Plataformas de negócios e logística omnichannel: veja como sair do offline para o online

| 25/02/2020 - 05:02
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Os hábitos de consumo se modificam com o tempo. Por isso, as empresas que desejam aumentar sua competitividade e se manterem operantes por muito tempo precisam ajustar seus processos empresariais.

Nesse sentido, o conceito de logística omnichannel é valioso. Trata-se de oferecer as mercadorias por diferentes canais de relacionamento, aumentando as possibilidades de que o consumidor tenha uma melhor experiência de compra. Dessa maneira, os clientes conseguem manter uma maior interação com a marca.

Neste artigo, falaremos de dois conceitos importantes no mundo dos negócios: plataformização e logística omnichannel. São exemplos de como a tecnologia na logística está definindo novos rumos para os negócios. Confira!

Como funcionam a plataformização e a logística omnichannel?

O conceito de logística omnichannel corresponde à integração nas operações de venda, com o intuito de ofertar ao cliente uma experiência especial, independentemente de qual seja o meio e o canal escolhido. Assim, ele pode entrar em contato online e offline e, em qualquer situação, as informações e preferências permanecerem acessíveis.

A interação ao mesmo tempo entre os variados canais de venda é sua principal premissa. Por esse motivo, a administração das lojas físicas e virtuais deve acontecer de forma simultânea. Isso significa que a cadeia de suprimentos precisa de centralização para garantir mais rapidez na entrega e na distribuição das mercadorias.

A logística reversa é importante porque impede a criação de uma imagem negativa da organização perante o público. Já a plataformização é uma estratégia muito empregada pelas empresas que mais se desenvolveram nos últimos anos. Negócios fundamentados nessa estratégia geram oportunidades e disrupções em quase todos os ramos de trabalho.

Para entender melhor, toda organização atua dentro de um ecossistema de negócios — formado por agentes conhecidos ou desconhecidos —, envolvendo parceiros, clientes, reguladores, fornecedores e investidores.

Dessa forma, a plataformização abrange outros conceitos, como:

  • ecossistema de negócios: consiste na rede de agentes que trocam informações, serviços, mercadorias e valores — envolvem pessoas, empresas, aplicações e dispositivos;
  • plataforma digital: uma base tecnológica que permite aos parceiros e aos clientes terem a chance de compartilhar processos ou dados, combinando modelos e serviços de negócios;
  • modelo de negócio baseado em plataforma: incentiva a troca de mensagens e o contato entre clientes e fornecedores, facilitando a produção de bens e serviços no ecossistema para que os integrantes tenham como capturar valor.

Quais são os benefícios dessa mudança?

O omnichannel oferece muitas vantagens à empresa. Abaixo, você pode conferir mais detalhadamente sobre cada uma delas. Acompanhe!

Aperfeiçoamento das práticas empresariais

Com a logística omnichannel, a empresa usa práticas mais eficazes para garantir um final satisfatório na jornada do consumidor, otimizando os resultados. Como muitos buscam empresas com diferencial, serviços eficientes que elevem o nível de satisfação do público são estratégias fundamentais na captação e fidelização de clientes.

Adaptação da linguagem de acordo com o canal usado

Cada canal tem particularidades próprias e suas necessidades. Portanto, a linguagem usada deve ser adequada a essas características. Mesmo que a oferta seja a mesma, é preciso considerar o canal de venda e se adaptar para uma comunicação mais efetiva — balcão, site virtual, telefone, e-mail marketing, entre outros.

Construção de ações mais eficientes

Como a estratégia promove análises cuidadosas sobre como aperfeiçoar a comunicação empresarial, podem ser planejadas ações de marketing devidamente segmentadas, isto é, destinadas a um público mais específico conforme as demandas de cada um.

Outros benefícios são:

  • redução do uso do espaço físico;
  • complementação do processo de decisão de compra;
  • redução dos custos com estocagem e outros fatores;
  • otimização do potencial de vendas e ofertas suplementares e complementares;
  • facilitação das atividades de logística reversa — devolução e troca de mercadorias;
  • redução da burocracia — o consumidor tem facilidade para comprar, escolhendo o canal mais viável ao seu caso;
  • melhoria do relacionamento do cliente com a marca;
  • conhecimento pleno sobre o comportamento do consumidor.

Como migrar os processos da transportadora do offline para o online?

Para aplicar a plataformização e a logística omnichannel, aproveitando diferentes canais de venda e o ambiente online para divulgar e comercializar produtos, você pode seguir alguns passos. Veja quais são a seguir.

Integre os processos

A logística omnichannel deve contar com a integração de toda a cadeia de suprimentos, pois as informações se processam em tempo real e se refletem em quaisquer canais com os quais os clientes interagem. Além deles, devemos considerar os fornecedores, as indústrias, os centros de distribuição, a frota, os estoques, os pedidos, o faturamento e outros elos da cadeia.

Gerencie os transportes

A movimentação das cargas também precisa se submeter às mudanças para que as necessidades dos consumidores sejam supridas. Basicamente eles procuram, de forma especial, o tempo mínimo para receber seus pedidos.

Isso decorre devido ao aumento de usuários na internet e à expansão do comércio eletrônico. Logo, demoras muito longas resultam em perda de vendas e de clientes. Convém gerenciar os diferentes pontos de coleta, para efetuar as entregas no prazo combinado.

A centralização ou descentralização de estoques, conforme a viabilidade, é importante para um desempenho otimizado da logística. Algumas opções são:

  • centros de distribuição global;
  • centros de distribuição regionais;
  • depósitos.

Para melhorar a qualidade dos serviços de transporte, vale a pena contar com um sistema para rastreabilidade de produtos que, além de garantir maior segurança à carga, também permite o acompanhamento do status da compra.

Invista na logística reversa

O setor logístico procura desenvolver estratégias para entregar as mercadorias da maneira mais ágil e eficaz possível, com custos baixos. No caso da logística reversa, também é possível desenvolver estratégias que permitam operações rápidas e baratas. No omnichannel, isso pode ser mais complexo, pois as trocas e as devoluções podem ser feitas em diferentes canais.

Por esse motivo, é fundamental ter um planejamento capaz de avaliar os custos envolvidos nas operações de trocas e devoluções, bem como disponibilizar muitos canais para que o consumidor contate a empresa — redes sociais, WhatsApp, telefone, e-mail marketing, entre outros.

A logística omnichannel e a plataformização são estratégias modernas responsáveis por valorizar principalmente o ambiente online como meio de contato entre a empresa e o cliente. É preciso saber explorar as possibilidades e identificar as oportunidades para conseguir diferenciais que façam sua marca se destacar no mercado competitivo.

Uma das maneiras de se destacar é usar ferramentas tecnológicas para agregar mais valor à sua operação. Por isso, veja as principais vantagens de ser uma transportadora parceira da Cargo X!

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Redação Cargo X
25/02/2020 - 05:02

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