Nível de serviço logístico: veja o que é e como analisar

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Como avaliar o desempenho de um transportador? Se você se preocupa com essa questão e está em busca da melhoria contínua no transporte de cargas, precisa conhecer um conceito fundamental para essa avaliação: o nível de serviço logístico.

Mas, então, o que é nível de serviço logístico, como medi-lo e como ele pode ajudar sua empresa? Aproveite as respostas a seguir e coloque a qualidade do transporte em primeiro plano no seu negócio.

O que é nível de serviço logístico?

A definição de nível de serviço logístico não poderia ser mais simples: é a análise da eficiência de um fornecedor da área logística. Por meio de indicadores de desempenho, é possível definir parâmetros de avaliação, acompanhar os resultados e identificar pontos de melhoria no serviço prestado.

Para um embarcador, é uma ferramenta interna de qualidade para encontrar os melhores transportadores de acordo com sua necessidade. Além disso, é uma forma de manter o padrão de eficiência entre os diversos fornecedores logísticos que atendem sua empresa.

Vamos fazer uma analogia para que fique mais claro o nível de serviço logístico. Ao comprar um produto pela internet, geralmente é solicitado que você faça uma avaliação sobre o lojista, não é mesmo? Nela estão diversos indicadores de desempenho, como satisfação dos clientes, cumprimento do prazo de entrega, qualidade do produto etc. Assim, tendo avaliado positivamente uma vez, você tem mais segurança para continuar fazendo negócios com esse lojista.

O controle sobre o nível de serviço logístico de transportadores funciona de modo semelhante. Mas, nesse caso, é o embarcador quem define os parâmetros de avaliação. E quanto maior o número de fornecedores, maior a necessidade de parametrizar e registrar os desempenhos de cada um para saber o que pode ou precisa ser melhorado na logística da sua empresa. Por exemplo, se houver um índice crescente de atrasos nas entregas de cargas, é possível identificar com mais precisão a origem do problema.

Como avaliar o nível de serviço logístico de um transportador?

Para começar a aplicar esse conceito, basta definir os indicadores de desempenho do transportador. Ou seja, estabelecer os parâmetros com que a qualidade do trabalho será avaliada.

Alguns indicadores que podem ser utilizados são:

  • tempo total de processamento do pedido (on time processing, ou OTP);
  • percentual de entregas efetuadas sem discrepâncias entre o valor combinado e o final;
  • percentagem de entregas no prazo combinado (on time delivery, ou OTD);
  • percentual de entregas no prazo e com as especificações combinadas (on time, in full, ou OTIF);
  • aproveitamento da capacidade de carga útil do caminhão, entre outros.

Dependendo do segmento de atuação, outros indicadores de nível de serviço logístico ainda podem ser utilizados. Por exemplo, no caso de carregamentos de soja, milho e similares, pode-se medir a perda no transporte de grãos durante o trajeto.

Em busca da melhoria contínua no serviço de transporte

A Cargo X torna ainda mais prática a procura pela mais alta qualidade em logística. Primeiro, porque acelera o tempo de processamento do pedido ao conectar o embarcador diretamente ao transportador mais adequado para levar determinada carga, por meio de um aplicativo automatizado. Tudo que o transportador precisa fazer é aceitar o frete apertando um botão no aplicativo.

Segundo, a plataforma da Cargo X trabalha predominantemente com carga-lotação. Ou seja, o aproveitamento da carga útil do caminhão é maximizado, trazendo mais eficiência ao transporte.

Terceiro, o valor do frete é transparente desde o início, sendo definido pelo embarcador ao abrir a demanda de carga na plataforma.

Por fim, essa mesma plataforma, ou aplicativo, trabalha com um algoritmo que avalia automaticamente o serviço do transportador de acordo com o cumprimento do prazo acordado, a atualização das etapas da entrega no app, entre outros quesitos. A partir disso, o algoritmo dá prioridade de fretes para transportadoras e motoristas autônomos com o melhor desempenho.

Se ficou com curiosidade para saber mais sobre a Cargo X, veja ainda como ela ajuda na gestão eficaz de entregas.

Frase do banner: "Chega de cometer falhas. Conheça um método eficiente para uma boa gestão da entrega"

Redação Cargo X
04/11/2020 - 08:11

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