficiência no processo.

Por zona ou área

No picking por zona, os campos de armazenagem são divididos por tipos de produto, enquanto que os operadores são divididos pelas áreas onde coletarão as solicitações. Caso o pedido esteja completo, será despachado. Se não estiver, os colaboradores transferem os mesmos para a próxima zona, incluindo mais produtos até o fechamento final.

Nesse processo é comum o uso de esteiras rolantes e de prateleiras próximas aos operadores, de forma a reduzir o tempo de deslocamento e evitar perda de eficiência com movimentação. No entanto, é necessária uma boa organização, para que não haja sobrecarga de determinadas áreas ou erros nos requerimentos, como falta de produto.

Essa metodologia pode ser mais eficaz em operações com alto volume de unidades de manutenção de estoque — SKUs: stock keeping units —, elevado número total de pedidos e quantidade de produto por requerimento de baixa a moderada.

Por onda

Já o picking por onda é muito parecido com o discreto, porém os pedidos são acumulados e sua separação é feita em períodos agendados previamente, garantido maior eficiência das operações. O cronograma é realizado com base na necessidade de entrega, de forma a respeitar o prazo combinado com o consumidor final.

O picking por onda pode se apresentar como uma solução para operações com alto SKUs e grande número de itens por solicitação (de moderada a alta). Entretanto, é inviável caso o prazo de entrega seja curto, uma vez que não é possível aguardar a chegada de uma quantidade considerável de pedidos para agrupar e arranjar uma onde de picking.

Por lote

Esta estratégia é semelhante ao picking por onda, porém no picking por lote os requerimentos são acumulados antes dos produtos serem separados e do início da coleta. Assim, essa forma de operação é mais produtiva do que as demais, pois os pedidos são concluídos simultaneamente, diminuindo as locações.

O processo conta com apoio de tecnologias programadas por lógica, que conciliam solicitações com os mesmos itens para redução de deslocamento. Se a quantidade de itens armazenados for baixa, esse método aumentará a produtividade do operador, reduzindo o tempo de movimentação. Contudo, a perspectiva de erros pode ser maior.

Saiba como aumentar a eficiência do picking

Através de estratégias de picking e a implantação de tecnologias de ponta é possível melhorar a eficiência de armazenagem e movimentação, ou seja, aumentar a velocidade da entrega final dos produtos. Afinal, as operações mais bem organizadas aperfeiçoam o processo de separação e preparação dos itens. Assim, além da empresa reduzir custos, os consumidores recebem o produto correto em um curto período.

Para alcançar essa melhoria na eficácia do picking, podemos adotar algumas técnicas. Confira!

Organize os produtos em posições estratégicas

Os itens de maior giro devem ser colocados, de preferência, perto da expedição, de forma a diminuir a distância percorrida pelo colaborador.

Defina o endereçamento logístico

O endereçamento correto de corredores, colunas e níveis melhora alocação de produtos no estoque, facilita a localização e aumenta a produtividade.

Reduza o uso de documentos físicos

Documentos em papel tornam o processo mais lento. Por isso, dê preferência para leitores de código de barra ou QR Code.

Utilize indicadores de desempenho

São definidos como ideais os seguintes indicadores: custo por item coletado, pedidos coletados por hora, custo da mão de obra e tempo de ciclo perdido.

Automatize processos

Em plena 4ª Revolução Industrial é indispensável a utilização de um ERP para manter a organização do estoque. Esse tipo de sistema associa operações e possibilita a visualização de dados em tempo real, tornando a criação de inventário e o gerenciamento de riscos muito mais fácil e eficaz.

Assim, a definição de uma estratégia de picking adequada ao seu negócio e integrada ao uso de tecnologia, proporciona diversas vantagens, como redução de custos, aumento de produtividade e aumento da satisfação do cliente. Enquanto o picking possibilita ganhos relevantes para o prazo de entrega e carregamento dos produtos, a tecnologia auxilia:

  • simplificando os processos;
  • garantindo centralização, maior segurança e confiabilidade das informações;
  • aumentando a agilidade nas operações e ajudando a promover a redução de custos;
  • estreitando o relacionamento com os parceiros de negócio;
  • fazendo a empresa se tornar mais próxima dos clientes;
  • proporcionando visão sistêmica e integrada dos processos.

Você gostou do conteúdo apresentado? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Veja como conseguir a redução de atrasos de entrega em sua empresa” e se torne um especialista no assunto!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
tecnologia

Como a tecnologia impacta nas operações logísticas?

O principal objetivo da logística é conseguir entregar o produto certo, da forma mais adequada, no menor tempo possível e […]

Categoria: Ferramentas e tecnologia
Mais
benchmarking na logística

Benchmarking na logística — Veja porque considerar isso em seu negócio!

Aprimorar os processos logísticos e adotar boas práticas de gestão são dois pontos fundamentais para otimizar os resultados, alcançar a […]

Categoria: Ferramentas e tecnologia
Mais
Compreenda-o-que-é-a-logística-colaborativa-e-como-ela-é-aplicada

Compreenda o que é a logística colaborativa e como ela é aplicada

A logística colaborativa não é um conceito novo, mas vem ganhando maior destaque nos últimos anos, e empresas do mundo […]

Categoria: Ferramentas e tecnologia
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também