O transporte de cargas é uma atividade que, inevitavelmente, envolve riscos. Os problemas enfrentados nesse sentido vão desde dificuldades com as estradas e veículos até danos e avarias nos produtos, passando pelo roubo e furto.
No entanto, é possível trabalhar para reduzir essas dificuldades e evitar danos no transporte de carga. Além da contratação de um seguro de cargas, existem boas práticas e precauções a serem tomadas para evitar que a mercadoria seja comprometida.
Quer saber como evitar danos aos seus produtos? Então, confira estas dicas!
O hábito de planejar pode otimizar o transporte de cargas em vários aspectos. Primeiro, ao saber exatamente quando o caminhão ou outro veículo precisa sair, as equipes poderão se programar para fazer o embarque em tempo hábil.
Do contrário, quando o embarque é feito em cima da hora e com pressa, as chances de danificar uma mercadoria são maiores.
O planejamento também serve para que se pense na ordem correta de colocação dos produtos. Dessa maneira, as mercadorias mais pesadas não vão danificar as mais leves e o espaço no veículo será utilizado da melhor maneira possível.
Por fim, o planejamento precisa incluir também as rotas a serem feitas. O tipo e a fragilidade do produto a ser transportado precisam ser levados em conta na hora de escolher o meio de transporte a ser utilizado e as rotas a serem feitas.
As embalagens devem ser adequadas ao tipo de produto, cobrir o item completamente e serem resistentes ao transporte. Ao mesmo tempo, elas precisam ter um procedimento de abertura simples, para que o próprio cliente não estrague o produto ao abrir a embalagem.
Se houver partes pequenas, como parafusos, ou peças pontiagudas, elas precisam ser acondicionadas corretamente para não provocarem arranhões nas outras peças ou acabar perfurando a embalagem.
Para os itens mais frágeis, vale a pena investir ainda mais. Utilize plástico bolha, espumas e isopor sempre que necessário.
A organização dos itens no veículo é um item básico, mas que, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado, seja por falta de tempo ou de atenção. Para evitar danos durante o transporte das cargas, organize as mercadorias adequadamente na carroceria do veículo.
Os itens mais pesados vão sempre por baixo. Quando possível, encha completamente o veículo para que não fiquem locais vazios. Assim, a carga não terá espaço para se movimentar durante o transporte.
Se isso não for possível, utilize outros artifícios, como amarrar as mercadorias ou utilizar sacos plásticos cheios de ar para preencher os espaços vazios.
Além disso, durante o carregamento, devem ser observadas as instruções de empilhamento máximo, para que as embalagens não acabem amassando e danificando a mercadoria.
Algumas ferramentas e equipamentos podem auxiliar bastante na redução de riscos de quebra ou avaria. Você pode adotar, por exemplo:
A umidade e as mudanças de temperatura podem provocar estragos nas mercadorias. Além de proteger a carga contra as chuvas, também é preciso levar em conta as alterações no clima.
Quando os itens são transportados por distâncias mais longas e passam por variações de temperatura, é comum ocorrer um fenômeno conhecido como suor de carga — o vapor d’água acaba se acumulando sobre as mercadorias.
Para acabar com esses dois problemas, envolva o carregamento com materiais resistentes à água e que evitem contato com a chuva. Quanto às alterações climáticas, utilize dissecantes para capturar uma eventual umidade.
A conscientização da equipe de transporte e logística é fundamental para garantir que os carregamentos e entregas sejam bem-sucedidos. Portanto, treine constantes os motoristas, carregadores e demais profissionais envolvidos nessas atividades.
Eles precisam ser instruídos quanto aos equipamentos a serem utilizados, as melhores práticas de manuseio e os procedimentos de recebimento e entrega de mercadorias.
Os veículos utilizados no transporte devem estar em bom estado e com a manutenção em dia. Assim, é possível evitar problemas como panes, que podem atrasar a entrega e comprometer as cargas perecíveis, ou danos na carroceria, que podem ocasionar exposição à chuva ou ao sol.
A limpeza do compartimento de carga também deve ser observada. Do mesmo modo, especialmente para os produtos mais frágeis, devem ser observadas as condições do sistema de suspensão, dos freios e dos pneus para garantir um transporte com menos impactos.
Muitos danos ocorrem no momento da colocação ou retirada das caixas e embalagens do veículo. Para não correr riscos, o manejo durante a carga e a descarga deve ser feito de maneira responsável e atenciosa.
As embalagens jamais devem ser jogadas umas sobre as outras e o carregamento precisa ser feito por pessoal treinado e utilizando os equipamentos corretos.
A terceirização do transporte é uma prática muito popular nas atividades industriais e comerciais no Brasil. Quando a operação é feita por uma transportadora confiável, essa prática pode trazer muitos benefícios para as duas partes.
Portanto, na hora de contratar uma transportadora, pesquise sobre a reputação dela e busque um serviço de qualidade, equipe bem treinada e frota em bom estado. Dessa maneira, a transportadora atuará como uma parceira para evitar danos durante o transporte dos seus produtos.
Como você já sabe, o transporte de cargas é uma atividade complexa e exige muita dedicação dos profissionais envolvidos. Agora você viu que, felizmente, com alguns cuidados, medidas de prevenção e os parceiros certos, é possível reduzir os riscos e evitar danos às mercadorias!
E aí, gostou das nossas dicas? Se interessa em saber mais sobre logística, segurança e redução de custos de transporte? Então, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos!