Os impactos da crise econômica para os profissionais de logística e como eles podem se precaver

Artigos

profissionais de logística

Escrito por Ana Beatriz

Data: 30/05/2018

A situação econômica vivenciada pelo Brasil ao longo dos últimos anos tem causas múltiplas e determinou mudanças consideráveis em todos os segmentos do mercado, afetando as mais diversas áreas das empresas, independentemente do seu tamanho.

Nesse sentido, é preciso analisar os impactos da crise econômica para os profissionais de logística e como eles podem se precaver, tomando as atitudes necessárias para promover o crescimento das empresas, mesmo na adversidade.

Por isso, vamos apresentar neste post uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades que o setor de logística encontra no cenário econômico atual. Faça uma boa leitura e tenha um ótimo aprendizado!

A crise econômica no Brasil

A análise dos especialistas afirma que a crise econômica no Brasil é a pior de toda a história, atingindo os mais diversos níveis do mercado e determinando mudanças significativas na postura dos negócios.

Em meados de 2014, depois de anos de crescimento e bons resultados, o país passou a sofrer com os impactos da crise mundial iniciada em 2008 de forma mais acentuada, apesar das iniciativas do governo para conter a recessão.

Desde então, acompanhamos resultados negativos em indicadores como indústria, varejo e safra, com alta da inflação e dos índices de desemprego. No início de 2018, os analistas econômicos passaram a apontar sinais de que o Brasil começa a se recuperar e que o pior momento já passou.

Os juros começaram a cair e a inflação acompanha esse movimento, ao mesmo tempo em que os empresários de setores como construção civil e indústria eletroeletrônica retomam a confiança e esperam resultados melhores.

Em meio aos fatores que possibilitam o início da retomada econômica, a logística pode oferecer uma sólida contribuição no que diz respeito à redução de gastos e ao melhor aproveitamento de recursos, tendo em vista a sua importância para as empresas.

A importância da logística para as empresas

A logística é uma das áreas mais importantes para o sucesso de uma empresa, seja qual for o seu porte ou segmento de mercado. É preciso garantir a sintonia perfeita entre as operações de armazenamento, distribuição e transporte de insumos e produtos, para que seja possível atender às necessidades dos clientes de forma rápida e eficiente, conquistando, assim, um lugar de destaque perante a concorrência.

De uma maneira geral, o setor logístico brasileiro enfrenta inúmeros desafios, entre os quais destacam-se o tamanho da malha rodoviária do país e os altos índices de roubo de cargas, por exemplo.

No entanto, a crise econômica enfrentada pelo país nos últimos anos acentuou o impacto dos problemas logísticos, trazendo novas demandas para os gestores e colaboradores, o que torna a sua atuação extremamente estratégica.

Nesse contexto, o papel dos especialistas em logística e distribuição teve grande valorização, tendo em vista a necessidade de intensificar as ações preventivas capazes de reduzir os custos dos processos sem causar queda na eficiência e na qualidade.

Sendo assim, é fundamental analisar os efeitos da crise econômica para os profissionais de logística, procurando formas de manter a contribuição do setor para o crescimento das empresas, mesmo em meio às dificuldades do mercado.

Os desafios da crise econômica para os profissionais de logística

Na economia brasileira, o momento atual ainda é de cautela, mas o setor de transportes já dá sinais de recuperação desde 2017. Dessa forma, os profissionais de logística devem fazer uma leitura global do mercado, procurando entender as demandas dos negócios em relação à distribuição e armazenamento para, então, propor soluções exatas e alavancar o crescimento das empresas nesse cenário de recessão.

A análise estratégica do mercado também deve priorizar o conhecimento sobre as consequências da crise econômica especificamente sobre o transporte rodoviário de cargas, já que esse é o modal de maior peso no país.

Entre as soluções mais buscadas pelas empresas, a redução dos custos logísticos tem enorme importância, pois é preciso manter a cadeia de distribuição em pleno funcionamento, da forma mais econômica e eficaz possível.

Considerando tais fatores, os principais desafios da crise econômica para os profissionais de logística estão relacionados à capacidade de visão estratégica e à proatividade na identificação e resolução de problemas. Uma vez que a logística tem tanta importância nesse cenário, os desafios enfrentados pelos profissionais da área transformam-se em oportunidades de aperfeiçoamento e diferenciação.

Basta estar atento às tendências do setor logístico e acompanhar os movimentos do mercado para consolidar o perfil do profissional de logística capaz de ajudar as empresas a vencerem a crise.

As oportunidades para consolidação do perfil profissional

A atuação dos profissionais de logística é valorizada na medida em que eles saibam contribuir de maneira decisiva para o sucesso das operações de armazenamento, distribuição e transporte, a partir de uma visão estratégica da cadeia de produção.

Primeiramente, é preciso reforçar a necessidade de implementação da logística integrada, por meio da qual todos os setores da empresa permanecem em constante sintonia e colaboram para o alcance dos objetivos do negócio.

A terceirização dos serviços logísticos e o relacionamento com fornecedores também são questões essenciais para que as empresas possam crescer em períodos de crise, exigindo que os profissionais de logística atuem de forma a construir parcerias vantajosas e seguras.

A gestão do frete é outro fator que merece atenção extra em tempos de crise econômica, pois é preciso saber exatamente quem paga as taxas, quais são elas e quais são as formas de economizar em curto, médio e longo prazo. Por fim, o emprego qualificado da tecnologia em logística é um imperativo para os negócios, não apenas em períodos de recessão.

Com o conhecimento sobre as demandas da empresa e as necessidades do público consumidor, os profissionais de logística podem definir entre os softwares e demais ferramentas, quais devem ser utilizados para rastrear mercadorias ou gerenciar contratos, entre outros processos.

Agora que você já sabe quais são os impactos da crise econômica para os profissionais de logística e o que é preciso fazer para solucionar os problemas enfrentados pelas empresas no transporte e distribuição, que tal continuar o seu aprendizado?

Basta seguir a CargoX no FacebookLinkedInYouTube ou Twitter! Nas nossas redes sociais, você encontrará conteúdos atualizados sobre gestão de processos logísticos, uso da tecnologia em transporte e muito mais!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: