A gestão de riscos na logística traz mais segurança e confiabilidade à sua operação. Portanto, não pode ser ignorada. Entre os principais contratempos relacionados ao transporte de mercadorias estão: o roubo, os danos aos itens, o descumprimento da legislação e os problemas das estradas que comprometem o processo. Para executar o gerenciamento deles de maneira correta, preparamos este conteúdo. Aproveite!
Mapeie os riscos logísticos do seu negócio
Se você quiser fazer a gestão de riscos na logística eficiente, comece por identificar quais fatores podem prejudicar o processo. Assim, você fará o planejamento de controle, atentando-se a cada adversidade individualmente. Recorrer ao histórico da sua operação (registros de casos) também é uma boa ideia a ser aplicada nesse momento.
Cada risco exigirá medidas específicas de prevenção. Multas, acidentes, imprudência no trânsito e a não vigilância da carga, por exemplo, necessitarão de medidas de conscientização ou, até mesmo, de punição. Já os problemas nas estradas requererão eventuais mudanças na rota. Por outro lado, danos aos materiais transportados pedirão melhor acondicionamento, embalagens reforçadas e outros cuidados semelhantes.
Caracterize cada risco conforme a gravidade dele
Após você e a sua equipe identificarem todos os riscos logísticos que podem interferir no seu processo, o passo seguinte é a categorização deles. Existem fatores graves, médios e leves conforme o impacto — e eventual prejuízo — causado à sua empresa. Portanto, a ordenação por prioridade será um roteiro de correção a ser seguido pelo time.
Mas atenção: saiba que não é possível apagar o risco da história. O que está ao nosso alcance é controlar os efeitos dele. Dessa forma, eles são atenuados e deixam de prejudicar o negócio. Afinal, diante deles, basta seguir o plano de ação, tomando a decisão correta. Porém, você deve se preparar previamente, traçando medidas inteligentes a cada evento. Não deixe um empecilho te pegar de surpresa! Com a gestão de riscos na logística, você saberá o que fazer.
Crie um checklist de gestão de riscos na logística
Ao estudar os detalhes do seu processo, você criará maior intimidade com ele. Pode ter certeza que até mesmo executar as tarefas do dia a dia será mais fácil que antes. Sugerimos a elaboração de uma lista de conferência com os pontos de cuidado a serem tomados na rotina. Podem aparecer pontos como a manutenção da frota, verificação de documentos, treinamento dos motoristas, revisão da rota e releitura das mensagens trocadas com os clientes.
Use e abuse da tecnologia. Planilhas e softwares estão ao seu dispor. Existem ferramentas para:
- Sistema integrado de gestão empresarial (ERP);
- Gestão de relacionamento com o cliente (CRM);
- Sistema de gerenciamento de transporte (TMS);
- Software para rastreamento de produtos;
- Sistema de gerenciamento de armazém (WMS);
- E o que mais a sua imaginação e necessidade identificarem.
Contar com parcerias confiáveis
Os parceiros com quem você escolhe trabalhar fazem total diferença nos resultados da sua empresa. Por isso, seja bastante criterioso na hora de fechar negócio. Sugerimos que avalie se os benefícios disponíveis fazem sentido em relação às demandas e ao momento vivenciado por sua organização.
A Cargo X tem muito a contribuir nesse sentido. Contamos com uma área de gerenciamento de riscos que cruza demandas de caminhões em tempo real. Aumentamos a competitividade e reduzimos custos por meio da tecnologia. São mais de 400 mil caminhoneiros e mais de 20 mil transportadoras conectadas com a gente para levar a sua carga com segurança. Oferecemos uma estrutura preparada para atender todas as suas necessidades. Tudo com a assistência que você precisa e merece.
A gestão de riscos na logística com total segurança é por nossa conta. A sua função é acompanhar o caminho dos produtos até o cliente. Quer aprofundar mais sobre o assunto? Acesse aqui e não cometa este erro ao contratar um parceiro para terceirizar o transporte de cargas!