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Inovação na logística: saiba como funciona a entrega antecipada

Conquistar e fidelizar o consumidor são práticas indispensáveis para a empresa que deseja se manter firme no mercado. E quem trabalha ou depende da logística sabe que esse é mesmo um verdadeiro desafio. Afinal, um atraso de entrega, por menor que seja, gera muita insatisfação. Por isso, é preciso ter muito cuidado com a experiência de compra do cliente e é aqui que entra a chamada entrega antecipada.

Tal tendência, criada pela Amazon, pretende revolucionar o processo de entrega por meio de tecnologia e inteligência artificial. A prática surgiu há pouco tempo, mas, apesar disso, é considerada um verdadeiro diferencial competitivo, especialmente para o comércio virtual.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto e, quem sabe, incorporá-lo em sua empresa? Então, continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!

Como surgiu a entrega antecipada?

Atualmente, o tipo de logística mais utilizada para entrega de produtos é a rodoviária. Porém, ela não permite redução no tempo de entrega, uma vez que deve respeitar leis de trânsito e limites de velocidade. Com isso, surgiu a ideia de encontrar um novo caminho para solucionar essa falha.

A entrega antecipada foi desenvolvida com base no comportamento do consumidor. Em uma pesquisa, a Amazon levantou algumas questões para identificar como poderia melhorar seu sistema de entrega. A partir dos resultados, a definição foi que a entrega deveria, de alguma forma, acontecer antes mesmo que o cliente finalizasse sua compra no site da empresa.

Dessa forma, ele receberia a encomenda antes do prazo estipulado, seria surpreendido pelo sentimento de imediatismo e, por consequência, ficaria positivamente surpreso com a experiência proporcionada pela empresa. Esse é considerado um risco calculado, mas, é totalmente controlado por algoritmos de um sistema de inteligência logística que cruza informações coletadas através da navegação do cliente.

Como ela funciona na prática?

O algoritmo de entrega antecipada criado pela Amazon analisa alguns dados muito específicos. Por exemplo, ele consegue calcular quantas vezes um cliente acessa a página de um produto no site e quanto tempo ela fica aberta. Dessa forma, consegue-se estimar a probabilidade de que ele seja finalmente adquirido. Logo que a determinação é oficializada, o produto é embalado no centro de distribuição e enviado para transporte.

Assim, quando a compra é realmente efetivada, o produto está muito mais perto de seu consumidor. Basta apenas repassar o endereço para a empresa responsável pela logística e ele é encaminhado diretamente para a entrega. A empresa em nada perde: as condições relacionadas a veículos, trânsito e custos continuam as mesmas.

O que muda, no final das contas, é apenas o tempo de espera. E, se houver desistência da compra, não há problema algum. O cliente nem chega a saber que o produto passou por todo esse percurso, pois o item é simplesmente reencaminhado para a empresa de transporte para aguardar por outro interessado em potencial. Ou seja, não há nem mesmo gastos com logística reversa para retorno.

Como ela afeta a inovação para gestão de logística?

A entrega antecipada, também chamada de super expressa, é um dos principais desejos de qualquer cliente. Por mais que ele saiba que pode enfrentar problemas de transporte ou com correios, é claro que não deseja passar por eles de fato. Além disso, a espera é angustiante, especialmente em uma primeira compra, quando a reputação da empresa está em teste.

Essa ainda não é uma realidade aplicada a qualquer e-commerce mas, no momento, existem também várias outras opções de entregas rápidas oferecidas por transportadoras. Muitas delas trabalham com planejamento eficiente de rotas para agilizar ao máximo suas entregas, o que pode ser uma solução útil enquanto a implementação da entrega antecipada acontece internamente.

Não só o cliente, mas a empresa também é muito beneficiada com a prática. Por meio do histórico do cliente, é possível reunir uma série de informações que ajudam a melhorar o atendimento e até mesmo o estoque de produtos. As negociações começam a ser finalizadas com mais frequência e fica mais fácil conhecer seu público a fundo, sendo possível antecipar também novas ofertas e sugestões de compras.

Para completar, a capacidade logística fica muito mais ampla. Novas regiões começam a ser atendidas, mesmo se estiverem em localidades mais distantes da sede. Desse modo, a atuação da empresa aumenta e novas oportunidades de negócio podem ser exploradas, sem deixar de trazer resultados surpreendentes.

Quais benefícios a entrega antecipada oferece ao consumidor?

Logo no início do processo de compra, o cliente já está feliz. Ele está quase adquirindo um produto que deseja muito, seja por necessidade real ou apenas impulso. Assim que o pagamento é realizado, porém, essa compra passa a ter uma forma mais concreta. Ela foi efetivada, mas o produto ainda levará algum tempo para estar em suas mãos.

Mesmo que códigos de rastreio sejam disponibilizados, a preocupação com a entrega do produto é comum a todos os perfis de consumo. Quando o pedido chega antes do esperado, isso reativa a sensação de felicidade na mente do consumidor, em intensidade muito maior. Além de estar com seu estimado produto em casa, o recebimento foi muito antes do esperado.

Isso quer dizer que ele vai poder começar a utilizá-lo o quanto antes e aproveitá-lo muito mais. Essa sensação não é facilmente esquecida e é exatamente o que torna esse consumidor fiel à empresa. Ele sabe que pode realizar uma compra segura, rápida e totalmente confiável e fica muito mais confortável para repetir a ação quantas vezes precisar e quiser.

A empresa, porém, não pode diminuir o interesse por esse processo somente porque a entrega antecipada garante satisfação e excelente resultado. Ela ainda precisa estar atenta a todos os detalhes que fazem parte da operação para garantir qualidade e cuidado com as mercadorias.

Mesmo com tudo organizado, podem ocorrer alguns impasses e imprevistos que devem ser retidos logo em sua fase inicial para que o prazo estipulado seja cumprido, ainda que a entrega seja programada com uma leve margem de erro. Por isso, não deixe de aprender como garantir o acompanhamento de prazos de entrega de cargas para aumentar as chances de fidelização de seus clientes.

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