Atender a clientes cada vez mais exigentes é um dos principais desafios que as empresas enfrentam atualmente. Para conquistá-los, além da qualidade do produto, tornou-se necessário contar com recursos tecnológicos e instalações capazes de deixar todos os processos mais eficientes. Nesse contexto, a integração de armazéns surgiu.
No post de hoje, vamos esclarecer o que o conceito significa, mostrar suas vantagens e dar dicas preciosas de implementação no seu negócio. Topa seguir com a gente para descobrir?
O que é integração de armazéns?
A aplicação da integração de armazéns faz com que os dados de produção (captados e processados) e a gestão trabalhem juntos. Para isso, um sistema de administração pode ser usado pela equipe logística de forma muito transformadora.
Imagine quantos benefícios você terá ao monitorar dinâmicas de consumo, compreender padrões e tomar decisões inteligentes baseadas em evidências. Por essa razão, é esperado que toda a empresa (nível macro), seja impactada positivamente. Afinal, devido à sinergia entre as áreas, tarefas gerais poderão ser aprimoradas.
O recurso propõe, inclusive, a organização do próprio espaço, dando nova “cara” ao armazém, com base nos números de vendas. A sugestão fará com que os itens mais consumidos ganhem espaços centrais, com área de deslocamento adequada, enquanto os de menor demanda ocupem menores áreas periféricas.
Quais são as vantagens proporcionadas?
Aumentar a produtividade do seu negócio, priorizando o alto padrão das entregas, é o resultado da integração do armazém. Ao modernizar o espaço, conectando-o à cadeia de suprimentos, interrupções não serão mais um problema. O sistema sinaliza pontos em que atitudes proativas serão necessárias, a fim de não prejudicar os prazos estabelecidos. Em outras palavras, acontece a prevenção de erros.
Se o seu maior interesse é reduzir os custos, saiba que o gerenciamento correto do armazém favorece o aumento de receita, a redução do desperdício e de custos gerais relacionados ao estoque. Caso o seu desejo seja criar uma estratégia para encantar clientes, o caminho é o mesmo. Isso porque o sistema pode acompanhar índices de devolução de pedidos, entregas no prazo e outros indicadores que apontem na direção do seu objetivo.
Além de tudo o que já foi dito, há inúmeros outros benefícios proporcionados pela integração de armazéns. Podemos destacar a eliminação do problema de desabastecimento, o acompanhamento detalhado de custos, de tarefas e do retorno do investimento das melhorias aplicadas — como a contratação do próprio sistema. Aos mais antenados, uma dica: integrar o recurso com softwares utilizados por fornecedores, parceiros e clientes é possível.
Como usar a integração de armazéns na sua estratégia?
O primeiro passo é estar com a mente aberta para a inovação. A tecnologia surgiu para aperfeiçoar e facilitar o nosso trabalho. Quebre a resistência e experimente, sem moderação, tudo o que ela pode proporcionar.
Em seguida, aposte em profissionais qualificados e totalmente comprometidos com o sucesso do empreendimento para gerir a interação de armazéns. Caso perceba a necessidade de investir na atualização de conhecimentos de alguém que desperte sua confiança, não hesite em fazer isso.
Por fim, contrate um sistema de administração totalmente aderente ao perfil do negócio. Entre as opções disponíveis no mercado, destacam-se:
- Sistema avançado de gestão de armazéns (WMS);
- Contratação de um módulo dentro do sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP);
- Solução independente para administrar armazéns.
Avalie a confiabilidade da empresa fornecedora do recurso de integração de armazéns, entendendo tudo o que ele pode oferecer. Combinado? Como forma de auxiliar você ainda mais, separei uma planilha gratuita para controlar o seu estoque. Acesse!