Ícone do site Cargo X – Tecnologia para Transportes

Logística outbound: veja aqui o que você precisa saber sobre!

Logística-outbound-veja-aqui-o-que-você-precisa-saber-sobre

No artigo de hoje, vamos abordar, especificamente, a logística outbound e todos os aspectos relacionados a ela, explicando o conceito, a importância, os benefícios e os possíveis impactos de uma má gestão. Continue conosco e confira agora mesmo!

O que é a logística outbound e por que ela é importante?

Com os produtos já produzidos e acabados, chega a hora de enviá-los para centros de distribuição (CDs), filiais, distribuidores ou clientes finais, por exemplo. Outbound quer dizer saída, o que, no caso da logística, representa a saída dos materiais da fábrica para outros pontos.

Portanto, podemos dizer que a logística outbound é a atividade por meio da qual uma empresa entra em contato direto com o mercado e o consumidor e essa gestão deve cuidar de todo o processo de distribuição dos itens até os clientes finais. Isso é feito por meio de uma série de processos, como:

Para se alcançar eficiência e conseguir os resultados esperados, é preciso realizar um planejamento bem estruturado, adotar uma rotina de gestão de riscos (criando diagnósticos e elaborando planos de contenção e contingência), entre outros fluxos de trabalho.

A importância de uma boa gestão

As decisões dos clientes são tomadas entre a escolha por uma empresa ou outra, e, em muitos casos, um dos fatores de maior peso é a disponibilidade para entrega imediata do produto — caso isso não seja possível, pode haver a perda do consumidor, talvez irreparável (principalmente em mercados com muitos concorrentes).

Dentro desse conceito, a logística outbound tem um papel fundamental nessa oferta de produtos, no momento em que os clientes demandam por preços e qualidade, apresentando uma excelente relação entre custo e benefício. Para isso, deve-se tomar cuidado com alguns pontos essenciais:

Gestão dos prazos de entrega

Deve-se planejar todo o fluxo com base nas paradas que podem ocorrer durante o espaço de tempo entre a saída da fábrica e a entrega no cliente final. Esse fato é importante, pois, se existe o envio para um CD — ou o operador logístico ainda precisa lidar com a consolidação das cargas, por exemplo —, a etapa vai influenciar no prazo total, de ponta a ponta.​

Gestão dos custos e estratégias de redução

Os custos envolvidos nessa operação podem variar bastante, dependendo do tipo do produto, a quantidade de estágios envolvidos de uma ponta a outra, a armazenagem dos itens, o preço do frete, entre outras variáveis.

Além de causar impactos financeiros na sua empresa, de alguma forma esses gastos acabam sendo repassados para os clientes, prejudicando a lucratividade ou até mesmo provocando a perda da venda — se um concorrente consegue oferecer produto similar por um preço mais competitivo.

Portanto, é preciso controlar esses dispêndios, entender o impacto deles na decisão de compra e quais estratégias podem (e devem) ser adotadas para promover a redução, sem que haja impactos na qualidade dos serviços.

Entendimento das particularidades dos processos

As especificidades das operações devem ser consideradas durante o planejamento e a execução dos processos. Isso quer dizer que os gestores precisam ter cuidado com a gestão do tempo em cada ciclo do pedido, organizar as coletas em casos de trocas e devoluções solicitadas pelos clientes, ​entre outras particularidades que podem requerer uma tratativa diferenciada.

Como as empresas podem se beneficiar de um planejamento bem-feito?

Uma logística outbound bem planejada e executada pode garantir diversos benefícios para a empresa e os demais envolvidos (parceiros de negócio e clientes). Conheça alguns deles nos tópicos a seguir.

Redução dos custos operacionais

Como qualquer processo bem estruturado e eficiente, a logística outbound permite diminuir o índice de erros e a necessidade de retrabalho, melhora o fluxo das informações, permite reduzir a quantidade de avarias e extravios, ajuda na escolha do melhor frete, entre outras vantagens.

Tudo isso se traduz na redução dos custos logísticos e, consequentemente, no aumento da lucratividade e até mesmo na possibilidade de conseguir oferecer preços mais atraentes para os clientes, gerando um diferencial competitivo.

Maior controle sobre os processos

Ao entender como se dá a dinâmica do processo, desde a saída da fábrica até a entrega ao cliente final, e compreender como funciona cada etapa — as falhas e as oportunidades de melhoria —, o gestor passa a ter maior controle sobre o funcionamento dos fluxos de trabalho.

A partir daí, torna-se possível analisar a necessidade de implementar melhorias e corrigir problemas, além de ser mais fácil tomar decisões mais inteligentes, com base em informações confiáveis.

Aumento da produtividade

Com a definição de cada etapa dos processos e a divisão de responsabilidades, cada parte sabe exatamente qual é o papel que cumpre dentro do ciclo do pedido. Isso permite a eliminação de tarefas desnecessárias, tornando as operações mais enxutas, reduzindo desperdícios e, consequentemente, tornando as equipes mais produtivas e eficientes.

Melhoria no relacionamento com os clientes

Por fim, com todas as otimizações realizadas ao longo de uma operação de logística outbound, podemos afirmar que o resultado é a melhora no relacionamento com os clientes, que vem por meio do aprimoramento na experiência de compra, o aumento da disponibilidade dos itens e da qualidade dos serviços, entre outros aspectos.

Quais são os impactos causados pelas falhas nos processos?

Deixar de organizar a logística outbound ou buscar melhorar constantemente os processos são erros que trazem consequências sérias para a empresa e seus parceiros. Do ponto de vista do negócio, problemas (como indisponibilidade, atrasos, avarias e extravios) criam uma imagem negativa para os clientes e no mercado.

Já sob a ótica do cliente, uma experiência de compra negativa gera insatisfação e uma resistência bem maior na hora de voltar a fazer negócio com a organização. Analisando o lado dos parceiros, a desorganização dos processos pode promover desperdícios, gerar irregularidades na demanda (períodos de sobrecarga e outros de ociosidade) e prejudicar grande parte da operação, até mesmo de outras empresas clientes.

A logística outbound, como podemos ver, trata da gestão dos processos ligados à saída dos produtos para que eles sejam disponibilizados no mercado e cheguem até o cliente final. Garantir a eficiência dos processos é sinônimo de aumento da satisfação dos consumidores, possibilidade de fidelização, otimização dos custos e promoção de uma logística integrada mais eficaz.

Gostou deste artigo? Quer aproveitar para saber melhor como acompanhar os prazos de entrega das cargas? Então confira agora mesmo!

Sair da versão mobile