Ícone do site Cargo X – Tecnologia para Transportes

A história da logística: a evolução até o atual momento

história da logística

É difícil pensar em logística e não imaginar as tecnologias que envolvem o segmento atualmente. Essa se tornou uma etapa tão importante dentro da economia nacional que muitos deixam de se aprofundar na história da logística e nos marcos do setor, mas deveriam se aprofundar um pouco mais na história, pois ela reflete muitas ações da atualidade.

No nosso texto te convidamos para atravessar pela história da logística moderna e identificar os principais pontos que construíram toda sua estrutura.

Logística e a Segunda Grande Guerra

Para começar a história da logística temos que retornar ao fim da Segunda Guerra Mundial e entender como os mercados buscavam novas possibilidades para retomar sua produtividade e atendimento aos clientes. As indústrias se voltavam para um mercado consumidor repleto de demandas, porém, como métodos de padronização inflexíveis.

Imagine que os eletrodomésticos eram somente de um tipo e de uma cor e os estoques eram controlados manualmente, isso fazia com que a demanda fosse atendida com um tempo elevado, pois a comunicação de reposição junto aos fabricantes demorava.

Tudo o que se conhecia por desenvolvimento tecnológico estava concentrado nas linhas de produção e o atendimento ao consumidor final ficava em segundo plano, pois o transporte visava a movimentação de grandes quantidades e as transportadoras que praticavam preços reduzidos eram as mais requisitadas, unicamente por isso.

Entretanto a qualidade do transporte e das entregas eram baixas, pois o mercado não buscava essas questões, unicamente se olhava como poderia realizar o transporte do ponto A até o B no menor tempo possível.

Ampliação de mercado e nossas possibilidades

Depois desse momento de retomada, tivemos a fase em que os produtos ganhavam novas cores, novos tamanhos e, também, surgiam outras linhas de consumo. Por exemplo, a indústria de alimentos ganhava destaque e crescia de forma muito forte. Contudo, com essas novas linhas, os estoques passaram por dificuldades em seus controles, pois agora tinham que lidar com uma diversidade maior e seus custos acompanham essa curva de crescimento.

Novas ideias surgiam para que a reposição e o transporte ganhassem outras possibilidades, pois se via um crescimento alto e uma superlotação nas operações que ainda atuavam com processos manuais.

Os custos com transporte e distribuição também aumentavam consideravelmente! A fase acompanhava a crise do petróleo de 1970 e isso impactava de forma intensa o preço de toda cadeia logística.

Para que se tornasse viável aos consumidores, a preocupação se estendia para o pós-produção e alternativas como transportes multimodais ganhavam espaço agora mais apoiadas pelo surgimento de tecnologias que em 1960 que se fazia presente de forma bastante tímida dentro das operações, mas evoluía rapidamente e conquistava um espaço muito interessante substituindo trabalhos manuais e demorados.

Refinamento dentro da história da logística

O planejamento logístico conquistava seu espaço e começava a mudar o mercado de forma relevante! O que nas fases anteriores eram rígidas, agora tinham uma comunicação melhor e bem mais flexível dentro da empresa e entre os fornecedores e clientes, ainda estava longe do modelo do século 21, mas já se via melhorias significantes.

Era a fase em que os dados eletrônicos superavam as informações estritamente manuais, nascia o sistema de código de barras e o controle dos estoques. No Brasil, éramos apresentados à globalização e, após o ano de 1980, os processos ficavam mais velozes, repletos de informações e a comunicação era primordial.

Embora a internet ainda engatinhasse, as mudanças davam passos importantes para uma revolução.

Gerenciamento e o surgimento de compras pela internet

O Supply Chain Management, ou o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, passa a ser visto pelas empresas de forma estratégica para se ganhar competitividade no mercado. Antes a logística se resumia a operações físicas para o armazenamento de materiais, já não refletia sua importância como uma grande geradora de oportunidades. As parcerias compartilham informações na cadeia de suprimentos e se firmam como líderes do mercado

Com a evolução da internet um novo mercado surge: o e-commerce. Ele se instala num segmento e logo passa a ser um mercado cuja revolução alimenta todos os anseios dos consumidores.

Agora, o cliente pode otimizar e personalizar um produto e recebê-lo em casa e isso muda o mercado de forma gritante! 

Os desafios da logística ganham outra dimensão com novos mercados e a terceirização impulsiona lucros e qualidade, pois passa a absorver um oceano de informações para que os estoques diminuam os custos e os prazos, enquanto se busque agregar valor ao cliente com melhorias contínuas. A história fica ainda mais complexa, pois pontos como a logística reversa surge num segmento mais nobre, embora ainda muito voltada às atividades do pós-venda.

A logística evolui todos os dias e mostra o que ainda se pode fazer para a melhoria dos processos numa amplitude pouco explorada entre a escassez e a reutilização, entre o consumo e os recursos disponíveis, entre o lucro e a preservação, entre nós e o nosso futuro.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX
Sair da versão mobile