Logística inbound e logística outbound... Esses termos são familiares para você? Pode até parecer complicado em um primeiro momento, mas os significados deles são muito simples. Eles mantêm relação com o transporte interno e externo de mercadorias. Ao longo das próximas linhas, explicaremos detalhadamente os termos, mostraremos as diferenças entre eles e contaremos como os conceitos estão presentes no seu dia a dia. Boa leitura!
A logística inbound é aquela em que o fluxo de itens se dá no interior de uma empresa. Isso acontece desde a chegada da matéria-prima ao espaço, passa pela a movimentação das mercadorias nos setores do negócio, chegando à armazenagem e à preparação dos itens para distribuição.
Como parte das atribuições da logística inbound, podemos enumerar uma série de procedimentos. Para começar, destacamos a gestão de fornecedores, bem como a administração do transporte de insumos. É necessário pensar em cada detalhe a fim de que não falte nada na fábrica. Afinal, a linha produtiva não pode parar. Cabe ao profissional responsável fazer o acompanhamento dos recursos, realizar o contato com os parceiros e a compra no momento correto, além de não deixar sobrar muitos materiais.
O transporte da produção ao longo de todas as áreas do negócio também é controlado. No cenário ideal, o fluxo produtivo transcorre naturalmente, no tempo certo, sem gerar gargalos em algum procedimento. Ao final, há também o controle da armazenagem do que está pronto para a venda. Na hora de pensar no local de estocagem, deve-se levar em conta algum critério que facilite a distribuição — itens com mais saída em lugares mais acessíveis, por exemplo.
Por fim, cabe à logística inbound cuidar das embalagens que retornam. A organização precisa cumprir seu papel social, garantindo a destinação adequada ao que retorna à sua responsabilidade.
Como você já deve imaginar, a logística outbound, em regra, cuida do transporte fora das instalações da empresa. Nesse sentido, ela cuida da parte que envolve a saída dos produtos do negócio até a distribuição ao consumidor. Contudo, o processo começa antes mesmo das mercadorias ganharem as ruas.
É de responsabilidade da logística outbound administrar as embalagens e o endereçamento dos itens. Da mesma forma, a emissão das notas fiscais e dos demais documentos de transporte está presente no escopo do trabalho. Sabe por quê? O cumprimento da legislação e a organização da entrega começam bem antes de a carga ganhar o interior dos caminhões.
O próximo passo é definir o serviço de transporte (fracionado ou completo), incluindo a contratação da transportadora. Na sequência, haverá a definição da melhor rota e da maneira sobre como os produtos serão monitorados. Políticas de auditoria de frete podem ser incluídas no trabalho, de forma a trazer mais segurança à operação.
Nessa fase, recomendamos que você aposte em parcerias valiosas como a que a Cargo X oferece. Nós garantimos a entrega com segurança, agilidade e sem burocracia. Basta separar o material e o endereço de destino. O resto é todo com a gente.
Finalmente, aposte em uma forte gestão de logística reversa. Nos casos de retorno de produtos à indústria, será necessário garantir o regresso e a destinação correta dos mesmos. A legislação é clara quanto a isso. Não seja pego de surpresa!
Para ficar clara a diferença, pense que a na logística outbound o trajeto é da empresa com destino ao cliente. Já na logística inbound, o ponto de chegada é a própria organização. Nesta última, estamos falando de insumos e processos produtivos, e não da mercadoria pronta.
A logística inbound e a logística outbound, com seus objetivos distintos, merecem a mesma atenção. Afinal, a excelência da produção depende da execução bem-sucedida dos processos que são executados dentro e fora da empresa. Quer caminhar em direção a resultados melhores? Acesse o nosso e-book e aprenda como terceirizar o seu transporte de cargas sem dor de cabeça!