Ícone do site Cargo X – Tecnologia para Transportes

Gestão de manutenção em transportadoras: você pratica?

Mecânico com ferramentas em frente a um caminhão ilustra a gestão de manutenção em transportadoras.

A gestão de manutenção em transportadoras foi criada para trazer mais segurança e ampliar, ao máximo, a performance da sua frota. A prática é muito mais que um benefício, trata-se de uma necessidade das empresas que querem agir de forma estratégica. Cuide do que é seu. Cada caminhão tem sua história, com muitos lucros para o negócio. Neste post, vamos te ensinar a preservar os veículos da forma correta. Veja!

Fique por dentro da gestão de manutenção em transportadoras

A gestão da manutenção consiste em praticar a supervisão do funcionamento regular de sua frota. Isso acontece por meio de processos bem definidos, com periodicidade estabelecida e um checklist técnico de controle. Se a prática estiver sendo executada, os caminhões continuarão operando ininterruptamente, com segurança e o máximo da sua capacidade produtiva.

Não vale a pena correr riscos, deixando a produtividade, a integridade da carga, o atendimento ao cliente e, principalmente, a saúde dos motoristas em segundo plano. Afinal, a tarefa da transportadora ultrapassa, e muito, o ato de levar artigos do ponto A ao ponto B. Você sabe que é preciso fazer isso com excelência.

No tópico seguinte, nós vamos explicar, detalhadamente, como uma boa gestão da manutenção em transportadoras deve acontecer. Por enquanto, basta você saber que o gestor deverá trabalhar com a coleta de informações sobre a frota e o estudo das necessidades de cada caminhão. Dessa forma, o planejamento correto com o tipo de manutenção adequada é definido. 

Nesse contexto, existem três manutenções: preditiva, preventiva e corretiva. Todas são extremamente importantes. Elas acontecem em momentos específicos, após a análise de cada veículo. A seguir, vamos diferenciar os conceitos.

Manutenção preditiva

O procedimento se dá de maneira planejada, a fim de evitar possíveis problemas com os caminhões. A prática é obrigatória nas situações em que a frota não pode ficar, nem por um momento, fora de funcionamento. Caso isso aconteça, o faturamento da transportadora é prejudicado. 

Em regra, a manutenção preditiva analisa o veículo nas condições que ele se apresenta no momento. Portanto, ela despreza um cronograma de trocas e usos, estabelecido pelo fabricante, com instruções relacionadas aos estados das peças. 

Como você já deve ter concluído, o custo dela é mais alto. Isso porque a proposta é fornecer um olhar completo e detalhado à frota. Também é necessário treinar os profissionais que conduzirão a prática e investir em aparelhos específicos, como equipamentos de medição de vibração. Por outro lado, a partir dos resultados, a vida útil dos caminhões aumenta. Eles conseguem rodar por mais tempo nas estradas, com sua potência máxima.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, serve para prevenir que adversidades aconteçam. Os problemas podem ir desde a diminuição da performance do caminhão até os casos que colocam a vida dos motoristas em risco. 

A aplicação do processo consiste em avaliar as peças a partir de prazos pré-definidos e identificar aquelas que estão desgastadas. Posteriormente, acontece a substituição, uma vez que componentes avariados atrapalham todo o sistema. É melhor trocar uma peça com falha agora ou arcar com muitas substituições no futuro? A resposta é óbvia.

A principal diferença entre a manutenção preventiva e a preditiva é que a primeira cumpre cronogramas com trocas periódicas dos componentes do caminhão. Já a segunda, mais rigorosa, mede a eficiência das peças, independentemente do tempo de uso.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é a que menos as transportadoras gostam de fazer. A razão é que ela não foi prevenida pelas manutenções preditiva e preventiva, ou seja, acontece após a manifestação da falha. O dinheiro gasto na troca de peças inutilizáveis e quando já prejudicaram outros componentes é alto. O valor é muito maior do que o gasto nas práticas de manutenção direcionadas para manter o veículo em bom estado.

Outra característica relevante é que, em regra, ela demanda um tempo considerável. O caminhão precisará ficar inutilizado para receber os reparos, até que o mecânico desmonte as partes comprometidas e identifique o dano. Estar fora da estrada representa diminuição no lucro. Fique atento!

Aprenda a fazer a gestão de manutenção em transportadoras

Siga as recomendações a seguir e inicie uma jornada de gestão de manutenção em sua transportadora.

Integre os tipos de manutenção

É claro que existem situações imprevistas como acidentes. Porém, a gestão da manutenção em transportadoras trabalha de forma a garantir a maior eficiência da frota, cobrindo os riscos previsíveis. Ela integra os três tipos de manutenção (preditiva, preventiva e corretiva). Não existe um tipo melhor que outro. São objetivos diferentes, contemplados em momentos diferentes. A dica principal é consolidar a efetivação de todas, evitando, ao máximo, a manutenção corretiva.

Defina um cronograma

Construa um calendário com as manutenções preditivas e preventivas. Para isso, considere as necessidades de cada caminhão. Tenha em mente que ele precisa ser seguido sempre. A gestão só dará certo com disciplina. Seja o mais detalhista possível no planejamento, definindo os dias e horários de avaliação, cruzando datas que o veículo passe pela garagem da empresa. 

Elabore um checklist

O profissional responsável precisa estar qualificado. Você quer uma avaliação precisa, e não apenas um cumprimento de protocolo, certo?. Para auxiliá-lo, sugerimos elaborar um checklist. Detalhe o documento com pontos do tipo:

Cabe ressaltar que a qualidade das peças conta muito. Então, compre somente de fornecedores sejam confiáveis e que os itens sejam capazes de suprir a demanda da frota. Um diferencial na escolha é a agilidade na entrega. Afinal, em caso de emergência, você não poderá esperar muito tempo.

Entendeu a importância da gestão de manutenção em transportadoras? Esperamos que este texto tenha te ajudado a iniciar ou consolidar o processo no seu negócio. Já que o assunto é melhoria, tenho mais uma para indicar: clique aqui e gerencie sua frota de uma vez por todas!

Sair da versão mobile