Logística outbound: veja aqui o que você precisa saber sobre!

| 12/01/2018 - 02:01
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No artigo de hoje, vamos abordar, especificamente, a logística outbound e todos os aspectos relacionados a ela, explicando o conceito, a importância, os benefícios e os possíveis impactos de uma má gestão. Continue conosco e confira agora mesmo!

O que é a logística outbound e por que ela é importante?

Com os produtos já produzidos e acabados, chega a hora de enviá-los para centros de distribuição (CDs), filiais, distribuidores ou clientes finais, por exemplo. Outbound quer dizer saída, o que, no caso da logística, representa a saída dos materiais da fábrica para outros pontos.

Portanto, podemos dizer que a logística outbound é a atividade por meio da qual uma empresa entra em contato direto com o mercado e o consumidor e essa gestão deve cuidar de todo o processo de distribuição dos itens até os clientes finais. Isso é feito por meio de uma série de processos, como:

  • ​contratação de operadores logísticos ou transportadoras;
  • transferências de produtos entre unidades;
  • planejamento de rotas;
  • monitoramento e rastreamento das entregas;
  • controle de ocorrências no transporte;
  • entrega para o cliente final;
  • planejamento de trocas e devoluções;
  • acompanhamento dos resultados.

Para se alcançar eficiência e conseguir os resultados esperados, é preciso realizar um planejamento bem estruturado, adotar uma rotina de gestão de riscos (criando diagnósticos e elaborando planos de contenção e contingência), entre outros fluxos de trabalho.

A importância de uma boa gestão

As decisões dos clientes são tomadas entre a escolha por uma empresa ou outra, e, em muitos casos, um dos fatores de maior peso é a disponibilidade para entrega imediata do produto — caso isso não seja possível, pode haver a perda do consumidor, talvez irreparável (principalmente em mercados com muitos concorrentes).

Dentro desse conceito, a logística outbound tem um papel fundamental nessa oferta de produtos, no momento em que os clientes demandam por preços e qualidade, apresentando uma excelente relação entre custo e benefício. Para isso, deve-se tomar cuidado com alguns pontos essenciais:

Gestão dos prazos de entrega

Deve-se planejar todo o fluxo com base nas paradas que podem ocorrer durante o espaço de tempo entre a saída da fábrica e a entrega no cliente final. Esse fato é importante, pois, se existe o envio para um CD — ou o operador logístico ainda precisa lidar com a consolidação das cargas, por exemplo —, a etapa vai influenciar no prazo total, de ponta a ponta.​

Gestão dos custos e estratégias de redução

Os custos envolvidos nessa operação podem variar bastante, dependendo do tipo do produto, a quantidade de estágios envolvidos de uma ponta a outra, a armazenagem dos itens, o preço do frete, entre outras variáveis.

Além de causar impactos financeiros na sua empresa, de alguma forma esses gastos acabam sendo repassados para os clientes, prejudicando a lucratividade ou até mesmo provocando a perda da venda — se um concorrente consegue oferecer produto similar por um preço mais competitivo.

Portanto, é preciso controlar esses dispêndios, entender o impacto deles na decisão de compra e quais estratégias podem (e devem) ser adotadas para promover a redução, sem que haja impactos na qualidade dos serviços.

Entendimento das particularidades dos processos

As especificidades das operações devem ser consideradas durante o planejamento e a execução dos processos. Isso quer dizer que os gestores precisam ter cuidado com a gestão do tempo em cada ciclo do pedido, organizar as coletas em casos de trocas e devoluções solicitadas pelos clientes, ​entre outras particularidades que podem requerer uma tratativa diferenciada.

Como as empresas podem se beneficiar de um planejamento bem-feito?

Uma logística outbound bem planejada e executada pode garantir diversos benefícios para a empresa e os demais envolvidos (parceiros de negócio e clientes). Conheça alguns deles nos tópicos a seguir.

Redução dos custos operacionais

Como qualquer processo bem estruturado e eficiente, a logística outbound permite diminuir o índice de erros e a necessidade de retrabalho, melhora o fluxo das informações, permite reduzir a quantidade de avarias e extravios, ajuda na escolha do melhor frete, entre outras vantagens.

Tudo isso se traduz na redução dos custos logísticos e, consequentemente, no aumento da lucratividade e até mesmo na possibilidade de conseguir oferecer preços mais atraentes para os clientes, gerando um diferencial competitivo.

Maior controle sobre os processos

Ao entender como se dá a dinâmica do processo, desde a saída da fábrica até a entrega ao cliente final, e compreender como funciona cada etapa — as falhas e as oportunidades de melhoria —, o gestor passa a ter maior controle sobre o funcionamento dos fluxos de trabalho.

A partir daí, torna-se possível analisar a necessidade de implementar melhorias e corrigir problemas, além de ser mais fácil tomar decisões mais inteligentes, com base em informações confiáveis.

Aumento da produtividade

Com a definição de cada etapa dos processos e a divisão de responsabilidades, cada parte sabe exatamente qual é o papel que cumpre dentro do ciclo do pedido. Isso permite a eliminação de tarefas desnecessárias, tornando as operações mais enxutas, reduzindo desperdícios e, consequentemente, tornando as equipes mais produtivas e eficientes.

Melhoria no relacionamento com os clientes

Por fim, com todas as otimizações realizadas ao longo de uma operação de logística outbound, podemos afirmar que o resultado é a melhora no relacionamento com os clientes, que vem por meio do aprimoramento na experiência de compra, o aumento da disponibilidade dos itens e da qualidade dos serviços, entre outros aspectos.

Quais são os impactos causados pelas falhas nos processos?

Deixar de organizar a logística outbound ou buscar melhorar constantemente os processos são erros que trazem consequências sérias para a empresa e seus parceiros. Do ponto de vista do negócio, problemas (como indisponibilidade, atrasos, avarias e extravios) criam uma imagem negativa para os clientes e no mercado.

Já sob a ótica do cliente, uma experiência de compra negativa gera insatisfação e uma resistência bem maior na hora de voltar a fazer negócio com a organização. Analisando o lado dos parceiros, a desorganização dos processos pode promover desperdícios, gerar irregularidades na demanda (períodos de sobrecarga e outros de ociosidade) e prejudicar grande parte da operação, até mesmo de outras empresas clientes.

A logística outbound, como podemos ver, trata da gestão dos processos ligados à saída dos produtos para que eles sejam disponibilizados no mercado e cheguem até o cliente final. Garantir a eficiência dos processos é sinônimo de aumento da satisfação dos consumidores, possibilidade de fidelização, otimização dos custos e promoção de uma logística integrada mais eficaz.

Gostou deste artigo? Quer aproveitar para saber melhor como acompanhar os prazos de entrega das cargas? Então confira agora mesmo!

Frase do banner: "Reduza de uma vez por todas os custos com transporte de cargas!"

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Redação Cargo X
12/01/2018 - 02:01

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