Quais indicadores influenciam no prazo de entrega de uma empresa

Artigos

indicadores de prazo

Escrito por Ana Beatriz

Data: 23/11/2016

O prazo de entrega é sempre um desafio para quem trabalha com logística. Empresas de todo o porte estão em busca de caminhos para reduzir o tempo de entrega. Listamos alguns fatores que interferem diretamente na entrega. Fique atento aos indicadores de prazo que você deve levar em conta no momento de determinar o tempo de transporte e entrega de mercadorias.    

3 aspectos que você pode usar como indicadores de prazo

1) Escolha do veículo

Para que a sua empresa cumpra o prazo de entrega prometido, sem desculpas, o primeiro passo é escolher o veículo mais adequado. Este é um dos  indicadores de prazo que influenciam diretamente no transporte de cargas. Porém, seja por inexperiência, falta de atenção ou até desconhecimento, alguns profissionais de logística despacham a carga sem analisar os fatores externos. Um exemplo são as restrições à circulação de caminhões de grande porte em centros urbanos.

Portanto, se você pretende despachar uma carga de 10 toneladas, não basta simplesmente contratar um veículo com essa capacidade e acreditar que tudo estará resolvido. É fundamental levar em conta os indicadores de prazo que interferem diretamente nos processos logísticos, como a escolha do caminhão. Dependendo do destino talvez seja melhor dividir a carga de 10 toneladas e transportá-la em dois veículos. É uma alternativa para circular livremente e garantir a entrega no tempo previsto. Lembre-se que um caminhão muito pesado demora mais para subir a serra, por isso leve em conta todos os fatores que influenciam no tempo de deslocamento.

2) Acompanhamento ativo da carga

Este é outro aspecto que interfere diretamente no tempo de entrega. O acompanhamento ativo da carga é uma alternativa para fazer a gestão dos motoristas. O embarcador pode acompanhar em tempo real o transporte das mercadorias, desde a origem até o destino. Este fator figura entre os indicadores de prazo por ampliar o controle sobre transporte. Caso o motorista faça muitas pausas ou fique muito tempo parado, é possível interferir antes de atrasar o prazo de entrega. Quando a empresa opta pelo transporte terceirizado, por exemplo, é fundamental usar a tecnologia para acompanhar a carga e garantir a qualidade.

3) Origem e destino

Quando falamos sobre a escolha do veículo, citamos a importância de considerar o destino da carga. Mas, vale ressaltar que é preciso avaliar também a origem. Um exemplo claro que pode ser incluído nos indicadores de prazo é a localização do Centro de Distribuição, tanto onde a carga será embarcada, quanto onde será entregue. Quando o CD fica próximo às rodovias, o carregamento e a descarga se tornam mais fáceis, contribuindo para atender o prazo de entrega. Por outro lado, quando o embarque é feito num grande centro e a carga irá percorrer uma distância longa é mais provável que ocorram interferências externas, que podem ser desde a qualidade das estradas, o trânsito ou até condições climáticas, como neblina, por exemplo.

Você já acompanha esses indicadores de prazo quando vai embarcar mercadorias ou determinar prazos de entrega? Compartilhe conosco a sua experiência.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: