Carreira e formação

Lista dos profissionais de logística mais procurados pelas empresas

A logística é, atualmente, um setor que apresenta boas perspectivas de trabalho e emprego para os jovens estudantes ou para quem já tem alguma experiência ou curso voltado para a área de Administração. Caso você também deseje se aperfeiçoar nessa área e ampliar seus horizontes e perspectivas de carreira profissional, vale a pena ficar atento ao que o mercado pede. Confira abaixo a lista dos profissionais de logística mais procurados pelas empresas!

O Gerente de Logística

Sob sua responsabilidade, esse profissional tem a administração das operações logísticas de uma organização, começando com a compra de matéria-prima e outros insumos até a etapa de transporte. Algumas de suas funções são:

  • o planejamento da armazenagem, da distribuição e do transporte;
  • a coordenação do recebimento e da conferência das mercadorias;
  • a coordenação dos procedimentos de carga/descarga;
  • a definição de boas estratégias para tornar os processos mais eficientes.

Também é parte de suas funções analisar quais os modais de transporte são mais indicados para suprir as demandas do negócio, criar condições para que as atividades se desenvolvam da melhor forma possível e administrar os funcionários que executam cada fase da cadeia logística.

O Analista de Logística

Esse é outro dos profissionais de logística mais procurados pelas empresas modernas. Sua função é analisar os números referentes aos diferentes processos que a cadeia logística envolve.

O Analista de Logística administra o estoque e cuida da reposição das mercadorias, acompanha o atendimento por pedido, elabora relatórios para os gestores sobre os processos logísticos, negocia com os fornecedores, aprimora as operações do armazém, do transporte de carga e da distribuição dos produtos, e também traça estratégias para otimizar as operações e processos, assim como reduzir os gastos em logística.

O Coordenador de COMEX

O Coordenador de COMEX (Comércio Exterior) se responsabiliza pela administração da importação/exportação de mercadorias. Suas funções abrangem:

  • o planejamento da importação/exportação;
  • a análise dos custos;
  • a negociação de fretes para outros países;
  • a revisão e a aprovação dos documentos;
  • o controle do pagamento dos impostos;
  • o acompanhamento do despacho/desembaraço de cargas na alfândega.

No Brasil, vale mencionar o curso de Comércio Exterior (modalidade extensão universitária) oferecido pelo Instituto de Economia da UNICAMP, muito recomendado para quem já tem graduação na área.

No exterior, podemos citar o Mestrado em Comércio Internacional oferecido pela Victoria University, na Nova Zelândia (em Wellington). Os professores são especialistas com fama internacional que ministram aulas pelo período de um ano, abordando as seguintes áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas;
  • Direito;
  • Economia;
  • Ciências Sociais.

O Diretor de Supply Chain

Entre os profissionais de logística, outro que vem sendo demandado por muitas empresas é o diretor de Supply Chain. Sua função principal é gerenciar todos as operações da cadeia produtiva, desde a implementação dos produtos até a sua entrega. São responsabilidades dele:

  • deixar a cadeia produtiva mais flexível e ágil;
  • fazer a previsão das demandas de produtos pelos clientes;
  • desenvolver estratégias que atendam aos diversos canais de maneira efetiva;
  • aprimorar a armazenagem, a distribuição e o transporte;
  • responder às variações nas demandas com eficácia;
  • fazer a integração da área logística com os demais setores da empresa.

No país, o curso de Supply Chain Management (extensão universitária) disponibilizado pelo SENAC é muito demandado pelos profissionais de logística que já têm curso superior ou estão se graduando. O curso apresenta-se na modalidade EAD (Ensino a Distância), com uma carga horária de 40 horas, divididas em quatro módulos diferentes.

Na Espanha, em Madri, é ofertado o curso de Mestrado em Logística e Supply Chain da IMF Business School. Esse curso foca a internacionalização dos negócios, apresentando uma grade que mistura aulas teóricas e práticas.

O Gestor de Transporte

As operações envolvendo transporte estão entre as mais importantes da cadeia logística, sendo fundamentais para a cadeia de suprimentos. No Brasil, em especial, a gestão de transporte é um grande desafio, considerando a infraestrutura precária de muitas rodovias e o índice de criminalidade envolvendo os caminhões de carga. O assalto a cargas tornou-se uma operação organizada de banditismo que ameaça não apenas a segurança das cargas, mas a integridade do veículo e a vida do motorista.

O Gestor de Transporte precisa ser um profissional bem qualificado, capaz de efetivar com segurança o monitoramento das cargas, o carregamento do veículo, a armazenagem e o planejamento das rotas, além de outros processos.

As instituições de ensino estão atentas a todas essas necessidades e procuram oferecer cursos de especialização em gestão de transporte com disciplinas mais específicas em suas grades curriculares, permitindo aos alunos que melhorem sua atuação focando principalmente dois pontos fundamentais:

  1. contenção de gastos;
  2. segurança nas operações de distribuição e de entrega.

Na Alemanha, a IUBH School of Business oferece o curso de Mestrado em Transportes e Logística, cuja duração é de dois anos. Trata-se de um dos melhores cursos na área, abordando todos os assuntos relacionados ao gerenciamento de transporte, envolvendo o deslocamento de matérias-primas e outros insumos.

No Brasil, vale destacar o curso oferecido pelo Departamento de Engenharia e Transportes da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), destinado a profissionais que já têm graduação. Trata-se da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Transporte.

O Especialista em Logística Integrada

Embasada pelos avanços tecnológicos, a Logística Integrada vem se consolidando como uma tendência da gestão empresarial. O conceito está associado à integração coordenada de todas as operações de logística. Modernamente, as exigências do mercado acerca da necessidade de capacitação mais aprofundada no assunto cresceram a tal ponto que foram criados cursos de formação destinados exclusivamente à Logística Integrada.

No Brasil, é possível obter uma abordagem estratégica e multidisciplinar da Logística Integrada no Núcleo de Pesquisa em Logística, Suplly Chain e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral, na capital de Minas Gerais (Belo Horizonte).

Em outros países, a Logística Integrada já é um tema de estudo principal, como acontece na Espanha, no Masters College de Barcelona, com o curso de Mestrado em Logística Integrada.

Com quais desses profissionais de logística, você mais se identifica? Aproveite para seguir a CargoX nas suas redes sociais: temos perfis no FacebookTwitter, LinkedIn e no YouTube.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
Imagem relacionada ao texto

Saiba como se tornar o melhor profissional de logística

Em meio ao complexo conjunto de atividades envolvidas nos processos logísticos e aos inúmeros desafios enfrentados pelo setor no Brasil, […]

Categoria: Carreira e formação
Mais
notícias sobre logística

Descubra a importância de ficar por dentro das notícias sobre logística

A todo momento, centenas de novas informações são divulgadas na televisão, na internet e nos jornais. Esses conteúdos nos ajudam a […]

Categoria: Carreira e formação
Mais
Imagem relacionada ao texto

Formação profissional em logística: qual a ideal para a área?

Mesmo com as recentes crises econômicas, a área de logística continuou se expandindo e se tornando cada vez mais necessária […]

Categoria: Carreira e formação
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também