O cumprimento de prazos em logística é um dos aspectos mais fundamentais e está diretamente ligado à premissa de entregar o produto certo, no tempo acordado, no local combinado, do modo correto, pelo menor custo possível.
A seguir vamos falar sobre como garantir as entregas dentro do tempo não traz benefícios apenas para os clientes, mas também pode ser uma excelente ferramenta para o sucesso do negócio. Continue com a leitura para saber mais!
Oferecer prazos pequenos para os clientes é uma excelente maneira de conquistá-los e criar um fator extra que pode ser decisivo na hora de fechar a compra. Sendo assim, fazer um bom planejamento das entregas pode ser uma das melhores formas de se destacar dos seus concorrentes.
Entretanto, não basta oferecer prazos menores: é preciso cumpri-los. Isso faz com que seja fundamental analisar a capacidade de entrega das transportadoras e somente depois disso determinar quais serão os tempos necessários para distribuir as cargas em cada região.
Caso contrário, em vez de alavancar o seu negócio, sua imagem fica prejudicada no mercado.
É preciso ser claro com relação aos prazos de entrega que são previstos. Além disso, o ideal é realizar o monitoramento das entregas junto à transportadora e informar os clientes a respeito de qualquer imprevisto que possa ocorrer e que afete a entrega na data estabelecida.
Isso não evita a insatisfação, mas ajuda nivelar as expectativas e diminuir a decepção. Além disso, essa atitude passa a ideia de que o processo é transparente e que sua empresa se preocupa com a confiabilidade que é transmitida.
Como dissemos no início do post, o cumprimento de prazos é muito importante para seu negócio, indo além da melhora no relacionamento com seu público. Saiba mais sobre os motivos:
O cumprimento de prazos está diretamente ligado à satisfação dos clientes. Ou seja, entregar os pedidos na data estabelecida — ou mesmo antes dela — faz com que seus consumidores fiquem satisfeitos com o serviço e sua empresa.
É por esse motivo que se deve considerar os fatores que foram citados no início do texto ao fazer o planejamento de entregas.
Ao garantir um nível de serviço de entregas elevado, enviando as cargas dentro do prazo que foi estabelecido, você faz com que a sua empresa seja bem vista no mercado. Mesmo que o tempo seja um pouco maior, o importante é se comprometer a realizar as entregas como foi acordado.
Isso ajuda a ganhar a confiança do público, que certamente contará as experiências positivas que teve com o seu negócio.
Por falar em contar as experiências positivas, sabe-se que o melhor marketing para uma empresa é aquele chamado "boca a boca". Ou seja, quando seus clientes recomendam seus produtos e serviços para outras pessoas.
Isso faz com que essas pessoas satisfeitas se tornem seu maior vendedor, já que elas levam o nome do seu negócio para um público ainda maior e com a recomendação de quem já fez negócio e teve suas necessidades atendidas — o que nenhuma divulgação é capaz de fazer.
Já se sabe os motivos pelos quais o cumprimento de prazos é fundamental para o sucesso do seu negócio e conquistar os clientes. Agora vamos listar alguns fatores que causam influenciam nesse período de tempo — e que vão além do prazo fornecido pela empresa.
Compreendê-los e aplicá-los em sua empresa pode ajudar a melhorar o seu nível de serviço de entregas, evitando os atrasos. Confira:
A criação de metas realistas é o primeiro passo para garantir o cumprimento de prazos. Ou seja, não se deve prometer um período de tempo que não poderá ser cumprido.
Em alguns casos os atrasos ocorrem por esse motivo ou pelo fato de as empresas oferecerem prazos mais atraentes para conquistar os clientes, mas que na verdade não podem ser cumpridos pelas transportadoras.
A escolha da transportadora que fará o serviço de entrega também é fundamental para o cumprimento dos prazos. Conhecer a reputação do fornecedor antes de fechar o contrato é necessário para aumentar a garantia de que ele cumprirá o que foi acordado.
Dentre alguns cuidados que deve-se tomar na hora de selecionar os parceiros, podemos citar:
Quando se fala em cumprimento de prazos, a tendência é pensar no tempo que se estabelece para a realização das entregas, um fator externo. No entanto, é necessário lembrar que quando você envia um prazo para um cliente, ele considera desde o momento em que a compra é efetivada e não somente a fase de envio.
Ou seja, enquanto sua empresa negocia o transit time com a transportadora, é o lead time do pedido que conta para seus clientes. Com isso, a forma como os seus processos internos são conduzidos também influenciam no tempo que a carga levará para chegar no seu destino final.
Em alguns casos os atrasos são mesmo de responsabilidade do fornecedor de transporte, mas em outros o gargalo pode estar no seu negócio, como:
Sendo assim, pode-se afirmar que manter seus processos internos otimizados também é um fator fundamental no cumprimento de prazos, já que o tempo determinado pela transportadora é apenas uma fração do que foi acordado com o cliente.
O cumprimento de prazos envolve mais questões do que estabelecer uma data para a realização das entregas e gera impactos que vão além da satisfação dos seus clientes. Sendo assim, ele deixa de ser apena mais uma aspecto operacional da logística para se tornar uma excelente ferramenta estratégica para seu negócio — haja vista que pode ajudar a melhorar o seu posicionamento no mercado.
Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e passe a receber outros conteúdos como este, em primeira mão!