Logística verde compreende um conjunto de medidas dentro da cadeia logística com o objetivo de aumentar a sustentabilidade das atividades envolvidas. Diante da preocupação cada vez maior com o impacto humano no ambiente, as empresas têm desenvolvido práticas mais conscientes nesse sentido.
Entretanto, ser uma empresa sustentável também traz benefícios econômicos, além de preservar a natureza e a sociedade. Quer saber como? Descubra em seguida.
Sabendo o que significa logística verde, fica mais fácil entender a diferença para a logística reversa, outro termo referente à maior sustentabilidade dos processos logísticos. Dada a proximidade, pode haver confusão entre esses conceitos.
Enquanto a logística verde abrange todas as medidas para minimizar o impacto ecológico das atividades logísticas, a reversa refere-se a apenas uma dessas medidas. Mais especificamente, ao recolhimento de produtos, embalagens e outros materiais no ponto de consumo para retorná-los até o local de origem, dando uma destinação adequada a eles. Por isso, também é chamada de logística reversível, ou inversa.
Como veremos, a logística verde envolve outras práticas igualmente importantes.
Quando falamos de logística sustentável, é essencial pensar também na sustentabilidade financeira do modelo de negócio. Afinal, as empresas necessitam de retorno para se manterem no longo prazo.
O fato é que a sustentabilidade vende. Uma pesquisa da Unilever mostra que 85% dos consumidores brasileiros sentem-se melhor ao comprar produtos conforme a lógica sustentável e, segundo dados da Futerra, 88% dos consumidores querem que as marcas os ajudem a viver mais sustentavelmente. Para completar, o Índice de Participação de Mercado Sustentável (CSB Sustainable Market Share Index™) mostra que itens “verdes” crescem mais que os comuns em 90% das categorias de produtos.
Além disso, ter uma logística verde ou logística ambiental aumenta o compliance legal das empresas, como à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/10), o que torna a empresa mais atrativa para investidores e mais responsável para governos e sociedade.
Como dissemos, as empresas têm um papel importante e, às vezes, determinado em lei de dar a destinação correta aos produtos após o uso completo. Isso envolve não só o descarte adequado, mas principalmente a reciclagem e o reuso.
A escolha dos melhores parceiros de transporte é outra medida essencial, uma vez que essa parte de logística representa parte da emissão de poluentes na atmosfera e o risco de desperdícios nos processos logísticos.
Para isso, procure contar com profissionais especializados e com uma frota atualizada, em boa manutenção e adequada para a demanda da empresa.
Outra forma de aumentar a eficiência do transporte é trabalhar com carga lotação, isto é, com as mercadorias pertencentes a uma única empresa ocupando toda a capacidade dos veículos e destinadas a um só endereço. Daí a importância de encontrar parceiros de transporte específicos para cada necessidade.
Aliás, essa é uma das bases da nossa plataforma para otimizar a logística.
A logística verde também envolve a redução de embalagens de mercadorias, seja para acondicionamento, seja para venda ao consumidor final. Isso pode ser feito por meio de um design aprimorado dessas embalagens, que utilize menos material para os mesmos fins, ou o reaproveitamento desse material para novas finalidades.
Para se ter uma logística sustentável é preciso de eficiência. E para ser eficiente deve-se contar com as ferramentas certas.
Hoje, existem soluções tecnológicas em logística capazes traçar as rotas mais econômicas, visualizar todo o processo de transporte e monitorar o desempenho para trazer essa maior eficiência.
Além dessas tecnologias, a Cargo X permite encontrar o serviço de transporte mais adequado próximo ao ponto de retirada, reduzindo a pegada de carbono da logística ao encurtar distâncias e tempo na estrada.
Viu como ter uma logística verde é bom também para o aumento da competitividade da sua empresa? Aproveite e saiba mais sobre como ter mais eficiência com o nosso e-book “Guia de logística e otimização de negócio”