No início da década de 90, a logística ainda era vista como um setor puramente operacional. Essa perspectiva começou a mudar quando os gestores entenderam o quão ampla é a participação desse departamento nos resultados da empresa.
A logística empresarial é de fundamental importância para que um negócio consiga ser rentável e mostrar ao mercado alguma vantagem competitiva, tanto em relação aos custos que ela representa quanto em relação à parcela de eficiência percebida pelo cliente na entrega do produto final.
Vamos falar um pouco mais sobre a logística empresarial e verificar como podemos aplicá-la para melhorar os resultados? Continue a leitura deste post e saiba mais!
A situação do Brasil tende a passar longe da estabilidade. As empresas sempre estão enfrentando um mercado volátil, e para isso preciso se organizar antecipadamente para que esses momentos não gerem prejuízos para o negócio.
Esse planejamento consiste basicamente em buscar melhorias de processo e redução de custos, além de ações que gerem um equilíbrio para os resultados no final do período.
A logística empresarial deve receber atenção especial quando falamos de eficiência, pois ela está presente em toda a cadeia produtiva. Inicialmente, a logística é a responsável pelo transporte de matéria-prima para a fábrica. Depois disso, fica a cargo dela o recebimento, a armazenagem e a movimentação interna do material. Quando produzido, o produto acabado ainda precisa da logística para ser expedido e entregue ao cliente.
O setor é o responsável por ser o elo entre todos os elementos da cadeia de valor de um produto, seja a ligação entre fornecedor e empresa, seja entre o negócio e os clientes. A eficiência da logística ou a falta dela atinge a todos os envolvidos.
Quando falamos de redução de custo na logística, há dois elementos essenciais que conduzirão todas as ações de melhoria: otimização e organização.
Por envolver diversas variáveis, se faltar organização, outras atividades serão afetadas e a empresa começará a sofrer com perdas, retrabalhos e até a insatisfação dos clientes — o que influencia diretamente na rentabilidade e na competitividade da empresa.
A definição do processo de recebimento, a estratégia de armazenagem e o planejamento de entregas aos clientes devem ser feitos tendo como base uma operação enxuta (sem desperdícios) e integralmente otimizada.
Não existe uma fórmula mágica para que a operação passe a mostrar mais eficiência, mas selecionamos alguns hacks que podem ajudar a equipe a alcançar a otimização e a redução de custos que deseja. Confira.
A tecnologia tem um papel de fundamental importância na otimização de uma operação, afinal, o seu objetivo é tornar os processos mais simples, rápidos e precisos, muitas vezes de forma automática.
A redução do trabalho manual faz com que a equipe tenha mais tempo para desempenhar atividades estratégicas, e que as falhas que causam retrabalhos também sejam reduzidas. Assim, os recursos estarão sendo utilizados para atividades que agreguem mais valor à operação.
Hoje, o mercado já oferece diversos sistemas que permitem que algumas atividades sejam substituídas por processos automatizados, o que aumenta a agilidade geral, gerando mais precisão para a operação.
Um bom exemplo é a atualização automática dos status de entrega do produto. Um sistema inteligente pode ser parametrizado para enviar mensagens automáticas aos clientes de acordo com o step da entrega.
É possível contar com soluções que calculam as melhores rotas de automaticamente e programas que guardam todas as informações de desempenho de um veículo, inclusive sobre o gasto de combustível. Diversas soluções estão disponíveis, basta que a empresa saiba claramente o que procura.
É muito importante que os fornecedores vejam a sua empresa como parceira. Se você busca parceiros, é essencial que os objetivos e os valores das empresas coincidam, fazendo com que todos trabalhem de forma alinhada.
Procurar negócios que sejam sustentáveis e que busquem renovação constante, baseada em inovação, faz com que as soluções propostas à sua empresa sejam fundamentadas nesses elementos, oferecendo mais eficiência.
Uma operação de entregas terceirizada significa que sua empresa não precisa ter uma frota de veículos para a distribuição. Com isso, não há custos de manutenção e nem gastos com combustível, seguro ou mão de obra.
Além disso, um aspecto importante é que, ao contratar uma empresa terceirizada, você terá um negócio focado em transporte para fazer suas entregas — uma empresa com expertise e estrutura dedicada apenas a essa atividade, o que faz com que haja menos falhas durante o processo.
A logística não trabalha sozinha, e para isso, a comunicação interna deve funcionar de forma clara e precisa. Para planejar os transportes, o setor logístico precisa saber quais produtos serão expedidos, precisa ter a documentação preparada e conhecer os prazos de entrega dos clientes.
Já pensou se uma venda é feita, o setor de vendas falha na comunicação e não informa o setor de logística? A satisfação do cliente está inteiramente ligada à qualidade de integração dos times, que deve ser bem administrada para que a empresa não sofra com prejuízos.
Produtos parados em estoque representam capital aplicado sem retorno, ou seja, dinheiro parado. Uma operação enxuta e otimizada deve prezar pela mínima quantidade de estoque possível, sem que gere riscos para a empresa.
Uma produção por demanda, por exemplo, pode auxiliar na otimização dos custos de armazenagem, pois apenas o necessário será produzido. Nesse sentido, as previsões de demanda devem buscar o máximo de precisão para que o negócio não tenha ônus de produto obsoleto no estoque.
Boa parte dos gastos com logística está na atividade de distribuição. O transporte sofre com a incidência de diversas variáveis que são difíceis de controlar, principalmente quando falamos do custo do combustível, além das taxas e dos impostos a serem pagos.
Por esse motivo, planejar boas rotas de entrega é algo fundamental quando o assunto é reduzir custos e otimizar a operação logística. Uma boa dica é buscar soluções tecnológicas que permitam o cálculo automático das rotas mais otimizadas, oferecendo mais precisão para a tomada de decisão.
Não basta aplicar diversas ações para a melhoria no resultado se os gestores não têm um acompanhamento para verificar se as metas estão sendo cumpridas.
O monitoramento da operação vai ajudar a garantir que os resultados sejam alcançados, e também fará com que os gestores entendam os gargalos e as dificuldades que a equipe esteja passando para entregar o que foi planejado.
Todo o resultado depende da importância que a gestão mostra aos colaboradores sobre o assunto e da energia que a equipe colocará nas ações definidas. A logística empresarial deve ser vista como fator estratégico do negócio, um ponto de ligação entre todos os itens da cadeia e um setor com capacidade de agregar valor ao produto final.
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