A movimentação de materiais em seu almoxarifado é caracterizada pela entrada e saída de produtos. Quando executada corretamente, a atividade reduz despesas e aumenta os lucros do negócio. Para que o processo aconteça da maneira mais eficiente possível, é preciso contar com um bom planejamento logístico e, é claro, com os equipamentos adequados.
É exatamente sobre esse assunto que trataremos neste post. A seguir, você conhecerá alguns dos principais aparelhos empregados na atividade, bem como a descrição de suas funções. Por fim, mostraremos como manter o ambiente sempre em ordem. Confira!
O que é a movimentação interna de materiais?
Quando transportamos pequenas quantidades de itens em uma curta distância, provavelmente estamos fazendo uma movimentação interna. A tarefa é rápida, requer baixíssimo custo e, geralmente, acontece dentro de um único espaço — o almoxarifado, por exemplo.
Apesar de simples, a atividade requer alguns cuidados. É necessário seguir um bom planejamento e os procedimentos de segurança. Dessa forma, acidentes, perdas de produtos, desperdício de tempo e de mão de obra são evitados.
Quais equipamentos usar?
Descubra, a seguir, quais são os equipamentos fundamentais para movimentação interna de materiais em seu almoxarifado.
Empilhadeira
Esse é o principal equipamento, e o mais conhecido, relacionado à movimentação de materiais no almoxarifado. Bastante versátil, o veículo é ideal para o transporte e a manobra de uma grande variedade de itens, suportando até 16 000 kg por vez. Ele possui lâminas longas projetadas em sua estrutura, as quais se encaixam perfeitamente em paletes e outros artigos difíceis de serem transportados manualmente.
Quanto aos tipos, as empilhadeiras podem ser elétricas, manuais (exigem operadores), hidráulicas ou a combustão. Também podem ser retráteis (ideais para espaços de difícil acesso), patoladas (operador de pé) e contrabalançadas (operador sentado). Para saber qual a melhor, teste, pense no seu produto, no peso dele, na altura de manipulação e em fatores como estabilidade e custo-benefício.
Paleteiras
Este equipamento é muito útil em empresas de pequeno porte. São uma espécie de pequena empilhadeira, cuja capacidade de sustentação chega a 3 000 kg. Com as paleteiras, o transporte sempre é realizado por meio de paletes, alcançando eficiência apenas no deslocamento horizontal. Podem ser elétricas ou manuais.
Esteira transportadora
Úteis, principalmente, no transporte de carga e descarga de caminhões. Trazem mais agilidade ao deslocamento de materiais entre dois pontos. Podem ser fixas ou flexíveis. Sua execução substitui o esforço que seria executado por várias pessoas.
Comboio
Pense em uma locomotiva em miniatura. Esse é o aspecto do comboio. Seus vários compartimentos permitem o transporte de cargas com grande volume. Empresas de pequeno e médio porte costumam se beneficiar com ele, inclusive, substituindo o uso de empilhadeiras. Bastante econômico e seguro, ele pode transportar diferentes itens, ao mesmo tempo, por conta de seus pequenos vagões integrados.
A escolha dos equipamentos mais adequados à realidade do negócio vai depender de uma análise logística. Pense em seus insumos e processos. Analise, também, a necessidade de movimentação de materiais no almoxarifado para criar as melhores rotas.
Como manter seu almoxarifado organizado?
Além de usar os equipamentos corretos para movimentação de materiais, sugerimos outros cuidados. Mantenha a área sempre limpa, deixe as prateleiras arrumadas de acordo com o peso dos produtos (mais leves acima) e capacite sua equipe para manter uma cultura de organização.
Paralelamente, será preciso atualizar o inventário de forma constante, implantar uma política de controle de qualidade que envolva a inspeção de novos artigos, além de ficar de olho nas mercadorias paradas. Se for caso, adote estratégias que as coloquem em circulação mais facilmente.
Com a mudança de postura e o uso correto de recursos, será possível perceber uma série de benefícios. Além dos lucros, haverá mais segurança no ambiente, menos estresse, redução de dificuldades administrativas e de falhas contábeis.
Agora você já sabe como manter o seu almoxarifado em ordem e quais equipamentos usar para movimentação de materiais. Que tal baixar nossa planilha gratuita para controlar o seu estoque e potencializar seus resultados?