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Gestão da inovação aplicada à logística? Sim, é possível

No mundo corporativo é comum ouvir que é preciso fazer diferente para se destacar da concorrência e chamar a atenção dos consumidores. É por isso que a gestão da inovação é implementada em todas as áreas — inclusive na logística.

Segundo o Dicionário Michaelis Online, inovar significa “fazer inovações, introduzir novidades. Produzir ou tornar algo novo, renovar, restaurar”. Isso significa que essa prática de gestão permite aprimorar os processos logísticos, alcançando melhores resultados e reduzindo os custos do setor.

Neste artigo nós vamos tratar do gerenciamento da inovação aplicado à logística. Mostraremos o que esse conceito representa, quais são os impactos positivos e como esse tipo de gestão acarreta modificações relevantes e significativas.

Que tal saber mais? Confira!

O que é a gestão da inovação?

A proposta da gestão da inovação é implantar novas ideias e atitudes para melhorar a execução de uma atividade já existente. Ela pode ser adotada de diferentes formas e, no caso da logística, visa o aperfeiçoamento do processo produtivo.

Seu objetivo é ajustar os processos internos, reduzir custos, aproveitar as melhores oportunidades e obter resultados mais significativos para o negócio. Isso pode ocorrer por meio de diferentes métodos — como investimentos em transformação digital, redesenho do processo de distribuição e oferecimento de novos serviços.

No entanto, é preciso ressaltar que essa prática deve ser planejada e bem gerenciada. Ela deve fazer parte do planejamento corporativo e estar integrada à gestão empresarial e à cultura organizacional.

Como ela pode ser aplicada à logística?

A inovação nesse setor pode ser implementada a partir de três vieses:

Produto

A busca é pela melhoria desse item com o objetivo de transformar a percepção do cliente a respeito dele. A finalidade é criar valor e gerar um diferencial competitivo. É o caso, por exemplo, de embalagens diferentes, que protegem o produto, asseguram seu bom acondicionamento e chamam mais atenção.

Processos

O foco, aqui, são as alterações nos procedimentos realizados nas diferentes etapas da produção. O resultado é a conquista de melhores resultados, além de redução de custos e desperdícios, elevação da produtividade e eliminação de atividades desnecessárias.

Modelo de negócios

As modificações inovadoras são voltadas para a prestação de serviços ao cliente. Portanto, tem a ver com a maneira como os consumidores receberão o que é oferecido pela empresa.

Esses três aspectos ainda podem ser complementados por meio de dois formatos de aplicação da inovação:

  • incremental: abrange pequenas melhorias em produtos ou serviços, que impactam pouco a forma de consumo;
  • radical: realiza modificações mais drásticas na oferta de serviços para trazer um conceito novo ao mercado. Pode alterar inclusive o modelo de negócio.

Como planejar a inovação na logística?

Esse processo contempla três etapas:

Análise dos ambientes interno e externo

O objetivo é identificar oportunidades para que a empresa se posicione de modo competitivo. As deficiências internas — que podem limitar a inovação — devem ser detectadas para, então, serem corrigidas a partir de um conjunto de ações.

Por exemplo: é possível constatar que o problema está nas rotas, que são pouco eficientes e ocasionam atrasos e consumo exagerado de combustível. Nesse caso, um software pode eliminar essa dificuldade ao analisar os trechos e propor caminhos alternativos e mais rápidos.

Análise do planejamento estratégico corporativo

O delineamento da inovação tecnológica deve estar alinhado a esse quesito e subordinado a ele. Isso significa que os resultados do alinhamento — por exemplo, objetivos, missão e visão — devem ser a base para planejar o processo inovador.

Nesse caso, vamos supor que a empresa busque realizar entregas mais rápidas para os clientes, diferenciando-se nesse quesito. A inovação, portanto, deve buscar atender a essa necessidade, o que pode ocorrer por meio de um processo padronizado, que agilize a saída de mercadorias em estoque.

Definição da visão de inovação

Essa etapa visa ao estabelecimento de um cenário futuro de atuação organizacional, que atenda às competências necessárias ao desenvolvimento de processos e produtos. A consequência é levar a empresa a um melhor posicionamento no mercado.

A iniciativa deve compreender o que é inovação na sua cadeia logística. Um sistema de rastreio da frota é algo comum, por exemplo, mas pode ser que ainda não esteja implantado na sua empresa e, assim, representa uma inovação.

Quais são os impactos positivos da gestão da inovação?

O delineamento adequado do que é inovação leva a algumas vantagens para a sua empresa e também para o setor de logística, mais especificamente. Confira as principais:

Processo de melhoramento contínuo

O foco inovador permite que a organização alcance esse patamar. No entanto, é preciso entender que as melhorias contínuas nem sempre levam à inovação. É necessário haver um aperfeiçoamento em médio e longo prazos em relação ao método de trabalho.

Otimização dos resultados

A performance dos processos logísticos é melhorada, pois a inovação pode ocorrer do âmbito operacional ao estratégico.

No primeiro caso é possível citar como exemplos de melhorias a redução de desperdícios, melhorias na execução de atividades e aumento da produtividade. No segundo, o desenvolvimento de um produto ou serviço que atenda à demanda dos consumidores.

Crescimento da competitividade

As melhorias constantes ocasionam vantagens que permitem aprimorar produtos e serviços, bem como desenvolver soluções completas.

A consequência é a maior fidelização dos clientes e a possibilidade de atrair mais consumidores. Ao mesmo tempo, a inovação permite desburocratizar os processos, o que assegura a redução de custos — outro elemento que eleva a competitividade da empresa.

Integração da gestão

Essa gestão ainda possibilita integrar a cadeia de suprimentos, especialmente quando a empresa foca em inovação tecnológica. Isso significa que os processos logísticos podem participar ativamente de outras áreas do negócio ou de atividades de parceiros, como os fornecedores.

Alteração significativa na cultura organizacional

A inovação exige que a empresa incentive a criatividade dos colaboradores e que ela esteja aberta a novas ideias — mesmo que a princípio elas pareçam inviáveis ou que só possam ser implementadas no futuro.

Esse clima colaborativo aumenta o engajamento dos profissionais, o que aprimora a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos ao cliente. A empresa ainda fica mais preparada para lidar com imprevistos, já que as ideias diferentes aumentam as chances de encontrar soluções com rapidez.

Assim, fica evidente que adotar uma postura inovadora é algo imprescindível na logística. Por meio dessa prática a empresa poderá ter resultados mais efetivos e conseguirá obter um diferencial competitivo e um posicionamento mais adequado no mercado.

A sua empresa já adota a gestão da inovação ou ainda precisa se adaptar? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e comece a conversar sobre isso com os seus amigos e colaboradores!

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