Veja por que você deve investir em rastreamento de cargas

Artigos

rastreamento de cargas

Escrito por Ana Beatriz

Data: 03/07/2017

As tecnologias de monitoramento e rastreamento de cargas se popularizaram no cenário nacional a partir dos anos 80. Os principais motivos foram o aumento dos índices de criminalidade e a redução dos custos de implantação.

Esses preços mais acessíveis podem ser considerados uma consequência dos avanços tecnológicos, que também tendem a ampliar a eficiência desses sistemas.

Nesse contexto, muitas empresas estão apostando nesse tipo de serviço para evitar prejuízos e garantir a satisfação do cliente. Portanto, o rastreamento de cargas é considerado um ótimo investimento para empresas que atuam no ramo logístico.

Quer entender melhor a importância desse investimento? Continue lendo nosso artigo!

Monitoramento em tempo real

A partir do momento em que o sistema de rastreamento de cargas é ativado, a empresa passa a monitorar a frota constantemente e em tempo real.

Independentemente do tamanho da instituição, esse fator é muito importante, visto que fornece informações precisas sobre a utilização dos veículos.

Além de poder controlar a atuação dos motoristas, restringindo a frota apenas para uso corporativo, esses dados permitem monitorar em qual etapa do processo logístico cada veículo se encontra.

É possível acompanhar tudo, mesmo de longe, por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Um ponto importante que confere maior flexibilidade nas operações e controle absoluto.

Efetividade no planejamento de rotas

Quando se acompanha em tempo real todo o trajeto percorrido pelo veículo, é possível obter algumas informações essenciais para o planejamento de rotas.

Dados como a distância percorrida, o tempo gasto, atrasos de tráfego e incidência de roubos podem ajudar na elaboração de rotas mais inteligentes e enxutas.

Fazer um planejamento de rotas preciso e efetivo proporciona segurança, redução de custos operacionais e ajuda a evitar áreas que oferecem maior vulnerabilidade ao motorista e à carga.

Já os custos são reduzidos a partir da identificação de trajetos mais rápidos e de fácil acesso, o que reduz o consumo de combustível e economiza tempo.

Segurança extra

Esse é um dos principais motivos para o investimento em rastreamento de cargas.

A combinação entre os dois itens citados — monitoramento em tempo real e efetividade no planejamento de rotas — traz mais segurança no transporte.

O veículo percorre trajetos mais seguros, mas os riscos ainda existem, principalmente em relação aos roubos de cargas. Portanto, verificar constantemente o andamento das entregas auxilia na percepção de situações anormais que podem indicar perigo.

Caso ocorram, a central de monitoramento pode comunicar a polícia imediatamente e com precisão de dados. Em alguns sistemas, ainda é possível acionar algumas funcionalidades interessantes como travar portas ou cortar o combustível.

Aumento da produtividade

Utilizar um sistema de rastreamento de cargas permite a vigilância não só das mercadorias em si, mas também dos motoristas.

O monitoramento faz com que os gestores tenham mais confiança no trabalho de sua equipe, fortalecendo relações de trabalho e aumentando a motivação dos funcionários.

Vale destacar também que a partir do momento em que o time é informado sobre o novo investimento, acaba assumindo um comportamento mais diligente, comprometido e responsável.

Todos esses fatores aumentam consideravelmente a produtividade da equipe, eliminando os desvios de trajeto e reduzindo o tempo ocioso.

Precisão na tomada de decisões

Na área de transporte e distribuição, podem ocorrer diversos imprevistos que geram impacto direto nas operações. Por isso, é de extrema importância saber reagir rapidamente e, assim, reduzir perdas patrimoniais.

Um sistema de rastreamento de cargas de alta tecnologia proporciona agilidade e exatidão no fluxo de informações, facilitando o gerenciamento de operações logísticas que envolvem o transporte.

Qualquer sinistro, acidente ou desvio é rapidamente comunicado ao gestor, que terá mais segurança e precisão na tomada de decisões.

A redução de irregularidades nos serviços logísticos consiste em uma vantagem competitiva bastante significativa, impulsionando o crescimento da empresa no mercado.

Melhorias na gestão de frotas

Uma gestão de frotas eficiente é capaz de influenciar positivamente a logística de um negócio. De tempos em tempos, os carros demandam alguns ajustes como troca de óleo, de filtros, substituição de peças desgastadas etc.

No caso de frota corporativa, planejar essa manutenção com antecedência permite um controle de gastos mais eficaz. Com o rastreamento de cargas, o gestor pode traçar um programa de manutenção periódica dos veículos.

Com monitoramento constante, informações como a quilometragem rodada por carro podem ser registradas e calculadas.

Tais dados são fundamentais para prever quando os reparos devem ser feitos, eliminando despesas inesperadas e evitando danos ao motorista e à carga.

Credibilidade perante o cliente

Investir em rastreamento de cargas também é investir na imagem da marca perante o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica. O quesito segurança é um dos principais motivos para isso.

Quando a empresa garante o cumprimento de prazos, a integridade dos colaboradores que fazem parte da sua equipe, dos veículos que realizam o transporte e principalmente das mercadorias que compõem a carga, ela assegura que o cliente receberá exatamente aquilo que esperava.

Ainda há a possibilidade de oferecer ao consumidor a opção de acompanhar seu pedido, por meio de um site ou aplicativo, fazendo com que ele se sinta mais tranquilo em relação à entrega.

Esses fatores contribuem para experiência do cliente com a marca e, consequentemente, aumentam a credibilidade da empresa no mercado.

Auxílio na análise de desempenho

O rastreamento de cargas fornece uma série de KPIs relativos ao transporte das mercadorias, como o tempo em trânsito, coletas pontuais, entregas feitas no prazo e ociosidade dos veículos.

Com essa riqueza de dados, é possível elaborar relatórios de desempenho muito mais precisos e que constituem um panorama real das atividades logísticas.

Uma boa análise de desempenho permite visualizar aspectos que devem ser mantidos e identificar problemas que demandam resoluções, buscando a excelência no serviço prestado ao cliente.

Em um empreendimento que opera no segmento logístico, o rastreamento de cargas é indispensável. Por isso, é importante encontrar uma transportadora que esteja alinhada com as necessidades do negócio, se preocupando com a qualidade do serviço prestado. Afinal, esse modelo é benéfico para todos que o utilizam, suprindo demandas logísticas com eficiência, agilidade e segurança.

Se você gostou desse post, aproveite para baixar nosso e-book sobre segurança em transporte!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: