Você já está por dentro de como o machine learning na logística de transporte está transformando o setor? Ou consegue imaginar o que o futuro dessa tecnologia ainda poderá alcançar?
O machine learning — aprendizado automático ou aprendizagem de máquina — trouxe uma revolução no relacionamento entre empresas, parceiros e consumidores. Nesta era da informação, a capacidade de processar um grande volume de dados é um diferencial competitivo nos negócios. Mais ainda, ser capaz de captar e organizar big data em tempo real, de forma automatizada, permite uma tomada de decisão mais rápida, mais bem informada e mais precisa.
Então, como funciona o machine learning na logística de transporte? Confira a seguir.
A tecnologia que está transformando a logística
As empresas que lideram a transformação da logística de transporte são conhecidas como LogTechs. Isto é, empresas de tecnologia que desenvolvem soluções para logística, como a Cargo X.
Graças às LogTechs e ao uso de machine learning na logística, hoje é possível aprimorar toda a cadeia de transportes, desde a coleta até a entrega da carga, com ferramentas de otimização de rotas e carregamento. Como explica Leonardo Fiatkoski, cientista de dados da Cargo X, isso garante a melhor e mais segura rota a ser realizada.
O desenvolvimento dessa tecnologia logística na Cargo X envolve um time altamente capacitado de profissionais. De acordo com Fiatkoski, a equipe é composta por três especialidades:
- Engenheiro de dados: é responsável por todo o processo de coleta, transformação e carga de dados nos ambientes de banco de dados e big data, garantindo alto desempenho e qualidade nos dados. Assim, otimiza todo o consumo de informação da Cargo X.
- Cientista de dados: faz análise de dados, validação de hipóteses e desenvolvimentos de soluções analíticas ou preditivas. Para isso, utiliza modelagem estatística e algoritmos de machine learning para extrair informações e conhecimento dos dados com a finalidade de suportar e resolver problemas de negócio.
- Analista de dados: é quem examina e extrai insights dos dados, realizando a coleta e a organização de informações por meio de visualizações e relatórios. Com isso, a empresa pode tomar decisões estratégicas baseadas no comportamento do negócio.
Mas toda essa complexidade fica dentro da Cargo X. Quem utiliza as soluções Cargo Force ou o aplicativo Cargo X para motoristas recebe o resultado e as vantagens do machine learning em ferramentas fáceis de usar, que qualquer profissional da área pode aproveitar.
“Os algoritmos desenvolvidos são pensados não apenas para o consumo pelas máquinas, mas também para seres humanos que vão ter de lidar com essas informações. Com a Cargo X, é possível aproveitar toda a capacidade tecnológica para tomar decisões mais eficazes baseadas em dados”, afirma o cientista.
Vantagens do machine learning na logística de transporte
Falando em benefícios, Fiatkoski comenta a respeito:
“Acredito que entre os maiores benefícios do machine learning na logística de transporte esteja a melhoria na precificação. Por meio de dados históricos de fretes já realizados, podemos agir na definição dos preços que devem ser praticados em cada frete, garantindo uma operação saudável e rentável para as empresas. Há também a otimização de toda a cadeia de suprimentos, antecipando a demanda de forma precisa, realizando um gerenciamento inteligente de estoque e garantindo em tempo real a monitoração de toda a cadeia, desde a coleta até a entrega da carga”.
Assim, a Cargo X ajuda a resolver os gargalos no transporte de uma forma moderna, prática e acessível tanto para embarcadores quanto para transportadoras e motoristas.
“Além disso, é possível garantir uma maior segurança em todo o processo de transportes, com análise de imagens para validação de documentos sem intervenção humana e monitoramento em todas as fases do processo”, complementa Fiatkoski.
Como a Cargo X está pensando o futuro do transporte de cargas?
Em meio a tantas vantagens presentes no uso do machine learning na logística, como os especialistas da Cargo X imaginam o futuro? O cientista de dados declara:
“Com a evolução acelerada da tecnologia, podemos esperar um futuro promissor para toda a cadeia logística de transporte. Teremos soluções cada vez mais precisas na previsão de estoques e demandas, levando em consideração mais fatores de risco com alta imprevisibilidade. Ainda, serão desenvolvidas melhorias constantes na segurança da carga e do caminhoneiro. Elas ajudarão a evitar roubos, fraudes e acidentes via análises de imagens relativas à qualidade da pista e aos efeitos causados por mudanças climáticas".
Então, quer modernizar sua empresa com o uso de machine learning? Conheça as soluções inteligentes da Cargo X.