25% das viagens de caminhões são feitas sem cargas e a Cargo X usa tecnologia para reverter esta situação

Notícias| 05/06/2019 - 11:06
Compartilhe:

CargoX, logtech brasileira fundada em 2013, com o objetivo de gerar eficiências por meio do uso de tecnologia no setor de logística do Brasil, faz uso de tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning para reduzir as viagens de caminhões feitas sem cargas por todo País, o que acontece em 25% dos casos, de acordo com um levantamento realizado pela CNT - Confederação Nacional do Transporte em 2018.

"Viajar sem carga é extremamente custoso para o caminhoneiro, por isso, ele chega a passar vários dias na região em que descarregou para achar um frete e retornar ao ponto de origem. Com o aplicativo Cargo X, já conseguimos otimizar 20% das viagens, que permitem ao caminhoneiro ir e voltar carregado sem problemas ou atrasos", afirma Daniel Carvalho, vice presidente comercial da Cargo X.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 25% do tempo viajando chega a ultrapassar dois mil quilômetros ao mês, com desgaste no veículo, custo de manutenção e o combustível necessário para percorrer a distância.

Além da desvantagem para o caminhoneiro, os veículos rodando vazios aumentam o valor dos fretes e, consequentemente, deixam os produtos mais caros nas prateleiras dos mercados, além de representar um desgaste maior nas estradas do País sem necessidade mercadológica.

"A nossa meta é aumentar a quantidade de fretes de retorno e garantir que os caminhoneiros da nossa base já consigam sair do local de origem sabendo que estarão carregados ao retornar," continua Carvalho.

Redação Cargo X
05/06/2019 - 11:06

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Notícias Relacionadas

    Fábio Lobo, Gerente de Operações
    Focada na digitalização de transportadoras, Cargo X muda estratégia
    03/12/2021 - 02:12

    Em entrevista para a MundoLogística, Fábio Lobo comentou o novo momento da empresa e os planos para o futuro neste novo cenário A Cargo X, startup que desde 2013 busca reescrever a cultura do transporte de cargas no Brasil, mud...

    Cargo X aumenta faturamento em 73% durante a pandemia com estratégias de Marketing
    06/05/2021 - 04:05

    Com corte de 50% no orçamento para o setor, estratégias priorizaram campanhas para usuários já existentes Iniciativas contribuíram para aumentar oportunidades de negócio em 71% no período entre março de 2020 e março de 2021 A C...

    Um pé no acelerador, outro no crescimento
    26/04/2021 - 10:04

    O crescimento de 75% no nosso faturamento em 2020 nos deixou animados para expandir nossas fronteiras! O plano, para 2021, é avançar para países vizinhos do Brasil, como a Argentina, onde há um registro intenso de caminhoneiros...