Nos últimos anos, a logística no agronegócio se firmou como um diferencial competitivo de peso para o setor. Ela vem auxiliando gestores e empresários na promoção da melhoria contínua da cadeia de produção, permitindo que os negócios conquistem um lugar de destaque perante a concorrência.
Na busca pela consolidação dessa realidade, as empresas precisam desenvolver um olhar abrangente e estratégico sobre os processos logísticos, visando a integração das ações, a redução de custos e o aumento da produtividade.
Para que você possa se atualizar e entender como as operações logísticas podem ajudar os protagonistas do agronegócio a alcançarem o topo do mercado, preparamos este post especial. Confira e esclareça as suas dúvidas!
Embora muitos gestores ainda mantenham o foco no transporte de cargas, a logística abrange muitos processos, tais como o planejamento estratégico, a armazenagem, a gestão de estoque, o monitoramento de cargas e tantos outros.
Cada um deles atua como elo indispensável de uma corrente estruturada para oferecer o suporte necessário ao longo de toda a cadeia produtiva, permitindo que os produtos e serviços sejam levados das prateleiras do estoque até as mãos dos consumidores.
Além de se conectarem entre si, os processos logísticos estão integrados a todas as áreas das empresas, contribuindo para a otimização de resultados — independentemente do porte da organização ou do seu segmento de atuação.
Mesmo ao considerar o transporte de cargas em si, é preciso lembrar que existem diferentes tipos de cargas, com características essenciais que determinam o modo como as operações de armazenagem e distribuição devem ser feitas.
No entanto, ao analisarmos a logística no agronegócio e a forma como ela vem se tornando um diferencial competitivo para as empresas, precisamos exercitar o olhar estratégico para enumerar os fatores práticos que tornam essa realidade possível.
Quando se pensa em posicionamento estratégico em logística no agronegócio, o ponto de partida para uma análise segura precisa estar na compreensão de diferentes questões. É preciso ter conhecimento tanto das necessidades das empresas quanto dos desafios e das oportunidades do setor agrícola e pecuário.
A logística é um dos principais componentes desse cenário. Ela é responsável por fazer com que legumes, verduras, frutas, carnes e tantos outros produtos essenciais cheguem à mesa das pessoas de forma ágil e com todas as suas propriedades preservadas.
É preciso alinhar a rotina de atividades logísticas no sentido de permitir que as empresas alcancem os melhores resultados possíveis com maior economia de recursos, sejam eles materiais ou imateriais.
Desse modo, para implementar a logística no agronegócio a partir de uma perspectiva estratégica, fazendo dela um diferencial competitivo de peso, é fundamental integrar três processos essenciais: a logística de suprimentos, o apoio à produção agropecuária e a distribuição.
Quando essas três áreas atuam de maneira coordenada, as empresas podem otimizar a gestão logística. Elas fazem com que a cadeia de produção alcance níveis elevados de qualidade em todos os produtos e garantem melhores resultados para o negócio em curto, médio e longo prazo.
Para entender melhor esse contexto, falaremos sobre cada um desses processos de maneira mais detalhada. Continue a leitura para saber como eles podem melhorar a realidade da sua empresa.
Um dos maiores desafios do agronegócio é fazer a gestão dos insumos necessários para a produção agrícola e agropecuária, de modo a promover a eficiência e a economia de recursos.
Sendo assim, o principal objetivo da logística de suprimentos é reduzir os custos de produção e comercialização, considerando desde as cargas que serão transportadas até os prazos exigidos pelas empresas agropecuárias para manter a produtividade em alta.
Trata-se do ciclo permanente de planejamento, execução, controle da armazenagem e movimentação dos suprimentos dos fornecedores até os seus clientes, com foco na consolidação de condições ideais para que os negócios possam atender às demandas do mercado.
Diante das exigências do mercado atual, o controle de estoque e a rotatividade de produtos são processos essenciais para permitir que as empresas aproveitem todas as oportunidades de negócio sem sofrerem prejuízos com a sobra ou com a falta de itens.
Então, a logística de apoio à produção agropecuária busca alinhar as operações de armazenagem para garantir a disponibilidade ideal de produtos em todas as épocas do ano.
Para que tal objetivo seja possível, o investimento em softwares de gestão e demais ferramentas tecnológicas desenvolvidas especialmente para o setor logístico torna-se um imperativo para as empresas que querem alcançar os melhores resultados.
No agronegócio, as operações de transporte e entrega dos produtos estão sujeitas a necessidades muito específicas, tais como a perecibilidade, a fragilidade e a sazonalidade da colheita, entre outros.
Por isso, a logística de distribuição deve ser capaz de promover as condições ideais de armazenamento, com atenção para fatores como a temperatura dos ambientes, a umidade do ar e as embalagens utilizadas no manejo.
Dessa forma, contar com a parceria de transportadoras que ofereçam soluções específicas para os produtos agropecuários pode fazer toda a diferença na hora de realizar entregas com qualidade e dentro do prazo estabelecido.
Concluindo esses pontos, fica claro que, para integrar todos os processos de logística de suprimentos, apoio à produção agropecuária e distribuição, é preciso buscar constantemente a atualização das práticas. Isso pode ser feito por meio do estudo das principais tendências em logística e transporte de cargas.
Com essa postura, fica mais fácil padronizar as práticas do negócio e criar uma rotina de operações focada no emprego qualificado da tecnologia, na solução de problemas e no combate aos gargalos logísticos.
Da mesma maneira, é importante acompanhar os principais eventos e participar de fóruns e grupos de discussão, nos quais é possível conhecer a atuação de várias empresas do setor e fazer comparações construtivas entre as expertises.
Ao entender a importância da logística como um diferencial competitivo no setor, fica mais fácil também entender por que tantas empresas nesse cenário buscam parcerias especializadas. Afinal, uma grande parceira no mercado pode oferecer:
Foi pensando em dar esse poder para todos os interessados no desenvolvimento de logística agropecuária que a Cargo X se tornou o maior marketplace de fretes do Brasil.
A missão da Cargo X é usar a tecnologia como ponto de partida para transformar a cultura de transporte no Brasil, conectando embarcadores, transportadores e caminhoneiros em um único sistema automatizado e otimizado.
Dessa maneira, é possível simplificar as relações de negociação entre as partes, gerenciar com mais previsibilidade os pagamentos e garantir a qualidade e agilidade do frete.
A nossa maior revolução para o negócio está em nossa parceria com as transportadoras. Para aquelas que já atuam dentro de uma empresa, o pagamento costuma ser feito 90/120/150 dias após a realização do frete, um modelo que dificulta o gerenciamento do fluxo de caixa.
A Cargo X entra como parceira e intermediadora desse processo, adiantando o pagamento do frete para a transportadora e assumindo a cobrança da empresa contratante do serviço.
Ou seja, essa relação permite que empresas de logística tenham um resultado mais rápido e direto entre a execução do trabalho e a sua remuneração por ele. Isso dá mais dinamismo para o negócio e permite mais estabilidade para investimentos no crescimento da empresa.
Como a Cargo X mantém uma relação próxima tanto com transportadores como com embarcadores, temos mais flexibilidade para fazer essa ponte. Mesmo quando as duas partes já trabalham juntas, podemos atuar entendendo as suas necessidades nessa relação, fazer as análises necessárias (de crédito, risco, viabilidade etc.) e participar da tratativa entre elas.
Estamos citando o nosso trabalho dentro desse contexto porque a missão da Cargo X é fazer parte dessa revolução logística no agronegócio.
Apontando todos os aspectos que levantamos neste texto, está claro que a transformação do setor para o benefício de produtores, transportadores e consumidores está no investimento em tecnologia, na otimização de processos e em mais inteligência na gestão.
Nós queremos fazer parte disso e ser um desses motores empurrando o desenvolvimento agropecuário brasileiro. Quem trabalha na área também tem essa responsabilidade.
A melhor parte disso é que investir em novos modelos e tecnologias que modernizem processos logísticos dentro da empresa não só contribuem para o mercado como também para a própria marca.
Quem está saindo na frente e apostando nesse tipo de parceria hoje já colhe frutos antes da concorrência. São vantagens como a redução de custos de operação e a melhoria da qualidade do serviço que tornam um negócio muito mais atraente para os seus possíveis clientes.
Ou seja, apostar em logística no agronegócio é apostar no futuro. Quem planta cedo vai colher os frutos antes da maioria do mercado — uma grande forma de se consolidar nos próximos anos.
Que tal, então, começar essa nova era? Entre no nosso site e conheça a proposta da Cargo X! Vamos juntos desenvolver o setor no Brasil.
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