CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Governança criativa e transporte: entenda essa ligação

Governança criativa e transporte: entenda essa ligação

Artigos

governança criativa

Escrito por Ana Beatriz

Data: 11/05/2018

A sociedade moderna conta não apenas com tecnologia avançada, mas também com novas estratégias, resultantes das recentes pesquisas e estudos nas diferentes áreas do saber. Para auxiliar a gestão de uma empresa, existem sistemas automatizados, como ERP e WMS, e estratégias como a governança criativa.

O nome, por si só, já é estimulante. Essa estratégia pode ser aplicada em todas as áreas da gestão corporativa, inclusive no setor logístico e, mais especificamente, no transporte de cargas.

Saiba mais sobre essa ferramenta de gestão e como ela pode dar novos rumos à sua empresa!

O que é governança criativa

O conceito reúne criatividade e tecnologia para administrar o negócio, gerando um diferencial competitivo no mercado. A finalidade é, naturalmente, produzir mais vendas, conquistar mais clientes e cativar novos parceiros.

A governança criativa está associada e se identifica com outros conceitos, como governança corporativa e economia criativa. Trata-se de uma tendência que se impõe cada vez mais no mercado atual.

As empresas modernas procuram ofertar experiências melhores aos clientes, focando no atendimento diferenciado e no valor agregado aos serviços prestados. A criatividade envolve todas as possibilidades originais e dinâmicas capazes de impulsionar a produtividade, agradando a todos: funcionários, clientes e parceiros em geral.

As vantagens da criatividade

A governança criativa é responsável pela produção de conteúdos e soluções criativas que oferecem impactos, geralmente mais fortes do que os próprios apelos de vendas. A criatividade apresenta a vantagem de contextualizar as necessidades de transporte, propondo soluções mais eficientes que satisfazem os colaboradores e os clientes.

Uma gestão criativa não tem medo de inovar e de ser original, desde que essa originalidade ofereça resultados concretos, que contribuam para reduzir custos com transporte sem afetar a qualidade dos serviços — ao contrário, aumentando a qualidade e a produtividade no setor de transportes.

O transporte continua sendo a etapa mais dispendiosa da cadeia logística e de suprimentos, do ponto de vista financeiro e de tempo. Logo, encontrar soluções para reduzir esses gastos é uma necessidade de toda empresa, embora nem sempre seja fácil de ser atendida.

O gestor criativo está aberto a novas soluções (especialmente no que se refere a ferramentas tecnológicas), a novos empreendimentos e a tudo que seus colaboradores sugerem e descobrem. A criatividade na gestão também é isso: o compartilhamento de ideias e a tomada de decisões em conjunto (a palavra final é do gestor, mas as opiniões dos outros também são consideradas).

A tecnologia como aliada para solucionar problemas

Esse é um dos primeiros pontos a considerar quando o assunto é governança criativa. Falar em criatividade tem muita relação com falar em tecnologia, pois esta nada mais é que o resultado do desenvolvimento intelectual e criativo da sociedade.

Existem diversas maneiras de aplicar a tecnologia na gestão corporativa, utilizando não apenas o ERP, o WMS e o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte), mas também aplicativos simples que podem ser instalados em aparelhos móveis (smartphones, iPhones, tablets) e que otimizam a comunicação da empresa com o motorista.

Os computadores de bordo, por exemplo, permitem à empresa acompanhar o trajeto do veículo em sua rota de entrega e também servem para controlar o comportamento do motorista. Acontece da mesma forma nos sistemas de rastreamento e monitoramento.

Depois que a tecnologia cloud computing se consolidou, muitas empresas passaram a usar o sistema na nuvem para o armazenamento de documentos, troca de informações, gestão de dados, controle de multas, notificações e licenciamento de veículos. A nuvem pode ser acessada em qualquer lugar e de qualquer dispositivo, sem a necessidade de instalação de software — exige-se somente conexão com a internet.

Existem roteirizadores que planejam rotas automáticas e eficazes, contemplando as menores distâncias, as estradas mais seguras, a existência de postos de abastecimento e hotéis.

O Big Data e o Business Intelligence são outros exemplos de tecnologia que podem ser usadas pela governança criativa para dinamizar a gestão de transporte da empresa, recolhendo dados que serão transformados em importantes informações para a tomada de decisão — a qual pode afetar, direta ou indiretamente, o setor de transportes.

São inúmeras as possibilidades, e cabe ao gestor criativo identificar as oportunidades e saber usá-las. Os sistemas automatizados conferem mais proteção e segurança aos cidadãos, reduzindo roubos e clonagem de diferentes tipos de veículos. Também diminuem erros que levam a multas e apreensões.

Muitos problemas são solucionados pela análise e cruzamento de dados. As soluções automatizadas vêm sendo utilizadas pelas próprias instituições governamentais, como DETRAN, ANTT, VALEC, INFRAERO, Secretaria dos Portos, e outras.

[rock-convert-cta id=”7191″]

O software que encontra caminhoneiros

Outra inovação criativa é o modelo moderno de transportadora, que não é contrário ao modelo tradicional, mas o amplia. O que você pensaria de um transportadora que não tem frota própria? Faz sentido para você? Pois é um modelo que existe, e é muito eficaz.

Esse tipo de transportadora é, na verdade, uma intermediadora entre empresas que precisam transportar seus produtos até determinado destino e caminhoneiros autônomos que buscam prestar serviços de transporte de carga — especialmente aqueles que, após uma viagem de entrega, estão sem carga para retornar, o que é, indubitavelmente, prejudicial para as finanças e para o negócio.

A empresa intermediadora, por meio do uso de tecnologia avançada (softwares que cruzam dados e rotas diversas), encontra os caminhoneiros autônomos ideais para a empresa que precisa transportar determinada carga. Dessa forma, todas as partes saem ganhando e, geralmente, a empresa encontra um transportador a custos mais acessíveis.

Esse também é um exemplo de governança criativa, já que inaugura um novo modelo de empresa especializada em transporte de carga, por meio de uma solução que une praticidade, flexibilidade e controle de gastos.

Os perfis de empresas que aderem a governança criativa

As empresas que mais aderem a essa forma de gestão apresentam os seguintes perfis:

  • confiam no poder de seus relacionamentos e de sua marca;
  • concorrem em um mercado já saturado;
  • sofreram grandes prejuízos recentemente (ainda que desenvolvam operações eficazes);
  • oferecem serviço/produtos que estão com baixa demanda e que resultam em pouco faturamento;
  • intencionam manter seu negócio por muito tempo;
  • se sentem atrasadas quando se comparam com o mercado atual.

Perceba, portanto, que a governança criativa pode ser adotada por qualquer empresa, sendo aplicada, inclusive, no setor logístico e na área de transporte.

E você? Já usa essa forma de gestão nos negócios? Aproveite para seguir a CargoX nas redes sociais e conhecer o serviço inovador que ela oferece: no Facebook; no Twitter; no YouTube e no LinkedIn.

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

+ Mais detalhes

5 dicas para melhorar o seu transporte de cargas

Como estão seus negócios relacionados ao transporte de cargas? Hoje, elaboramos este post pensando nas transportadoras que desejam melhorar o serviço, mas não sabem por onde começar. Se você se identificou, prepare o bloco de anotações. A seguir, vamos revelar quais são as 5 dicas de ouro para o aprimoramento da atividade. Boa leitura! 1. […]

Três funcionários em um estoque logístico fazendo a gestão com o slotting. + Mais detalhes

O que ninguém te contou sobre slotting

Slotting é uma estratégia de otimização do seu estoque. Com ela, a distribuição fica organizada, há o aumento da produtividade, acelerando todo o processo de recebimento e reposição de produtos, além de agilizar a separação dos pedidos. Quer descobrir todos os detalhes da prática, os critérios utilizados e as vantagens proporcionadas por ela em seu […]

Imagem com homem ao centro toca o ícone do dinheiro (cifrão), fazendo alusão ao capital de giro. + Mais detalhes

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

O valor responsável por manter a empresa funcionando, com as contas em dia, é chamado de capital e giro. Ele é calculado pela diferença entre o saldo em caixa, incluindo investimentos de alta liquidez, e a quantia devida pelo negócio. O dinheiro também funciona como uma reserva para cobrir despesas até a entrada dos pagamentos […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

5 dicas para melhorar o seu transporte de cargas

5 dicas para melhorar o seu transporte de cargas

26/05/2021 - 05:51 am

A sociedade moderna conta não apenas com tecnologia ...

O que ninguém te contou sobre slotting

O que ninguém te contou sobre slotting

26/05/2021 - 05:51 am

A sociedade moderna conta não apenas com tecnologia ...

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

26/05/2021 - 05:51 am

A sociedade moderna conta não apenas com tecnologia ...

Qual é o papel da embalagem na logística?

Qual é o papel da embalagem na logística?

26/05/2021 - 05:51 am

A sociedade moderna conta não apenas com tecnologia ...

Pick up points: você sabe o que são?

Pick up points: você sabe o que são?

26/05/2021 - 05:51 am

A sociedade moderna conta não apenas com tecnologia ...

POSTS RELACIONADOS

+ Mais detalhes

5 dicas para melhorar o seu transporte de cargas

Como estão seus negócios relacionados ao transporte de cargas? Hoje, elaboramos este post pensando nas transportadoras que desejam melhorar o serviço, mas não sabem por onde começar. Se você se identificou, prepare o bloco de anotações. A seguir, vamos revelar quais são as 5 dicas de ouro para o aprimoramento da atividade. Boa leitura! 1. […]

Três funcionários em um estoque logístico fazendo a gestão com o slotting. + Mais detalhes

O que ninguém te contou sobre slotting

Slotting é uma estratégia de otimização do seu estoque. Com ela, a distribuição fica organizada, há o aumento da produtividade, acelerando todo o processo de recebimento e reposição de produtos, além de agilizar a separação dos pedidos. Quer descobrir todos os detalhes da prática, os critérios utilizados e as vantagens proporcionadas por ela em seu […]

Imagem com homem ao centro toca o ícone do dinheiro (cifrão), fazendo alusão ao capital de giro. + Mais detalhes

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

O valor responsável por manter a empresa funcionando, com as contas em dia, é chamado de capital e giro. Ele é calculado pela diferença entre o saldo em caixa, incluindo investimentos de alta liquidez, e a quantia devida pelo negócio. O dinheiro também funciona como uma reserva para cobrir despesas até a entrada dos pagamentos […]

CargoX
Icone R. Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de seg a sex das 9h ás 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2021 Cargo X. Todos os direitos reservados.