Como anda a higienização da frota em sua transportadora? O que você tem feito além da tradicional lavagem externa dos veículos de tempos em tempos? Preparamos este guia, com dicas simples e práticas, que possibilitará uma limpeza mais efetiva nos caminhões. Consequentemente, haverá maior cuidado com a saúde de sua equipe, além da preservação da carga. Confira!
Interior do veículo
A higienização da frota pode começar com a utilização de um pano úmido com desinfetante na parte interna de todos os seus veículos. Capriche na limpeza, sem esquecer do assoalho, das portas, do painel e da parte plástica em geral. A tarefa é muito fácil e não tomará mais que alguns minutos.
O ideal é repetir o processo todos os dias. Escolha se é melhor antes ou após o expediente. Entre as vantagens, destacamos a manutenção da cabine limpa, sem odores desagradáveis e em condições favoráveis ao trabalho.
Estofado
Tenha atenção especial com o estofado. Nele, vírus, ácaros e bactérias podem fazer morada. Esses seres têm capacidade de proliferação rápida, colocando em risco a nossa saúde. Constituem inimigos a serem eliminados. Para tanto, recomendamos que borrife desinfetantes especiais de superfície (tipo Lysoform), uma vez que penetram com mais facilidade no material e acabam com a atividade dos microrganismos. Pode aplicar diariamente, também, junto ao processo de limpeza.
Tapetes
Em relação aos tapetes, não há mistério. Lave os objetos com água e sabão, esfregando até retirar a sujeira. Na sequência, é só esperar secar por algumas horas. Recomendamos, também, a frequência diária. Ao longo da jornada, com o itinerário de paradas, o motorista sobe e desce muitas vezes do veículo. Com isso, ele traz impurezas da rua, com os pés. A lavagem das superfícies contribui na preservação de um ambiente limpo, salubre e que não mantém a propagação de doenças, como o coronavírus.
Volante
O volante é a parte do caminhão de maior contato com o motorista. Por tal razão, merece especial atenção na higienização da frota. Rapidamente as mãos vão do objeto ao nariz, aos olhos e à boca. A fim de preservar a saúde da equipe, sugerimos, junto da limpeza tradicional, aplicar uma dose de álcool 70% no local. Assim, você garante a retirada da maior parte dos resíduos que tendem a permanecer no espaço. Você pode aproveitar a mão de obra e aplicar o produto nas maçanetas, no câmbio de marcha e em todas as partes que envolvem o toque.
Carroceria
Já no espaço da carroceria, você pode limpar semanalmente ou após a troca das cargas. O importante é não deixar restos de produtos em contato com os novos, nem permitir que qualquer sujidade coloque a integridade da mercadoria em risco. Pode fazer uso, além dos panos úmidos desinfetantes, de uma vassoura. De tempos em tempos, existe a necessidade de uma higienização mais profunda com a lavagem completa. Observe, com cuidado, a sua frota. Ela demonstrará as próprias demandas.
Como dica extra, recomendamos que oriente os motoristas a deixarem os vidros do caminhão abertos. Quando isso não for possível, a circulação de oxigênio no interior do veículo deve acontecer de tempos em tempos. A atitude preserva a qualidade do ar que circula na cabine, dificultando a ação nociva de microrganismos.
Neste texto, compartilhamos medidas práticas, muito fáceis de serem executadas, sobre a higienização da frota. Procuramos sair da simples lavagem externa do caminhão, focando em detalhes relacionados à preservação da saúde do motorista e da qualidade da carga. Esperamos que tenha gostado. Também achamos que você gostará de outro material sobre a redução da ociosidade da frota e a diminuição de custos. Acesse!