LTL e FTL são duas possibilidades de transporte de carga muito utilizadas pelas transportadoras. Mesmo sem saber o nome correto, provavelmente você já se deparou com elas ao ler sobre logística. Hoje, vamos conceituar os dois termos e diferenciá-los. Para isso, falaremos das vantagens e desvantagens de cada um. Fique com a gente e descubra o que ninguém nunca te contou sobre o assunto!
Essa sigla vem do inglês less than truckload. Ela significa que o volume da carga despachada não foi suficiente para completar a capacidade do caminhão. A modalidade também é conhecida como carga fracionada ou consolidada.
Então, para tornar viável o estilo de transporte, o espaço do veículo passa a ser dividido entre as cargas fracionadas de outros embarcadores. Como resultado, a transportadora assumirá a responsabilidade de agrupar todas as mercadorias a fim de aproveitar, ao máximo, a capacidade disponível.
Lojas e pequenas distribuidoras tendem a se beneficiar muito com essa alternativa de transporte. Afinal, pense em como pode ser vantajoso dividir o custo com demais interessados em aproveitar a mesma rota. Também não há um valor definido de peso e volume que limita a entrega no endereço desejado. Com a LTL, qualquer carga chegará ao destino necessário.
Quando falamos nos pontos negativos, temos que considerar que o tempo de entrega é superior ao FTL. O cronograma da transportadora determinará a rota mais eficiente, considerando todas as empresas que fracionaram o volume da carga. Outra desvantagem é o aumento do risco de danos e perdas, uma vez que os materiais são mais manipulados no trajeto com um número maior de paradas.
Ao contrário do LTL, o FTL representa as situações em que o volume da carga foi suficiente para ocupar todo o volume do transporte. A sigla vem do termo full truckload. No entanto, cabe ressaltar que existe a possibilidade (mas não é comum) de aplicar o FTL mesmo quando a carga não ocupa todo o volume do transporte. Nesse caso, é necessário contratar um transporte dedicado. Assim, não haverá compartilhamento do espaço com nenhum item de outro embarcador.
Grandes empresas com alta demanda de transporte costumam fechar contratos FTL com transportadoras por períodos determinados. Negócios que envolvem grãos em geral são um público recorrente na modalidade.
Como vantagens, destacam-se a negociação por valores mais baixos pelo serviço e a garantia dos produtos — menor número de avarias. Por conta da carga ser única, o tempo de transporte é mais curto. Não há necessidade de tantas paradas e nem do manejo do material. Consequentemente, o risco de perdas e danos é menor que o LTL.
Em termos de desvantagem apresenta-se a impossibilidade de dividir os custos da entrega com outras empresas ao assumir a responsabilidade pela capacidade total do veículo. Além disso, é preciso fornecer um endereço de entrega único, o que inviabiliza a distribuição para vários clientes.
Algumas transportadoras combinam as duas alternativas (FTL e LTL) a fim de otimizar o trabalho. Para isso, elas viajam com a carga completa até o depósito com veículos pequenos e, de lá, utilizam o sistema LTL reunindo o material. É outra possibilidade interessante.
Agora você já conhece os estilos de transporte LTL e FTL, bem como as principais vantagens e desvantagens de cada um. Que tal continuar o aprendizado de forma a acabar com a ociosidade da frota e reduzir custos?