CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoComportamentoCuriosidadesCustos e processos logísticosEntretenimentoEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Como fazer a gestão de riscos na sua transportadora e garantir um futuro saudável para o seu negócio

Como fazer a gestão de riscos na sua transportadora e garantir um futuro saudável para o seu negócio

Artigos

gestão de riscos

Escrito por wpengine

Data: 04/05/2020

A gestão de riscos no transporte de cargas é uma tarefa preventiva indispensável, especialmente quando o assunto é segurança. Ela antecipa situações possíveis, considerando todo o conhecimento acumulado pela vivência prática dos processos de uma transportadora.

A contenção de riscos durante os trajetos precisa ser realizada por completo, não dependendo somente da viagem em si, mas todo o contexto que possa gerar uma situação crítica. Nesse sentido, usar boas ferramentas de gestão é uma maneira competente de reduzir os erros e falhas que podem surgir durante a entrega de produtos em geral.

Se você está disposto a garantir um futuro saudável, seguro e lucrativo para a sua transportadora, confira as dicas a seguir.

O que é gestão de riscos na transportadora?

Risco é tudo aquilo que tem boas chances de acontecer e, caso se manifeste, possa prejudicar a atividade em questão. Por exemplo: se uma pessoa pular de paraquedas e o equipamento falhar no momento de acioná-lo, colocando a vida do saltador em risco, o que ele deve fazer?

Isso também vale para o transporte de mercadorias, pois existe a probabilidade de algo grave acontecer ao caminhoneiro, ao veículo ou à carga, podendo gerar consequências financeiras, jurídicas e de cunho pessoal.

A gestão de riscos inclui algumas técnicas para amenizá-los ou evitá-los, como:

  • organizar;
  • planejar;
  • estudar meios para reduzir ou eliminar os riscos e seus efeitos.

Por que investir no gerenciamento de riscos?

A resposta é simples: porque o planejamento e o gerenciamento correto das operações resultam diretamente na condição das mercadorias e serviços e, sobretudo, na experiência do cliente com o seu negócio.

Quando conseguimos administrar as normas de segurança e definir estratégias que considerem atividades (entregas) anteriores e previsões, a probabilidade de qualquer operação ser mais segura e eficiente crescem de forma significativa.

A gestão de riscos no transporte permite ao gestor:

  • evitar gastos e situações comprometedoras à transportadora e a seus funcionários;
  • cumprir prazos;
  • garantir a qualidade do produto.

Ou seja, um gerenciamento focado na prevenção de situações adversas traz vantagens relevantes para o negócio, sem falar que impacta positivamente no mercado, deixando sua marca na frente da concorrência.

Como gerenciar os riscos no transporte de cargas?

Após conhecer a importância de investir nessa atividade, vamos às dicas de como fazê-la com eficiência no transporte de cargas. Confira!

Liste os possíveis problemas

A primeira coisa a ser feita é levantar os problemas que costumam acontecer durante as viagens. É fundamental não ignorar os efeitos e características das ocorrências. Dessa forma, sua tabela possivelmente será algo como:

  • acidente durante o trajeto;
  • atrasos (por mudança de rota, trânsito, pane motora, danos aos pneus etc.);
  • apreensão da carga;
  • furto ou roubo da mercadoria;
  • multa por falta de documentos;
  • quebra ou danos aos produtos.

Saiba como gerenciar riscos no transporte

Como você observou acima, são diversas a situações que podem surgir no transporte de cargas. Logo, para cada ocorrência listada, torna-se possível definir estratégias que diminuem seus impactos e elevam as chances de sucesso das atividades. Dessa forma, para evitar atrasos por avaria de pneus, por exemplo, você pode incluir estepes adicionais no caminhão.

Por mais complicado que possa parecer, essa função na verdade é bastante simples: é só estudar cada cenário, suas perspectivas e os níveis de gravidade/perigo de cada uma. Assim, você antecipará as possibilidades de problemas mais facilmente, diminuindo tanto a frequência de ocorrências quanto de resultados negativos.

Pense que a gestão de riscos deve ser realizada de forma distinta. No caso de um trajeto programado para a cidade de Santos, por exemplo, a avaliação deve acompanhar desde o ponto de coleta, seguido de toda a rota até sua entrega final. Com isso, é possível estudar todo o percurso seguido, cogitando todas os riscos (acidentes, congestionamentos, furtos etc.) em cada trecho ou local.

Selecione seus motoristas

Um gestor comprometido e zeloso seleciona os melhores condutores para cada tipo de entrega. Isso pode ser realizado com base nas qualificações de cada um, considerando o nível de experiência, a quantidade de viagens realizadas e outros fatores do histórico geral.

Ao agir desse modo, você não atribui responsabilidades complexas para quem ainda não está preparado, o que reduz as chances de surgirem inconvenientes. Sem contar que a gestão de motoristas fica mais otimizada e ágil quando esses fatores são orientadores.

Faça uma roteirização estratégica

O melhor caminho nem sempre é o mais curto — mesmo que economizem tempo e combustível. Os melhores trajetos são aqueles que têm menor probabilidade de causar adversidades, como assaltos, engarrafamentos, colisões, tombamentos, quebra de peças, entre outros.

Controlar as informações de rotas curtas e longas para que riscos sejam amenizados dá maior segurança aos condutores, às cargas e aos caminhões. Por consequência, essa atividade também beneficia seu negócio e sua clientela.

Nesse sentido, um sistema de roteirização é a melhor saída, pois ele concede diversas informações em tempo real, desde o preço do combustível nos postos até as condições da estrada no momento — se está congestionada, esburacada ou interditada, por exemplo. A transformação digital na logística melhora a competitividade da sua empresa no mercado.

Proporcione boas condições de trabalho

Dentro de cada veículo que transporta cargas existe uma pessoa que deve ser colocada em primeiro lugar. Afinal de contas, os caminhões devem ter uma performance impecável para cumprir os prazos de entrega mas essa atividade precisa ir de encontro às limitações físicas e mentais dos caminhoneiros.

Saber que nenhum profissional pode pegar a estrada sem descansar, dormir ou se alimentar é crucial, mesmo que você tenha de contratar outro condutor para cobrir os horários de pausa do seu motorista. Na verdade, essa prática significa investimento pois é melhor garantir a saúde da equipe do que ter de enfrentar dilemas e acidentes durante as viagens.

Essa prática demonstra zelo pelas pessoas que fazem parte do seu negócio, afinal, é a elas que você deve uma gestão de riscos eficiente.

Invista em tecnologia

É muito mais simples e rápido administrar riscos por meio de um software de gestão do que por uma planilha eletrônica. Com ele, você pode gerenciar históricos de trajetos e responsabilidades dentro da transportadora, rastrear cargas e condutores em trajetos, monitorar a entrega de mercadorias e até receber o feedback da clientela. Uma boa ferramenta tecnológica pode amenizar a perspectiva de risco.

Esperamos que as dicas de como fazer a gestão de risco na transportadora sejam úteis para o seu negócio. Colocá-las em prática junto com o cronograma de manutenções, certamente evitará contratempos e acidentes, gerando economia para a transportadora e notoriedade para sua marca.

E então, o que achou deste conteúdo? Assine nossa newsletter pra ficar por dentro de novidades sobre gestão de frotas e logística?

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

Homem com caixa em mãos faz o transporte de carga frágil. + Mais detalhes

5 erros no transporte de carga frágil

A sua empresa está preparada para fazer o transporte de carga frágil com segurança? Caso ainda tenha dúvidas, deseja proteger melhor seus produtos e eliminar, de vez, os erros operacionais relacionados ao assunto, este texto vai ajudar!  Antes de começarmos, vale reforçar o conceito de carga frágil. Ela pode ser compreendida como objetos com mais […]

Caixas com corações e caminhões ilustram o transporte no Dia dos Namorados. + Mais detalhes

Transporte no Dia dos Namorados: pontos de atenção

Para fechar o primeiro semestre com chave de ouro, temos uma data comemorativa que é puro amor. Nela, os casais apaixonados costumam trocar presentes. Por isso, empresas de vários segmentos conseguem aumentar significativamente o faturamento, desde que executem a logística com excelência. Já adivinhou do que estamos falando? O assunto é o transporte no Dia […]

Mulher confere mercadoria com ordem de coleta de carga em mãos. + Mais detalhes

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

É comum, no processo logístico, que as transportadoras façam a retirada da carga diretamente nas instalações da empresa (remetente). Nessa situação, os motoristas podem ter que apresentar a Ordem de Coleta de Carga para concluir o procedimento.  Apesar de o documento não ser obrigatório em todo o território (apenas em alguns estados, como MG, SP […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoComportamentoCuriosidadesCustos e processos logísticosEntretenimentoEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

5 erros no transporte de carga frágil

5 erros no transporte de carga frágil

18/08/2022 - 06:10 am

A gestão de riscos no transporte de cargas é uma tarefa ...

Transporte no Dia dos Namorados: pontos de atenção

Transporte no Dia dos Namorados: pontos de atenção

18/08/2022 - 06:10 am

A gestão de riscos no transporte de cargas é uma tarefa ...

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

18/08/2022 - 06:10 am

A gestão de riscos no transporte de cargas é uma tarefa ...

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

18/08/2022 - 06:10 am

A gestão de riscos no transporte de cargas é uma tarefa ...

Strip malls: aprenda o que são

Strip malls: aprenda o que são

18/08/2022 - 06:10 am

A gestão de riscos no transporte de cargas é uma tarefa ...

POSTS RELACIONADOS

Homem com caixa em mãos faz o transporte de carga frágil. + Mais detalhes

5 erros no transporte de carga frágil

A sua empresa está preparada para fazer o transporte de carga frágil com segurança? Caso ainda tenha dúvidas, deseja proteger melhor seus produtos e eliminar, de vez, os erros operacionais relacionados ao assunto, este texto vai ajudar!  Antes de começarmos, vale reforçar o conceito de carga frágil. Ela pode ser compreendida como objetos com mais […]

Caixas com corações e caminhões ilustram o transporte no Dia dos Namorados. + Mais detalhes

Transporte no Dia dos Namorados: pontos de atenção

Para fechar o primeiro semestre com chave de ouro, temos uma data comemorativa que é puro amor. Nela, os casais apaixonados costumam trocar presentes. Por isso, empresas de vários segmentos conseguem aumentar significativamente o faturamento, desde que executem a logística com excelência. Já adivinhou do que estamos falando? O assunto é o transporte no Dia […]

Mulher confere mercadoria com ordem de coleta de carga em mãos. + Mais detalhes

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

É comum, no processo logístico, que as transportadoras façam a retirada da carga diretamente nas instalações da empresa (remetente). Nessa situação, os motoristas podem ter que apresentar a Ordem de Coleta de Carga para concluir o procedimento.  Apesar de o documento não ser obrigatório em todo o território (apenas em alguns estados, como MG, SP […]

CargoX
Icone Rua Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2022 Cargo X. Todos os direitos reservados.