CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Inovação na logística: saiba como funciona a entrega antecipada

Inovação na logística: saiba como funciona a entrega antecipada

Artigos

Imagem relacionada ao texto

Escrito por Ana Beatriz

Data: 27/07/2018

Conquistar e fidelizar o consumidor são práticas indispensáveis para a empresa que deseja se manter firme no mercado. E quem trabalha ou depende da logística sabe que esse é mesmo um verdadeiro desafio. Afinal, um atraso de entrega, por menor que seja, gera muita insatisfação. Por isso, é preciso ter muito cuidado com a experiência de compra do cliente e é aqui que entra a chamada entrega antecipada.

Tal tendência, criada pela Amazon, pretende revolucionar o processo de entrega por meio de tecnologia e inteligência artificial. A prática surgiu há pouco tempo, mas, apesar disso, é considerada um verdadeiro diferencial competitivo, especialmente para o comércio virtual.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto e, quem sabe, incorporá-lo em sua empresa? Então, continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!

Como surgiu a entrega antecipada?

Atualmente, o tipo de logística mais utilizada para entrega de produtos é a rodoviária. Porém, ela não permite redução no tempo de entrega, uma vez que deve respeitar leis de trânsito e limites de velocidade. Com isso, surgiu a ideia de encontrar um novo caminho para solucionar essa falha.

A entrega antecipada foi desenvolvida com base no comportamento do consumidor. Em uma pesquisa, a Amazon levantou algumas questões para identificar como poderia melhorar seu sistema de entrega. A partir dos resultados, a definição foi que a entrega deveria, de alguma forma, acontecer antes mesmo que o cliente finalizasse sua compra no site da empresa.

Dessa forma, ele receberia a encomenda antes do prazo estipulado, seria surpreendido pelo sentimento de imediatismo e, por consequência, ficaria positivamente surpreso com a experiência proporcionada pela empresa. Esse é considerado um risco calculado, mas, é totalmente controlado por algoritmos de um sistema de inteligência logística que cruza informações coletadas através da navegação do cliente.

Como ela funciona na prática?

O algoritmo de entrega antecipada criado pela Amazon analisa alguns dados muito específicos. Por exemplo, ele consegue calcular quantas vezes um cliente acessa a página de um produto no site e quanto tempo ela fica aberta. Dessa forma, consegue-se estimar a probabilidade de que ele seja finalmente adquirido. Logo que a determinação é oficializada, o produto é embalado no centro de distribuição e enviado para transporte.

Assim, quando a compra é realmente efetivada, o produto está muito mais perto de seu consumidor. Basta apenas repassar o endereço para a empresa responsável pela logística e ele é encaminhado diretamente para a entrega. A empresa em nada perde: as condições relacionadas a veículos, trânsito e custos continuam as mesmas.

O que muda, no final das contas, é apenas o tempo de espera. E, se houver desistência da compra, não há problema algum. O cliente nem chega a saber que o produto passou por todo esse percurso, pois o item é simplesmente reencaminhado para a empresa de transporte para aguardar por outro interessado em potencial. Ou seja, não há nem mesmo gastos com logística reversa para retorno.

Como ela afeta a inovação para gestão de logística?

A entrega antecipada, também chamada de super expressa, é um dos principais desejos de qualquer cliente. Por mais que ele saiba que pode enfrentar problemas de transporte ou com correios, é claro que não deseja passar por eles de fato. Além disso, a espera é angustiante, especialmente em uma primeira compra, quando a reputação da empresa está em teste.

Essa ainda não é uma realidade aplicada a qualquer e-commerce mas, no momento, existem também várias outras opções de entregas rápidas oferecidas por transportadoras. Muitas delas trabalham com planejamento eficiente de rotas para agilizar ao máximo suas entregas, o que pode ser uma solução útil enquanto a implementação da entrega antecipada acontece internamente.

Não só o cliente, mas a empresa também é muito beneficiada com a prática. Por meio do histórico do cliente, é possível reunir uma série de informações que ajudam a melhorar o atendimento e até mesmo o estoque de produtos. As negociações começam a ser finalizadas com mais frequência e fica mais fácil conhecer seu público a fundo, sendo possível antecipar também novas ofertas e sugestões de compras.

Para completar, a capacidade logística fica muito mais ampla. Novas regiões começam a ser atendidas, mesmo se estiverem em localidades mais distantes da sede. Desse modo, a atuação da empresa aumenta e novas oportunidades de negócio podem ser exploradas, sem deixar de trazer resultados surpreendentes.

Quais benefícios a entrega antecipada oferece ao consumidor?

Logo no início do processo de compra, o cliente já está feliz. Ele está quase adquirindo um produto que deseja muito, seja por necessidade real ou apenas impulso. Assim que o pagamento é realizado, porém, essa compra passa a ter uma forma mais concreta. Ela foi efetivada, mas o produto ainda levará algum tempo para estar em suas mãos.

Mesmo que códigos de rastreio sejam disponibilizados, a preocupação com a entrega do produto é comum a todos os perfis de consumo. Quando o pedido chega antes do esperado, isso reativa a sensação de felicidade na mente do consumidor, em intensidade muito maior. Além de estar com seu estimado produto em casa, o recebimento foi muito antes do esperado.

Isso quer dizer que ele vai poder começar a utilizá-lo o quanto antes e aproveitá-lo muito mais. Essa sensação não é facilmente esquecida e é exatamente o que torna esse consumidor fiel à empresa. Ele sabe que pode realizar uma compra segura, rápida e totalmente confiável e fica muito mais confortável para repetir a ação quantas vezes precisar e quiser.

A empresa, porém, não pode diminuir o interesse por esse processo somente porque a entrega antecipada garante satisfação e excelente resultado. Ela ainda precisa estar atenta a todos os detalhes que fazem parte da operação para garantir qualidade e cuidado com as mercadorias.

Mesmo com tudo organizado, podem ocorrer alguns impasses e imprevistos que devem ser retidos logo em sua fase inicial para que o prazo estipulado seja cumprido, ainda que a entrega seja programada com uma leve margem de erro. Por isso, não deixe de aprender como garantir o acompanhamento de prazos de entrega de cargas para aumentar as chances de fidelização de seus clientes.

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

Três funcionários em um estoque logístico fazendo a gestão com o slotting. + Mais detalhes

O que ninguém te contou sobre slotting

Slotting é uma estratégia de otimização do seu estoque. Com ela, a distribuição fica organizada, há o aumento da produtividade, acelerando todo o processo de recebimento e reposição de produtos, além de agilizar a separação dos pedidos. Quer descobrir todos os detalhes da prática, os critérios utilizados e as vantagens proporcionadas por ela em seu […]

Mulher entrega caixa de pedido ao cliente como parte da estratégia pick up points. + Mais detalhes

Pick up points: você sabe o que são?

Em tradução livre, pick up points significa pontos de retirada. Se, por acaso, você se deparar com a expressão click and collect, saiba que é um sinônimo do termo. Contar com esses locais pode ser muito útil para a estratégia logística da sua empresa. Você já vai descobrir o porquê ao longo deste texto, bem […]

Empregada da área de cadeia de suprimentos olhando para as tecnologias que modificarão o setor. + Mais detalhes

3 tendências para cadeia de suprimentos nos próximos anos

A cadeia de suprimentos, ou supply chain, constitui o sistema que controla toda a atividade de transporte de serviços e produtos. O processo envolve tudo que passa pelo meio do caminho entre essas duas pontas: organizações, pessoas, atividades, informações e recursos. Nem é preciso falar que a área é fundamental para o bom desempenho dos […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

O que ninguém te contou sobre slotting

O que ninguém te contou sobre slotting

21/05/2021 - 05:43 am

Conquistar e fidelizar o consumidor são práticas ...

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

21/05/2021 - 05:43 am

Conquistar e fidelizar o consumidor são práticas ...

Qual é o papel da embalagem na logística?

Qual é o papel da embalagem na logística?

21/05/2021 - 05:43 am

Conquistar e fidelizar o consumidor são práticas ...

Pick up points: você sabe o que são?

Pick up points: você sabe o que são?

21/05/2021 - 05:43 am

Conquistar e fidelizar o consumidor são práticas ...

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

21/05/2021 - 05:43 am

Conquistar e fidelizar o consumidor são práticas ...

POSTS RELACIONADOS

Três funcionários em um estoque logístico fazendo a gestão com o slotting. + Mais detalhes

O que ninguém te contou sobre slotting

Slotting é uma estratégia de otimização do seu estoque. Com ela, a distribuição fica organizada, há o aumento da produtividade, acelerando todo o processo de recebimento e reposição de produtos, além de agilizar a separação dos pedidos. Quer descobrir todos os detalhes da prática, os critérios utilizados e as vantagens proporcionadas por ela em seu […]

Mulher entrega caixa de pedido ao cliente como parte da estratégia pick up points. + Mais detalhes

Pick up points: você sabe o que são?

Em tradução livre, pick up points significa pontos de retirada. Se, por acaso, você se deparar com a expressão click and collect, saiba que é um sinônimo do termo. Contar com esses locais pode ser muito útil para a estratégia logística da sua empresa. Você já vai descobrir o porquê ao longo deste texto, bem […]

Empregada da área de cadeia de suprimentos olhando para as tecnologias que modificarão o setor. + Mais detalhes

3 tendências para cadeia de suprimentos nos próximos anos

A cadeia de suprimentos, ou supply chain, constitui o sistema que controla toda a atividade de transporte de serviços e produtos. O processo envolve tudo que passa pelo meio do caminho entre essas duas pontas: organizações, pessoas, atividades, informações e recursos. Nem é preciso falar que a área é fundamental para o bom desempenho dos […]

CargoX
Icone R. Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de seg a sex das 9h ás 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2021 Cargo X. Todos os direitos reservados.