Inspirada em modelos Google e Ambev, CargoX alcança equilíbrio entre gestão e processos

Releases| 10/11/2016 - 02:11
Compartilhe:

“Uber do transporte de cargas” acredita em modelo híbrido entre as multinacionais; valorização de profissionais e análise de processos são pilares da gestão para crescimento.

São Paulo, novembro de 2016 – Equilíbrio entre ambiente de trabalho e análise de resultados é a base da gestão das maiores empresas do mundo, levar em conta essas duas variáveis ajuda na motivação e engajamento de colaboradores, o que reflete diretamente nos números alcançados pela companhia. É baseada nessa linha de atuação que segue a CargoX– transportadora que opera conectada em tempo real a uma rede de mais de 100 mil caminhoneiros autônomos - que possui como exemplo Ambev e Google, duas empresas multinacionais com linhas internas distintas, mas que dentro da “Uber do transporte de cargas” seguem juntas, se mostrando eficientes e positiva.  

A CargoX segue de forma muito clara as duas linhas de atuação. Como o Google, possui um ambiente diferenciado que promove a integração e que privilegia as qualificações individuais de cada colaborador, além claro de escritório divertido, que permite a intervenção dos funcionários, ampliando o sentimento de pertencimento por parte deles. “Nós queremos que nossos colaboradores tenham o prazer e o desejo de levantar de suas camas e vir para a empresa, buscamos mostrar que todos eles são donos dela de alguma forma, assim dividimos o espaço físico, demandas, soluções, glórias e responsabilidades de forma igual” declara Federico Vega, CEO da CargoX.

Segundo o executivo, diferente de outras empresas brasileiras de tecnologia, a companhia reforça que a visão precisa ser aplicada de forma real, pois qualquer contradição entre o discurso e as ações afeta de forma negativa a equipe. “A clareza precisa ser um dos pilares, não podem existir divergências dentro de toda essa atuação. Precisa deixar claro que ambiente de trabalho é um diferencial, mas que não deixamos de ser uma empresa em busca de resultados” detalha.   

Profissionais com passagem na Ambev ajudam em processos

A outra linha de atuação é oriunda da Ambev e começou a ser implantada após a contratação de profissionais que tiveram passagens pela cervejaria, o que ajudou na implantação em processos e no trabalho de reconhecimento dos resultados alcançados pelas equipes. Um exemplo é Ricardo Feferbaum, que alcançou o posto de gerente de processo de vendas na antiga empresa e, atualmente, é diretor comercial dentro da CargoX.

Ricardo explica que a companhia segue a análise detalhada do máximo de indicadores possível, eles acreditam que nenhuma informação deve ser trabalhada de forma isolada, pois todas têm uma correlação, desta forma devem ser analisadas dentro de um contexto que abrange o momento da empresa, do mercado e até o profissional em si. “Buscamos sempre conectar aquilo que os números apresentam, eles possuem sua importância dentro de nosso ecossistema, igual nossos colaboradores, onde cada um com sua individualidade é acolhido para render o máximo” descreve.

Outros pontos de destaque são os pilares gente, sonho e cultura, utilizados dentro da Ambev e replicado na empresa de tecnologia, eles têm como definição, respectivamente, a contratação de talentos e valorização de profissionais qualificados, definição do objetivo principal da companhia - no caso da CargoX ser ainda mais a líder do mercado - e uma linha de atuação interna estabelecida. Os três pilares possuem suas individualidades, mas se relacionam de forma direta.

Para o diretor, a análise dos dados precisa caminhar junto com a agilidade na tomada de decisões e mudanças de rotas, já que dentro do ambiente de uma empresa de tecnologia as novidades surgem constantemente. “Esses diversos pontos compõem a nossa empresa, nós tentamos buscar o melhor dos dois mundos, mesclando o dinamismo de empresa inovadora e disruptiva com o alcance de resultados de uma empresa mais tradicional e consolidada. Acreditamos que essa estratégia nos dá força e amplia nossas possibilidades de crescimento” conclui.

Redação Cargo X
10/11/2016 - 02:11

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.