Os 5 segredos de logística mais incríveis da Amazon

| 23/02/2018 - 03:02
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No início de suas operações de e-commerce, a logística da Amazon era ineficiente e enfrentava diversos problemas para conseguir atender à demanda. Foi aí que se percebeu a necessidade de realizar investimentos na logística e desenvolver a cadeia de suprimentos — estratégia que deu muito certo e tornou a empresa referência no mercado.

No artigo de hoje, abordaremos 5 características marcantes desse modelo de negócio e explicar como elas contribuem para otimizar os fluxos de trabalho e alavancar os resultados. Continue conosco e saiba mais agora mesmo!

1. Investimento em tecnologia

A Amazon investe pesado em tecnologia e automatização em suas operações. Nos centros de distribuição (CDs), utiliza-se robôs, por exemplo, para potencializar processos como a movimentação de produtos e a separação dos pedidos.

Tudo isso além de contar com sistemas de gestão que, aliados às melhorias dos processos, ajudavam a controlar as atividades e ainda contribuíam para a realização de análises e tomadas de decisão.

2. Inovação

inovação é uma das marcas registradas da Amazon. Frequentemente ela procura criar processos e desenvolver serviços focando na melhoria do atendimento ao cliente. Entre as inovações mais conhecidas, podemos citar o same day delivery (entrega no mesmo dia), a entrega por drones e a entrega antecipada.

Com a aplicação de novas ideias e a melhoria dos processos já existentes, elabora-se soluções que vão além de satisfazer a necessidade dos consumidores: o objetivo é encantá-los e fidelizá-los.

3. Investimento em logística

Essa é uma das áreas mais importantes e também uma das que mais recebem investimentos e melhorias. Nos tópicos a seguir, explicaremos alguns dos principais pontos relacionados a esse assunto.

Entrega last mile

A entrega na última milha quase sempre representa um desafio para as empresas, em decorrência do custo elevado e as dificuldades de se chegar até o cliente final — como o planejamento de distribuição e as restrições de trânsito, por exemplo.

Para solucionar parte do problema, a Amazon decidiu colocar seus centros de triagem mais próximos dos consumidores e investir nas entregas utilizando veículos pequenos ou contando com parceiros de negócios.

Entrega no mesmo dia

Esse também é um dos aspectos voltados para a inovação na Amazon. Aqui, o objetivo é preparar os produtos para a entrega antes mesmo que eles sejam comprados pelos clientes. Dessa forma, os consumidores podem obter um livro assim que ele for lançado, por exemplo.

Embalagens

A Amazon também investe em suas embalagens. Para isso, criou um sistema chamado de box on demand. Por meio dele, cria-se embalagens ideias para cada tipo e tamanho de produto — o que ajuda a otimizar o espaço dentro dos veículos e aproveitar a cubagem da melhor forma possível.

Logística colaborativa

logística colaborativa consiste na parceria com outras empresas, onde todos trabalham e colaboram para alcançar os mesmos objetivos. Nesse sentido, a logística da Amazon conta com outros modelos de entrega, utilizando drones, carros e até mesmo bicicletas — estratégia que é fundamental para desenvolver a entrega last mile.

Entrega por drones

E por falar em entrega utilizando drones, esta é outra ideia que a Amazon desenvolveu para proporcionar ainda mais rapidez às entregas. Apesar da restrição geográfica que esses equipamentos possuem (atendendo a um raio de apenas 15 km), já é uma alternativa que pode ser considerada e ser desenvolvida a partir dos avanços tecnológicos.

Lockers

Os lockers são uma espécie de armário, nos quais as encomendas são entregues e armazenadas para que os clientes possam acessar e, por meio de um código, retirar os produtos.

É uma excelente maneira de disponibilizar as mercadorias para quem não tem como receber no próprio endereço ou, aqui no Brasil, seria uma excelente alternativa para atender a consumidores que estão localizados em áreas onde existe restrição de entrega.

 

4. Desburocratização dos processos

A desburocratização vem por meio do investimento em logística enxuta, onde os desperdícios são eliminados — ou consideravelmente reduzidos. Isso quer dizer que questões como tarefas repetitivas ou desnecessárias (que não agregam valor ao resultado final), as paradas na produção e quaisquer problemas como estes foram solucionados.

Também se investe no treinamento e capacitação dos colaboradores, na reavaliação dos fluxos de trabalho, entre outras questões. Tudo isso ajuda a garantir a utilização eficiente dos recursos, reduzir custos, gerar mais eficiência e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.

5. Foco na experiência do cliente

Com o tempo, muitas empresas perdem passam a direcionar o foco mais para os resultados do que para o atendimento aos clientes. A Amazon, no entanto, mantém o direcionamento de proporcionar uma experiência de compra diferenciada para o seu público.

Um dos aspectos centrais dessa estratégia é a logística, haja vista que o cumprimento dos prazos de entrega é um dos pontos que têm influência direta sobre a satisfação dos consumidores e na imagem que a empresa constrói no mercado.

Além disso, ela também desenvolve em programas para melhorar o relacionamento com o público, ao mesmo tempo em que se dispensa a necessidade de grandes investimentos nesse sentido. Um bom exemplo disso é o Amazon Prime, que consiste em uma assinatura mensal que oferece o frete grátis como serviço.

Outro ponto que vale a pena destacar é o constante monitoramento das necessidades dos clientes e o que pode ser feito para atendê-las. Quando possível, antecipa-se a elas e cria-se soluções que podem surpreender positivamente.

Esse tipo de estratégia, além de aumentar as chances de fidelização, também contribui para que o negócio seja indicado para outras pessoas. E, vale lembrar, o marketing boca a boca ainda é o mais eficaz, visto que os novos consumidores foram atraídos por meio de uma referência positiva de quem teve uma bos experiência.

Como podemos ver, a logística da Amazon recebe bastante investimento e atenção e se tornou referência para outras empresas que buscam otimizar seus processos e aprimorar o atendimento aos clientes. Além disso, o foco direcionado para os consumidores faz com que as necessidades e percepções deles sejam constantemente monitorados, fornecendo um direcionamento a respeito das correções e melhorias que devem ser feitas.

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Redação Cargo X
23/02/2018 - 03:02

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