Imagem relacionada ao texto
Carreira e formação

Gestão de carreira em logística: saiba como ter sucesso na área

O segmento de logística tem cada vez mais importância no Brasil e, por esse motivo, o perfil do colaborador dessa área também passa por mudanças. Se antes ele precisava se preocupar somente com questões internas da organização, agora, ele deve estar muito bem informado a respeito de novas tecnologias e do funcionamento global do setor. Afinal, seu papel, hoje, é considerado estratégico e tem que caminhar junto ao negócio.

Mas em um mercado tão dinâmico, como é possível realizar uma boa gestão de carreira em logística? Assim como em qualquer outra profissão, esse é um grande desafio. Contudo, é bom lembrar que o profissional da cadeia logística está envolvido em todos os processos da empresa, desde a busca da matéria-prima até a tão importante entrega do produto final. Ou seja, o primeiro passo é se adaptar a essa realidade.

Em seguida, as dicas deste artigo, quando colocadas em prática, podem ajudar bastante a permanecer em constante desenvolvimento e com uma boa atuação. Confira!

Trace seus objetivos

Na logística, para que você tenha chances maiores de uma carreira próspera, o primeiro passo é traçar seus objetivos. É fundamental estabelecer claramente o que você espera de sua jornada, tanto em uma perspectiva pessoal quanto profissional. Essa análise permite que você determine estratégias mais direcionadas para alcançar suas metas.

Reflita a respeito de seu perfil e veja quais são suas expectativas diante do que a área oferece. Dessa maneira, é possível desenhar um caminho que respeite seus propósitos e que permita que você realmente desenvolva bem suas habilidades e capacidades. Lembre-se de priorizar empresas que disponibilizam um plano de carreira.

Assim, você se prepara para enfrentar tarefas operacionais de início, mas também se disponibiliza para a responsabilização por novos desafios e mostra um desempenho de excelência. Com bons resultados, será possível realmente subir de nível e fazer-se presente como referência na área.

Investigue as possibilidades

Como a logística está em ampla expansão em nosso país, as possibilidades de atuação também se ampliaram significativamente. Portanto, investigue todas as oportunidades relacionadas ao que você mais gosta de fazer, para encontrar o que realmente combina com suas ambições profissionais e diminuir riscos de ter que lidar com frustrações à medida que o tempo passa.

Não se esqueça, porém, de se mostrar aberto para aprender coisas novas e desenvolver trabalhos diferenciados. Mostrar versatilidade e disponibilidade faz a diferença na visibilidade que você tem no mercado, por isso, desde que as propostas correspondam ao que você espera, vale a pena abraçá-las e mostrar-se como um colaborador bastante completo.

Esse também é um ótimo momento para que você avalie suas limitações e qualificações. No que você é realmente bom e no que precisa melhorar? Saber esses detalhes é uma ótima forma de planejar seu futuro profissional. Veja quais objetivos você tem e descubra se algo em suas habilidades precisa ser melhorado para que você chegue lá. Em caso positivo, veja o que é necessário para se aprimorar e quais possibilidades e oportunidades você pode agarrar para conseguir essa mudança.

Seja racional

O profissional que deseja se dar bem no ramo de logística deve estar preparado para não se prender a “achismos”. Nessa área, há espaço somente para raciocínio lógico, que se faz presente sempre por meio de indicadores e meta. Com isso, fica mais fácil compreender por que uma tarefa é executada de determinada maneira e por que não é recomendado que ela seja realizada por outro método.

Isso não significa que você deve ficar preso a regras. É bom estar também aberto ao novo: se uma tecnologia não é mais adequada para medir os resultados de que você precisa, tenha em mente que, sim, será necessário se adaptar a uma nova, que será ainda melhor.

O mesmo vale para trabalhar em equipe, realizar monitoramento de operações logísticas e delegar prazos e responsabilidades. Faça o que tem que ser feito, mas esteja disposto a entender a necessidade de mudanças e veja sempre cada uma delas como uma oportunidade de ser ainda melhor.

Como você estará em contato com outros departamentos da empresa, como comercial, de produção e financeiro, é essencial também aprender a pensar de um modo mais prático. Aprender a negociar é uma forma de interagir com mais segurança e ajuda a conhecer melhor a empresa e seu posicionamento no mercado. Quanto mais você souber lidar com diferentes áreas, melhor será seu desempenho.

Mantenha-se atualizado

Para se desenvolver na logística, não basta apenas um curso básico de graduação. É essencial se dedicar a especializações e cursos na área, para ficar sempre por dentro de toda a evolução que o mercado proporciona. Outra sugestão importante é investir na aprendizagem de um novo idioma, visto que o setor se faz de grande importância para o comércio exterior e você pode receber oportunidades e propostas interessantes que exijam esse conhecimento.

Procure participar também de congressos, palestras e workshops. Essas ocasiões reúnem sempre muitos profissionais da área e são excelentes para que você faça novos contatos, troque ideias com outras pessoas e tenha contato com uma nova visão a respeito do mercado.

Aperfeiçoar-se como profissional traz mais competitividade para sua carreira e poderá abrir muitas portas para você, já que estará a par das últimas tendências e preparado para assumir novos desafios. Isso também ajuda a melhorar seu salário e seus benefícios, o que é sempre bom para se manter motivado e entusiasmado com sua função.

No mais, tenha seu currículo sempre atualizado, inclusive nas redes sociais. As empresas sempre observam como você trabalha, então, acrescente suas participações em eventos, projetos e cursos assim que eles forem concluídos. Essa é uma forma de marketing pessoal, em que você pode mostrar um pouco mais sobre sua experiência e deixar seu potencial em evidência.

Viu só como não é difícil fazer uma boa gestão de carreira em logística? Fazer sucesso na área depende apenas da sua dedicação e de seu esforço! E se você quer dar os primeiros passos para uma transformação mais positiva em sua atuação, conheça 7 cursos de formação em logística para o profissional da área e invista nesse conhecimento agora mesmo.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
formação em logística

Conheça 7 cursos de formação em logística para o profissional da área

Atualmente, há inúmeras possibilidades de cursos de formação em logística. Em um momento no qual o setor cresce consideravelmente no Brasil, […]

Categoria: Carreira e formação
Mais

Cargos de logística: as diferentes profissões e funções exercidas no setor

A área de logística oferece uma riqueza de carreiras que podem trazer bons lucros e sucesso profissional. Trata-se de um […]

Categoria: Carreira e formação
Mais
carreira em logística

Carreira em logística: quais serão seus próximos passos?

A logística é um mundo que muitos desconhecem e que funciona como um centro de gerenciamento para situações diversas. Por isso, […]

Categoria: Carreira e formação
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também