CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Plataformas de negócios e logística omnichannel: veja como sair do offline para o online

Plataformas de negócios e logística omnichannel: veja como sair do offline para o online

Artigos

logística omnichannel

Escrito por Ana Beatriz

Data: 25/02/2020

Os hábitos de consumo se modificam com o tempo. Por isso, as empresas que desejam aumentar sua competitividade e se manterem operantes por muito tempo precisam ajustar seus processos empresariais.

Nesse sentido, o conceito de logística omnichannel é valioso. Trata-se de oferecer as mercadorias por diferentes canais de relacionamento, aumentando as possibilidades de que o consumidor tenha uma melhor experiência de compra. Dessa maneira, os clientes conseguem manter uma maior interação com a marca.

Neste artigo, falaremos de dois conceitos importantes no mundo dos negócios: plataformização e logística omnichannel. São exemplos de como a tecnologia na logística está definindo novos rumos para os negócios. Confira!

Como funcionam a plataformização e a logística omnichannel?

O conceito de logística omnichannel corresponde à integração nas operações de venda, com o intuito de ofertar ao cliente uma experiência especial, independentemente de qual seja o meio e o canal escolhido. Assim, ele pode entrar em contato online e offline e, em qualquer situação, as informações e preferências permanecerem acessíveis.

A interação ao mesmo tempo entre os variados canais de venda é sua principal premissa. Por esse motivo, a administração das lojas físicas e virtuais deve acontecer de forma simultânea. Isso significa que a cadeia de suprimentos precisa de centralização para garantir mais rapidez na entrega e na distribuição das mercadorias.

A logística reversa é importante porque impede a criação de uma imagem negativa da organização perante o público. Já a plataformização é uma estratégia muito empregada pelas empresas que mais se desenvolveram nos últimos anos. Negócios fundamentados nessa estratégia geram oportunidades e disrupções em quase todos os ramos de trabalho.

Para entender melhor, toda organização atua dentro de um ecossistema de negócios — formado por agentes conhecidos ou desconhecidos —, envolvendo parceiros, clientes, reguladores, fornecedores e investidores.

Dessa forma, a plataformização abrange outros conceitos, como:

  • ecossistema de negócios: consiste na rede de agentes que trocam informações, serviços, mercadorias e valores — envolvem pessoas, empresas, aplicações e dispositivos;
  • plataforma digital: uma base tecnológica que permite aos parceiros e aos clientes terem a chance de compartilhar processos ou dados, combinando modelos e serviços de negócios;
  • modelo de negócio baseado em plataforma: incentiva a troca de mensagens e o contato entre clientes e fornecedores, facilitando a produção de bens e serviços no ecossistema para que os integrantes tenham como capturar valor.

Quais são os benefícios dessa mudança?

O omnichannel oferece muitas vantagens à empresa. Abaixo, você pode conferir mais detalhadamente sobre cada uma delas. Acompanhe!

Aperfeiçoamento das práticas empresariais

Com a logística omnichannel, a empresa usa práticas mais eficazes para garantir um final satisfatório na jornada do consumidor, otimizando os resultados. Como muitos buscam empresas com diferencial, serviços eficientes que elevem o nível de satisfação do público são estratégias fundamentais na captação e fidelização de clientes.

Adaptação da linguagem de acordo com o canal usado

Cada canal tem particularidades próprias e suas necessidades. Portanto, a linguagem usada deve ser adequada a essas características. Mesmo que a oferta seja a mesma, é preciso considerar o canal de venda e se adaptar para uma comunicação mais efetiva — balcão, site virtual, telefone, e-mail marketing, entre outros.

Construção de ações mais eficientes

Como a estratégia promove análises cuidadosas sobre como aperfeiçoar a comunicação empresarial, podem ser planejadas ações de marketing devidamente segmentadas, isto é, destinadas a um público mais específico conforme as demandas de cada um.

Outros benefícios são:

  • redução do uso do espaço físico;
  • complementação do processo de decisão de compra;
  • redução dos custos com estocagem e outros fatores;
  • otimização do potencial de vendas e ofertas suplementares e complementares;
  • facilitação das atividades de logística reversa — devolução e troca de mercadorias;
  • redução da burocracia — o consumidor tem facilidade para comprar, escolhendo o canal mais viável ao seu caso;
  • melhoria do relacionamento do cliente com a marca;
  • conhecimento pleno sobre o comportamento do consumidor.

Como migrar os processos da transportadora do offline para o online?

Para aplicar a plataformização e a logística omnichannel, aproveitando diferentes canais de venda e o ambiente online para divulgar e comercializar produtos, você pode seguir alguns passos. Veja quais são a seguir.

Integre os processos

A logística omnichannel deve contar com a integração de toda a cadeia de suprimentos, pois as informações se processam em tempo real e se refletem em quaisquer canais com os quais os clientes interagem. Além deles, devemos considerar os fornecedores, as indústrias, os centros de distribuição, a frota, os estoques, os pedidos, o faturamento e outros elos da cadeia.

Gerencie os transportes

A movimentação das cargas também precisa se submeter às mudanças para que as necessidades dos consumidores sejam supridas. Basicamente eles procuram, de forma especial, o tempo mínimo para receber seus pedidos.

Isso decorre devido ao aumento de usuários na internet e à expansão do comércio eletrônico. Logo, demoras muito longas resultam em perda de vendas e de clientes. Convém gerenciar os diferentes pontos de coleta, para efetuar as entregas no prazo combinado.

A centralização ou descentralização de estoques, conforme a viabilidade, é importante para um desempenho otimizado da logística. Algumas opções são:

  • centros de distribuição global;
  • centros de distribuição regionais;
  • depósitos.

Para melhorar a qualidade dos serviços de transporte, vale a pena contar com um sistema para rastreabilidade de produtos que, além de garantir maior segurança à carga, também permite o acompanhamento do status da compra.

Invista na logística reversa

O setor logístico procura desenvolver estratégias para entregar as mercadorias da maneira mais ágil e eficaz possível, com custos baixos. No caso da logística reversa, também é possível desenvolver estratégias que permitam operações rápidas e baratas. No omnichannel, isso pode ser mais complexo, pois as trocas e as devoluções podem ser feitas em diferentes canais.

Por esse motivo, é fundamental ter um planejamento capaz de avaliar os custos envolvidos nas operações de trocas e devoluções, bem como disponibilizar muitos canais para que o consumidor contate a empresa — redes sociais, WhatsApp, telefone, e-mail marketing, entre outros.

A logística omnichannel e a plataformização são estratégias modernas responsáveis por valorizar principalmente o ambiente online como meio de contato entre a empresa e o cliente. É preciso saber explorar as possibilidades e identificar as oportunidades para conseguir diferenciais que façam sua marca se destacar no mercado competitivo.

Uma das maneiras de se destacar é usar ferramentas tecnológicas para agregar mais valor à sua operação. Por isso, veja as principais vantagens de ser uma transportadora parceira da Cargo X!

Frase do banner: "Fomente o crescimento da sua transportadora com Capital de Giro"

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

Três funcionários em um estoque logístico fazendo a gestão com o slotting. + Mais detalhes

O que ninguém te contou sobre slotting

Slotting é uma estratégia de otimização do seu estoque. Com ela, a distribuição fica organizada, há o aumento da produtividade, acelerando todo o processo de recebimento e reposição de produtos, além de agilizar a separação dos pedidos. Quer descobrir todos os detalhes da prática, os critérios utilizados e as vantagens proporcionadas por ela em seu […]

Diversos tipos de embalagem na logística. com formatos e materiais distintos. + Mais detalhes

Qual é o papel da embalagem na logística?

A importância estratégica da embalagem na logística é muito grande. Ela está presente em todo o processo produtivo, o que inclui a confecção, o armazenamento, o transporte, a distribuição e a venda do material produzido. A escolha desse item deve ser feita com bastante critério e cuidado. Afinal, ele mantém relação estreita com o impacto […]

Mulher entrega caixa de pedido ao cliente como parte da estratégia pick up points. + Mais detalhes

Pick up points: você sabe o que são?

Em tradução livre, pick up points significa pontos de retirada. Se, por acaso, você se deparar com a expressão click and collect, saiba que é um sinônimo do termo. Contar com esses locais pode ser muito útil para a estratégia logística da sua empresa. Você já vai descobrir o porquê ao longo deste texto, bem […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

O que ninguém te contou sobre slotting

O que ninguém te contou sobre slotting

21/05/2021 - 05:51 am

Os hábitos de consumo se modificam com o tempo Por isso, ...

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

21/05/2021 - 05:51 am

Os hábitos de consumo se modificam com o tempo Por isso, ...

Qual é o papel da embalagem na logística?

Qual é o papel da embalagem na logística?

21/05/2021 - 05:51 am

Os hábitos de consumo se modificam com o tempo Por isso, ...

Pick up points: você sabe o que são?

Pick up points: você sabe o que são?

21/05/2021 - 05:51 am

Os hábitos de consumo se modificam com o tempo Por isso, ...

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

21/05/2021 - 05:51 am

Os hábitos de consumo se modificam com o tempo Por isso, ...

POSTS RELACIONADOS

Três funcionários em um estoque logístico fazendo a gestão com o slotting. + Mais detalhes

O que ninguém te contou sobre slotting

Slotting é uma estratégia de otimização do seu estoque. Com ela, a distribuição fica organizada, há o aumento da produtividade, acelerando todo o processo de recebimento e reposição de produtos, além de agilizar a separação dos pedidos. Quer descobrir todos os detalhes da prática, os critérios utilizados e as vantagens proporcionadas por ela em seu […]

Diversos tipos de embalagem na logística. com formatos e materiais distintos. + Mais detalhes

Qual é o papel da embalagem na logística?

A importância estratégica da embalagem na logística é muito grande. Ela está presente em todo o processo produtivo, o que inclui a confecção, o armazenamento, o transporte, a distribuição e a venda do material produzido. A escolha desse item deve ser feita com bastante critério e cuidado. Afinal, ele mantém relação estreita com o impacto […]

Mulher entrega caixa de pedido ao cliente como parte da estratégia pick up points. + Mais detalhes

Pick up points: você sabe o que são?

Em tradução livre, pick up points significa pontos de retirada. Se, por acaso, você se deparar com a expressão click and collect, saiba que é um sinônimo do termo. Contar com esses locais pode ser muito útil para a estratégia logística da sua empresa. Você já vai descobrir o porquê ao longo deste texto, bem […]

CargoX
Icone R. Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de seg a sex das 9h ás 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2021 Cargo X. Todos os direitos reservados.