Ícone do site Cargo X – Tecnologia para Transportes

Logística de produtos agrícolas: conheça os desafios e possibilidades

Imagem relacionada ao texto

Logística de produtos agrícolas: conheça os desafios e possibilidades

A logística de produtos agrícolas tem as suas próprias características, já que esse é um nicho que envolve questões bastante específicas. Com um mercado sólido e amplo, o Brasil oferece ótimas oportunidades aos produtores, porém, também exige todo cuidado no transporte, armazenamento e manuseio dessas cargas.

Os grandes volumes, as distâncias percorridas e a questão da perecibilidade são apenas alguns dos fatores que fazem com que esse nicho seja mais complexo. Neste post, você vai entender melhor os desafios da logística agrícola e como ter sucesso nesse mercado. Confira!

Entenda os principais desafios da logística de produtos agrícolas

A logística de produtos agrícolas deve ser pensada sempre em torno de todas as características principais desse mercado. Lidar com produtos alimentícios é ter demandas certas e relevantes, mas essa atividade também traz as suas exigências mais rígidas.

A seguir, entenda melhor quais detalhes influenciam na logística desse segmento e veja porque elas são tão relevantes e precisam ser avaliadas com cuidado.

Alto volume de exportação

O mercado agrícola trabalha na maioria do tempo com volumes enormes de exportação, o que demanda esforços e um planejamento maior do que o normal. Lidar com isso gera custos altos, responsabilidades jurídicas e fiscais importantes, além do transporte e armazenamento adequado.

As produções serão sempre grandes, muitas vezes sendo vendidas para outros países de uma só vez. Naturalmente, essa questão exige uma operação logística em proporcional, com mais custos e pessoas envolvidas, para que tudo dê certo.

Grandes distâncias percorridas

Quando esses volumes não são exportados, a distribuição também é feita em todo território nacional, o que resulta em grandes distâncias percorridas. Dias de viagem em caminhões são uma realidade na logística de produtos agrícolas.

Esse cenário também é influenciado por conta de as produções acontecerem em regiões do interior dos estados. Assim, as viagens são mais longas, gerando mais custos de frete, que são mais caros. Além disso, o planejamento é mais detalhado, para uma entrega no tempo certo, preservando os alimentos da maneira correta.

Perecibilidade

Lidar com o setor agrícola tem uma particularidade muito específica: a perecibilidade. Naturalmente, produtos alimentícios têm prazos de validade, influenciando todo o processo logístico, que precisa considerar isso para evitar perdas e prejuízos de grande porte.

Entre os principais cuidados com essa questão estão: manuseio e transporte adequados, planejamento do tempo de viagem e cuidados gerais para preservar a possibilidade de comercialização e consumo dos produtos.

Variação dos preços das commodities

Comerciantes agrícolas costumam vender suas produções em largas escalas, chamadas de commodities. O preço desses lotes, geralmente vendidos para países em específico, varia de acordo com o seu valor, definido pela bolsa de mercado futuro. Entretanto, essa imprevisibilidade pode ser prejudicial.

É comum que o custo de produção desses alimentos seja alto e, quando a variação joga os preços para baixo, o lucro pode ser pequeno. Não saber por quanto esses produtos serão vendidos futuramente é uma questão que demanda planejamento financeiro rigoroso.

Frete alto

O frete é uma despesa comum a qualquer produtor do setor agrícola, independentemente do modal de transporte utilizado. Sendo assim, é sempre importante contar com as despesas do deslocamento desses produtos, o que representa um custo alto, frequente e obrigatório.

Assim como o custo de produção, o valor do frete, muitas vezes alto, pode impactar se os commodities estiverem mais baixos que o normal. Assim, há mais uma situação em que uma despesa fundamental pode reduzir o lucro do produtor.

Sazonalidade

Alimentos são produzidos respeitando sempre as diferentes sazonalidades de cada um. Isso demanda todo um planejamento para que as safras sejam atendidas de forma precisa, dedicando esforços para ter o máximo de aproveitamento em cada categoria de alimento.

Entretanto, diferentes produções demandam de ferramentas e equipamentos distintos, que podem ficar parados durante períodos fora da safra. Isso gera um custo que precisa ser administrado precisamente, evitando prejuízos aos produtores.

Veja como ter eficiência lidando com esse mercado

Você já viu até aqui como a logística de produtos agrícolas tem questões importantes que influenciam a maneira de lidar com esse segmento, refletindo também no lucro dos produtores. Entretanto, por mais que sejam desafios, é possível lidar com eles da melhor forma possível.

A seguir, conheça algumas possibilidades interessantes que ajudam a ter sucesso com a logística desse mercado.

Planejar a logística de cada produto

Respeitando as diferentes safras e sazonalidades, planeje o trabalho de forma adequada para tirar o máximo proveito de cada possibilidade de produção. Assim, você terá recursos apropriados para lidar com os diferentes tipos de alimentos.

Essa organização vai permitir lidar com questões como transporte, perecibilidade e com o maquinário que fica parado. Essas ferramentas podem ser, por exemplo, alugadas durante o período em que não estão sendo usadas, assim como podem ser designadas também a outras funções, reduzindo custos e gerando lucro.

Encontrar fornecedores e parceiros de sucesso

Os custos de produção são grandes e precisam ser geridos com inteligência. As parcerias são de grande valor para que você consiga reduzir esses valores necessários para trabalhar. A melhor forma é fechar negócios interessantes para todos os envolvidos.

Faça contratos de fidelidade com aluguéis de máquinas, com empresas que vendem produtos necessários ao trabalho e também com transportadoras. Assim, com a preferência de serviços, é possível ter preços mais baixos, em uma relação duradoura e vantajosa.

Controlar o estoque

Lidar com estoques agrícolas é um trabalho minucioso e que exige altos padrões de qualidade. Assim, é preciso designar profissionais competentes a essa demanda, capazes de conservar a produção da melhor forma, prezando pela entrega adequada. Para isso, controle e organização são indispensáveis!

Assim, é possível gerir a perecibilidade e outros fatores que podem interferir na qualidade da produção. Esse trabalho evita desperdício e descarte de alimentos, fatores que influenciam diretamente na margem de lucro do negócio.

Encontrar um galpão adequado

Parte importante da logística, o armazenamento precisa ser visto com todo cuidado. Além de influenciar na qualidade e na preservação da produção, também gera custos relevantes para a empresa, muitas vezes mais altos do que deveriam.

Manter um galpão pode não ser a melhor ideia, dependendo do volume de produção. O aluguel é um recurso importante, que dispensa custos extras, como a manutenção. O importante é avaliar a demanda da sua produção e decidir pela melhor opção, sempre considerando a relação custo-benefício.

Realizar logística de produtos agrícolas de maneira eficiente não é um trabalho fácil, mas com as possibilidades que você viu neste conteúdo, fica mais fácil lidar com todas essas questões. Assim, seu negócio pode ter sucesso a longo prazo.

Os armazéns fazem toda diferença na logística da sua produção agrícola, mas será que as estruturas pelo Brasil afora são capazes de atender a demanda? Saiba mais sobre esse assunto!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX
Sair da versão mobile