Passa na TV: 8 atrações que têm tudo a ver com logística

Artigos

Passa-na-TV-Veja-8-atrações-que-têm-tudo-a-ver-com-logística

Escrito por Ana Beatriz

Data: 11/12/2017

Logística pode parecer uma temática pouco utilizada em atrações de TV. Mas, na verdade, não é bem assim. De forma direta ou indireta, existem alguns programas de TV sobre logística, que trazem informações com tópicos importantes e atualizados no mercado.

Ao longo da história, o poder e as capacidades de logística se mostraram muito relacionados. E a falta do conhecimento sobre o tema, seus recursos e benefícios, pode resultar em falhas e baixo potencial competitivo no mercado.

Então, para quem trabalha no ramo logístico, alguns dos filmes e seriados listados neste artigo podem ser indispensáveis para um aprendizado feito de forma mais leve, mas, ao mesmo tempo, crítica! Veja, abaixo, uma lista com algumas atrações que têm tudo a ver com logística e divirta-se enquanto se aperfeiçoa:

1. A Firma (1993)

Com a direção de Sydney Pollack e trazendo Tom Cruise como protagonista, esse suspense conta a história de Mitch McDeere (Cruise), um jovem advogado que consegue um emprego em uma empresa no Memphis, com um alto salário e diversas outras vantagens.

Ele logo descobre o envolvimento da empresa com lavagem de dinheiro da máfia e a morte de outros advogados, que deixaram a corporação anteriormente. Assim, o código de ética é um dos pontos questionados no filme.

Mas, junto a ele, também são abordados temas, como cultura organizacional, responsabilidade social, contabilidade e planejamento de carreira. Ou seja, toda a movimentação que consiste em atividades que também podem ser relacionadas ao campo da logística dentro de uma empresa.

2. Wall-E (2008)

Essa animação de sucesso da Disney e Pixar aborda, dentre outros, o tema da sustentabilidade — ou melhor, a falta dela no mundo.

Na história, a atmosfera está poluída por gases tóxicos, e a Terra é entulhada por lixo, fazendo com que a humanidade se retire para viver em uma nave gigantesca. Apenas alguns robôs são deixados no planeta e Wall-E é um deles.

Com a capacidade de se montar e se autoconsertar, ele consegue sobreviver compactando o lixo da Terra. A ideia é que esse trabalho continuasse a ser feito até que o planeta se tornasse habitável novamente, mas esse prazo já se estende por 700 anos.

No filme, é possível perceber fatores como a acomodação dos humanos habitantes da nave, que têm robôs para realizar todos os seus desejos e não reconhecem o mundo à sua volta, nem se relacionam bem uns com os outros.

Pontos como a alienação da sociedade moderna também são colocados em pauta, juntamente aos alertas às responsabilidades individuais e à busca por ações concretas que mudem uma realidade ou problema.

E o conceito de desenvolvimento sustentável também é tratado. Assim, pode-se perceber, na prática, a importância da logística reversa (uma saída para um problema considerado irreversível).

3. Breaking Bad (2008)

Uma das séries de TV de maior sucesso na atualidade, Breaking Bad pode ensinar bastante aos empreendedores e quem atua no mundo corporativo. Principalmente no que diz respeito à máxima de que é possível crescer, mesmo partindo “do nada”.

Sem dúvida, é um dos programas de TV sobre logística que trazem mais lições e reflexões.

A série de drama e humor negro conta a vida de Walter White (Bryan Cranston), um professor de química infeliz que teve uma carreira de sucesso no passado. Após descobrir um câncer em estágio avançado, ele resolve garantir a segurança financeira da família fabricando e traficando metanfetamina.

A movimentação eficiente dos produtos é retratada ao longo dos episódios, desde a fabricação ao contato com fornecedores e distribuidores. Além disso, também se vê, na prática, a importância do cumprimento dos prazos.

É claro que o produto em questão é ilegal, mas a trama é bem construída e pode trazer reflexões valiosas para gerentes de logística.

4. O Sucesso a Qualquer Preço (1992)

O drama estrelado por Al Pacino, Alec Baldwin e Jack Lemmon se passa em Chicago, em uma empresa de venda de imóveis. Seus corretores enfrentam tempos difíceis e são pressionados pela nova chefia, com a premissa de que ali não existe lugar para fracassados.

Blake, o personagem de Baldwin, promete aos empregados prêmios motivadores visando o aumento das vendas, como um Cadillac Eldorado. Além disso, os corretores de melhor desempenho garantem o recebimento de boas dicas para ficar no topo e ganhar os seus prêmios.

O tema central do filme pode ser considerado a ética, pois o roubo acaba deixando a competição injusta.

Assim, o que pode ser aprendido e colocado em prática pelos profissionais é que mais importante do que as campanhas de incentivo são as orientações de como os colaboradores podem melhorar em seus processos sempre de forma ética.

5. O Senhor das Armas (2005)

Esse drama que mistura ação e suspense é estrelado por grande elenco, com Nicolas Cage, Jared Leto e Ethan Hawke. A trama gira em torno de Yuri Orlov (Cage), que trafica armamentos em diferentes lugares do mundo e tenta estar sempre à frente do agente da Interpol Jack Valentine (Hawke).

Mesmo abordando guerras, tráfico de drogas e geopolítica, também é possível destacar cenas a respeito dos procedimentos de fabricação, cadeia de fornecimento e a apropriada chegada ao cliente final. Vale muito a pena!

6. Cidadão Kane (1941)

Tido como um dos melhores filmes da história do cinema, esse drama é produzido e estrelado por Orson Welles.

A obra narra a ascensão de um jornalista considerado um mito da imprensa norte-americana, mostrando sua trajetória, desde a infância pobre no interior até o ápice da carreira, quando se transforma em um magnata.

O filme é inspirado na história do milionário William Randolph Hearst, um empresário do ramo de editoras que criou uma rede de jornais poderosa. Indicado para gestores e administradores, Cidadão Kane é um clássico que aborda ideias inovadoras e os seus processos, levando à superação.

7. O Nome da Rosa (1986)

Estrelado por Sean Connery e Christian Slater, esse filme retrata a história de um monge franciscano recém-chegado a um mosteiro na Itália. Ali, a morte de sete monges no período de sete dias desvenda mistérios que escondem escândalos e violências sexuais.

Está estranhando que um filme como esse esteja em uma lista sobre programas de TV sobre logística? É que, diante dos conflitos de hierarquia e religiosidade, também são abordados temas como responsabilidade social corporativa e escola burocrática. Além de lições sobre Taylorismo e Fordismo!

8. Cenários Logísticos (2016)

Esse programa de TV veiculado pela VaiTv também aborda temas contextualizados referentes à logística, como a gestão da qualidade dos processos. O programa traz ainda entrevistas com os nomes importantes do setor, como Paulo Roberto Bertáglia, considerado o maior escritor sobre logística no país.

Enfim, diante de tantas opções, certamente um desses programas de TV sobre logística trará bons ensinamentos e reflexões para a sua vida profissional. Se puder, vale a pena assistir a todos eles e aproveitar seu tempo livre para aliar aprendizado e entretenimento!

E aí, gostou das nossas dicas? Se o post foi útil para você, também pode ser para outros profissionais. Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: