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Como posso padronizar os processos de logística da empresa?

padronizar os processos

Para padronizar os processos definina um método de trabalho eficaz, garantindo que as atividades sejam executadas de maneira uniforme, reduzindo o risco de erros e aumentando a eficiência operacional.

No artigo de hoje vamos explorar melhor esse assunto, apresentando as melhores práticas, as vantagens e o passo a passo de como padronizar as tarefas. Continue acompanhando a leitura para saber mais!

Melhores práticas para gerenciamento e padronização de processos

Definição de objetivos

Primeiramente, é preciso definir quais são os objetivos da empresa, ou seja, onde ela quer chegar e qual é a sua missão. Para isso, elabora-se um planejamento, que será todo baseado nessas metas e as ações necessárias para alcançá-las.

Definição de prioridades

Posteriormente, deve-se estabelecer quais são as prioridades na execução das atividades, ou quais devem ser criadas para que os objetivos — definidos anteriormente — sejam alcançados.

Nesse caso, é preciso lembrar que o fluxo de trabalho e as metas precisam estar alinhados às estratégias do negócio. Aumentando as chances de que os resultados alcançados estejam dentro do esperado.

Além disso, o ideal é determinar uma forma de monitoramento dos processos, analisando tanto os setores, como a empresa, em uma visão mais ampla.

Criação de uma área voltada para a gestão de processos

A criação de uma equipe voltada para a análise dos processos permite que todo o trabalho seja feito com mais objetividade e com um método de trabalho mais uniforme e coerente.

Como as pessoas envolvidas não possuem relação direta com as tarefas que serão acompanhadas, possuem uma visão mais crítica e maior facilidade na identificação dos gargalos e suas possíveis causas do que quem já está habituado à rotina.

Para isso, esses colaboradores precisam ter autonomia para acompanhar o trabalho das áreas e realizar análises sobre a execução das atividades.

A influência da padronização nos processos

Com a padronização dos processos, é possível perceber melhorias na Governança Corporativa, no que diz respeito aos métodos de trabalhos adotados para gerir as atividades — desde as mais operacionais, até as mais estratégicas.

Além disso, as alterações promovidas garantem a realização de um trabalho mais uniforme, com menos erros, retrabalhos, gerando menos custos e aumentando a produtividade das equipes.

O resultado disso é o aumento da qualidade dos produtos e serviços oferecidos para os clientes, criação de valor, melhoria no ambiente de trabalho e na qualidade de vida — com a redução de retrabalhos e necessidade de realizar horas extras.

Padronizar os processos como ferramenta de negócio e vantagem competitiva

A ideia da padronização é melhorar a execução dos processos e aprimorá-los, eliminando desperdícios, tarefas desnecessárias e outros gargalos que comprometem a eficiência. Entre os benefícios dessa prática, podemos citar:

Correção de falhas

A padronização dos processos cria uma rotina em que as atividades são analisadas e se busca identificar os gargalos e as melhorias que precisam ser realizadas. Essa é uma forma de otimizar os métodos de trabalho e criar um padrão que, ao mesmo tempo que promove uniformidade, seja a melhor maneira de executá-lo no momento.

Melhorias na operacionalização das atividades

Com todas as alterações realizadas, consegue-se melhorar vários outros aspectos, como:

Aumento qualidade dos produtos e serviços oferecidos

A partir do momento em que se consegue aprimorar a execução das atividades e eliminar — ou minimizar — as falhas operacionais, é possível observar um aumento na qualidade dos produtos e serviços oferecidos para o cliente.

Consequentemente, torna-se possível conquistar sua satisfação e fidelizá-lo, o que também proporciona ganhos em competitividade.

Passo a passo para padronizar processos logísticos

1. Mapeamento dos processos

É nessa fase que são realizados os estudos sobre as rotinas de trabalho. Nesse caso, o colaborador responsável pela gestão de processo faz anotações sobre cada passo, pontuando as falhas e os recursos necessários.

Depois que essa análise é concluída, cria-se um desenho da atividade, chamado de fluxograma.

2. Identificação dos gargalos e definição das melhorias

Posteriormente, é hora de apontar quais foram os gargalos identificados na rotina. Assim, cria-se um plano de ação mais acertado e se consegue corrigir os problemas com maiores garantias de que os resultados serão aprimorados.

O mesmo serve para as oportunidades de melhorias: cada ponto forte deve ser apontado, assim como as ações necessárias para que se consiga maximizar os resultados.

3. Implementação das mudanças

Aqui já se inicia a parte prática da padronização de processos: é aqui que todas as soluções e melhorias serão aplicadas nos processos. O engajamento dos colaboradores é fundamental para o sucesso da aplicação das alterações.

4. Monitoramento das atividades

Antes partir para a formalização dos novos processos, é necessário monitorar o andamento das atividades em sua nova rotina. A ideia é identificar outros problemas (que não haviam sido encontrados, ou surgiram com as mudanças) ou melhorias que devem ser realizadas.

Se alguma modificação for necessária, é preciso seguir os passos 2, 3 e 4 novamente.

5. Criação e formalização das instruções de trabalho

No momento em que as alterações são definidas e dadas como permanentes, é o momento de documentá-las e registrá-las por meio das Instruções de Trabalho. Elas funcionam como um guia para a realização do processo e especificam o passo a passo para a execução das atividades.

O ideal é deixar uma cópia disponível nas áreas, para que elas possam ser consultadas pelos colaboradores quando necessário.

Por fim, torna-se esses documentos oficiais e ressalta-se para os colaboradores a importância de seguir o novo método que foi estabelecido.

A padronização de processos é um excelente recurso para gestores que desejam alcançar melhorias no trabalho e no desempenho dos processos, sem que tenha que fazer muitos investimentos. Em tempos em que a redução de custos é palavra de ordem e os consumidores se tornam cada vez mais exigentes, padronizar as atividades é uma excelente estratégia para aumentar a eficiência e a qualidade.

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